No último artigo você aprendeu:
- O que são os cadastros de grupos e famílias de produtos?
- Como é feita a seleção dos grupos e famílias de produto no cadastro de produtos?
- Qual a importância dos cadastros de grupos e famílias de produto?
- Quais são os grupos e famílias de produto pré-cadastrados no sistema?
- Como criar um grupo ou família de produto no sistema?
- Como editar, excluir e inativar um grupo ou família de produto no sistema?
Agora sua tarefa é cadastrar seus grupos e famílias de produto no sistema.
Quais grupos e famílias de produto devem ser cadastrados no sistema?
O cadastro de grupos e famílias de produto é opcional.
Sua empresa pode optar por:
- 1) Não utilizar os cadastros de grupos e famílias de produto.
- 2) Utilizar apenas o cadastro de grupos de produto.
- 3) Utilizar o cadastro de grupos e famílias de produto em conjunto.
A recomendação da Nomus é que sua empresa utilize pelo menos o cadastro de grupos de produto, devido à importância para a gestão do negócio, e pela possibilidade de padronização da codificação e descrição de produtos.
A seguir apresentamos algumas recomendações para fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto no sistema.
Como fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto?
Fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto pode parecer simples em um primeiro momento, mas quando começamos a pensar em como fazer esse cadastro no sistema, normalmente é comum termos muitas dúvidas, e o que parecia ser uma tarefa simples, pode se tornar uma tarefa muito complexa.
O fato é que para fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto é fundamental conhecer com profundidade os principais produtos vendidos, comprados e fabricados pela empresa.
Portanto, recomendamos reunir os usuários chave das áreas de Vendas, Compras, Produção e Estoque, para participar da elaboração do cadastro de grupos e famílias de produto.
Passo 1) Separe os produtos por tipo de produto
Para facilitar a definição de grupos e famílias de produtos, em um primeiro nível, recomendamos separar os produtos pelos seguintes tipos de produto:
Tipo de produto | Explicações |
Produto acabado | Produto fabricado pela empresa e vendido para o cliente. |
Produto semi-acabado | Produto fabricado pela empresa e consumido no seu processo produtivo. Ex: Bobina plástica em uma fábrica de sacolas |
Matéria prima | Produto comprado pela empresa para ser utilizado no processo produtivo se integrando ao produto. Ex: Solvente em uma indústria química |
Embalagem | Produto comprado pela empresa para ser utilizado como embalagem do produto acabado. Ex: Caixa de papelão |
Mercadoria para revenda | Produto comprado pela empresa para ser revendido para o cliente. |
Subproduto | Produto gerado pelo processo produtivo da empresa, sem ser o produto principal da ordem, mas com aproveitamento econômico. Ex: Apara em uma indústria plástica |
Produto intermediário | Produto consumido no processo produtivo porém sem se integrar ao produto fabricado. Ex: Lixas na fabricação de móveis |
Material de uso e consumo | Produto comprado para uso e consumo pela própria empresa, sem ser revendido e nem utilizado no processo produtivo. Ex: Material de escritório em uma indústria. |
Ativo imobilizado | Bem comprado pela empresa para integrar o ativo imobilizado Ex: Máquina ou ferramental |
Serviço tomado | Serviço tomado pela empresa Ex: Serviço de contabilidade |
Serviço de produção em terceiros | Serviço de produção em terceiros tomado pela empresa Ex: Serviço de tratamento térmico tomado |
Serviço prestado | Serviço prestado pela empresa Ex: Serviço de manutenção de equipamento |
Serviço de produção para terceiros | Serviço de produção para terceiros prestado pela empresa Ex: Serviço de usinagem sob encomenda prestado |
Passo 2) Avalie as características fundamentais de cada tipo de produto
Para cada tipo de produto, avalie as suas características fundamentais que podem ser utilizadas para classificá-los em grupos e famílias de produto.
Atenção, é importante lembrar que é possível cadastrar atributos para o produto no sistema, e que algumas características do produto podem ser melhor representadas através de atributos do produto, ao invés da classificação em grupos e famílias.