No último artigo você aprendeu:

  • O que são os cadastros de grupos e famílias de produtos?
  • Como é feita a seleção dos grupos e famílias de produto no cadastro de produtos?
  • Qual a importância dos cadastros de grupos e famílias de produto?
  • Quais são os grupos e famílias de produto pré-cadastrados no sistema?
  • Como criar um grupo ou família de produto no sistema?
  • Como editar, excluir e inativar um grupo ou família de produto no sistema?


Agora sua tarefa é cadastrar seus grupos e famílias de produto no sistema.


Quais grupos e famílias de produto devem ser cadastrados no sistema?


O cadastro de grupos e famílias de produto é opcional.


Sua empresa pode optar por:

  • 1) Não utilizar os cadastros de grupos e famílias de produto.
  • 2) Utilizar apenas o cadastro de grupos de produto.
  • 3) Utilizar o cadastro de grupos e famílias de produto em conjunto.


A recomendação da Nomus é que sua empresa utilize pelo menos o cadastro de grupos de produto, devido à importância para a gestão do negócio, e pela possibilidade de padronização da codificação e descrição de produtos.


A seguir apresentamos algumas recomendações para fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto no sistema.


Como fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto?


Fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto pode parecer simples em um primeiro momento, mas quando começamos a pensar em como fazer esse cadastro no sistema, normalmente é comum termos muitas dúvidas, e o que parecia ser uma tarefa simples, pode se tornar uma tarefa muito complexa.


O fato é que para fazer um bom cadastro de grupos e famílias de produto é fundamental conhecer com profundidade os principais produtos vendidos, comprados e fabricados pela empresa.


Portanto, recomendamos reunir os usuários chave das áreas de Vendas, Compras, Produção e Estoque, para participar da elaboração do cadastro de grupos e famílias de produto.


Passo 1) Separe os produtos por tipo de produto


Para facilitar a definição de grupos e famílias de produtos, em um primeiro nível, recomendamos separar os produtos pelos seguintes tipos de produto:


Tipo de produtoExplicações
Produto acabadoProduto fabricado pela empresa e vendido para o cliente.
Produto semi-acabado
Produto fabricado pela empresa e consumido no seu processo produtivo.
Ex: Bobina plástica em uma fábrica de sacolas
Matéria primaProduto comprado pela empresa para ser utilizado no processo produtivo se integrando ao produto.
Ex: Solvente em uma indústria química
Embalagem
Produto comprado pela empresa para ser utilizado como embalagem do produto acabado.
Ex: Caixa de papelão
Mercadoria para revenda
Produto comprado pela empresa para ser revendido para o cliente.
Subproduto
Produto gerado pelo processo produtivo da empresa, sem ser o produto principal da ordem, mas com aproveitamento econômico.
Ex: Apara em uma indústria plástica
Produto intermediário
Produto consumido no processo produtivo porém sem se integrar ao produto fabricado.
Ex: Lixas na fabricação de móveis
Material de uso e consumo
Produto comprado para uso e consumo pela própria empresa, sem ser revendido e nem utilizado no processo produtivo.
Ex: Material de escritório em uma indústria.
Ativo imobilizadoBem comprado pela empresa para integrar o ativo imobilizado
Ex: Máquina ou ferramental
Serviço tomadoServiço tomado pela empresa
Ex: Serviço de contabilidade
Serviço de produção em terceirosServiço de produção em terceiros tomado pela empresa
Ex: Serviço de tratamento térmico tomado
Serviço prestadoServiço prestado pela empresa
Ex: Serviço de manutenção de equipamento
Serviço de produção para terceirosServiço de produção para terceiros prestado pela empresa
Ex: Serviço de usinagem sob encomenda prestado


Passo 2) Avalie as características fundamentais de cada tipo de produto


Para cada tipo de produto, avalie as suas características fundamentais que podem ser utilizadas para classificá-los em grupos e famílias de produto.


Atenção, é importante lembrar que é possível cadastrar atributos para o produto no sistema, e que algumas características do produto podem ser melhor representadas através de atributos do produto, ao invés da classificação em grupos e famílias.