O que é o cadastro de grupos de usuários?
O cadastro de grupos de usuários é aonde definimos todas as funcionalidades que os usuários vinculados ao grupo terão acesso ao logar no sistema.
Dessa forma cada funcionalidade no sistema, seja acessada através do menu principal, através de um submenu ou de um botão, tem uma permissão relacionada no cadastro de grupos de usuários.
Para que serve o cadastro de grupos de usuários?
Em uma empresa é comum ter pessoas exercendo as mesmas atividades em um departamento.
Por exemplo, no departamento de Vendas, posso ter uma equipe com 5 vendedores, exercendo as mesmas atividades.
Nesse caso, cada vendedor poderá ter um usuário no sistema, e esses usuários devem ter as mesmas permissões no sistema.
Esse é um exemplo em que podemos criar um grupo de usuários "Vendas", definir as permissões no sistema para esse grupo de usuários, e depois vincular os usuários dos 5 vendedores a esse grupo de usuários, para que todos os vendedores tenham as mesmas permissões no sistema.
Dessa forma fica mais fácil gerenciar e padronizar as permissões do sistema.
Como os usuários são vinculados aos grupos de usuários?
Cada usuário cadastrado no sistema deve estar vinculado a um único grupo de usuário.
Dessa forma, quando o usuário loga no sistema, o sistema localiza o grupo desse usuário, avalia todas as funcionalidades permitidas para o seu grupo, e com isso decide:
- As opções do menu principal que serão apresentados para o usuário
- Os submenus que serão apresentados em cada tela para o usuário
- Os botões que serão apresentados em cada tela para o usuário
Quais são os grupos de usuários pré-configurados no sistema Nomus?
Geralmente os grupos de usuários são definidos de acordo com o departamento aonde o colaborador trabalha na empresa, ou com a função desempenhada pelo colaborador na empresa.
Para facilitar o projeto de implantação, a base de dados do sistema Nomus já vem com alguns grupos de usuários pré-configurados que são apresentados na tabela abaixo:
Acesso total | grupo com acesso a todas as funcionalidades do sistema. Normalmente utilizado pelo Líder do projeto, que idealmente deve ter um conhecimento geral de todas as áreas do sistema, até para definir as permissões que cada usuário deve ter no sistema. |
Engenharia | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo de Engenharia. |
Vendas | grupo com acesso as principais funcionalidades dos módulos de Vendas e CRM. |
Faturamento | grupo com acesso as funcionalidades relacionadas à geração de NF-e e NFS-e. |
Compras | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo de Compras. |
Recebimento | grupo com acesso as funcionalidades relacionadas ao documentos de entrada e importação de notas fiscais destinadas. |
Expedição | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo de Expedição e painel de NF-e. |
Almoxarifado | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo de Estoque relacionadas à requisição de materiais e controle de estoque. |
PCP - Planejamento e controle da produção | grupo com acesso as principais funcionalidades dos módulos de Engenharia, Vendas, Compras, MRP II, Produção, Estoque, Programação Fina e Chão de fábrica. |
Produção | grupo com acesso as principais funcionalidades dos módulos de Engenharia, Produção, Estoque, Programação Fina e Chão de fábrica. |
Chão de fábrica | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo de Chão de fábrica. Esse grupo pode ser utilizado pelos operadores que fazem apontamentos no chão de fábrica. |
Controle da qualidade | grupo com acesso as principais funcionalidades dos módulos de Qualidade, Documentos e Databook. |
Garantia da qualidade | grupo com acesso as principais funcionalidades dos módulos de Engenharia, Qualidade, Documentos, Databook, Base de conhecimento e BPM. |
Financeiro | grupo com acesso as principais funcionalidades do modulo Financeiro. |
Custos | grupo com acesso as principais funcionalidades do modulo de Custos. |
Recursos humanos | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo BPM. |
Manutenção | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo BPM. |
Sistemas | grupo com acesso as principais funcionalidades do módulo de Usuários para gestão dos usuários e permissões no sistema, Dashboard para criação de novos relatórios, e módulo de Suporte. |
Gestão | grupo com acesso ao Dashboard para acompanhamento de resultados através de relatórios. |
Sempre que necessário, as permissões desses grupos podem ser revisadas.
Os grupos de usuários pré-cadastrados que não forem necessários podem ser inativados.
Por fim, novos grupos de usuários podem ser criados a qualquer momento.
Apresentamos abaixo uma imagem da tela do sistema Nomus com os grupos de usuários pré-configurados:
Como fazer a criação, edição e exclusão de grupos de usuários?
A manutenção de grupos de usuários no sistema pode ser feita através das seguintes funcionalidades:
- Criar
- Editar
- Excluir
A criação, edição e exclusão de grupos de usuários seguem o padrão de todas as telas de cadastro do sistema.
Os principais campos para se criar um novo grupo de usuários são apresentados nas abas "Geral" e "Permissões".
As demais abas possuem permissões específicas de cada módulo do sistema e serão esclarecidas em outros artigos no manual do usuário.
Como copiar um grupos de usuários?
A funcionalidade "Copiar grupo" é muito interessante quando se deseja criar um novo grupo de usuários com permissões muito parecidas com um grupo de usuários já criado.
Por exemplo, imagine que você queira criar um novo grupo de usuários com permissões muito parecidas com o grupo "Controle da qualidade".
Ao invés de criar esse grupo de usuários livremente, geralmente é melhor clicar no grupo "Controle da qualidade" e utilizar o submenu "Copiar grupo", como abaixo:
Ao utilizar essa funcionalidade, você será levado para a tela de criação de um novo grupo de usuários, mas já com todas as permissões do grupo "Controle da qualidade" marcadas, facilitando muito a criação de um novo grupo de usuários.