Padrão de pesquisa no sistema


A maioria das telas do sistema Nomus seguem um padrão de pesquisa para facilitar a compreensão dos usuários e a localização dos registros já cadastrados no sistema.


Os campos de pesquisa são apresentados no topo das telas do sistema. A imagem abaixo apresenta como exemplo os campos de pesquisa na tela "Produtos".


Geralmente os campos principais da tabela que apresenta os registros cadastrados no sistema são exibidos como campos de pesquisa principais na tela.


Em algumas telas temos campos de pesquisa avançada que podem ser vistos clicando no link "Pesquisa avançada".


Fazendo uma pesquisa simples por um único campo


Para fazer uma pesquisa simples por um único campo, basta digitar o valor que deseja pesquisar no campo, e depois clicar no botão "Pesquisar".


Por exemplo, para pesquisar todos os produtos que tenham a palavra "Sacola", basta digitar "Sacola" no campo "Descrição do produto" e depois clicar no botão "Pesquisar", para que o sistema exiba todos os produtos que tenham a palavra "Sacola" na descrição do produto, como abaixo:



Exibindo todos os registros

Após fazer uma pesquisa, se desejar limpar a pesquisa, e ver todos os registros novamente, basta clicar no botão "Exibir todos", que é destacado na imagem abaixo:



Fazendo pesquisas utilizando mais de 1 campo


É possível fazer pesquisar utilizando mais de 1 campo, na verdade utilizando quantos campos você quiser.


Por exemplo, na tela "Produtos", podemos fazer uma pesquisa por 2 campos:

  • Descrição do produto: plástica
  • Tipo de produto: Produto semi-acabado


Ao fazer a pesquisa dessa forma, o sistema vai localizar todos os produtos com a palavra "plástica" na descrição do produto E com o tipo de produto "Produto semi-acabado".


Apresentamos abaixo a imagem da tela do sistema com o resultado dessa pesquisa.



Um ponto importante aqui é que o sistema sempre usa a lógica "E" para fazer pesquisas com mais de 1 campo.


Manutenção da última pesquisa ao retornar para tela


Como padrão, ao retornar para uma tela, o sistema Nomus mantém a última pesquisa feita na tela.


Por exemplo, se você fizer os passos abaixo:

  • 1) Acessar a tela "Produtos".
  • 2) Fazer a pesquisa digitando "plástica" no campo "Descrição do produto" e selecionado "Produto semi-acabado" no campo "Tipo de produto".
  • 3) Sair da tela de "Produtos" acessando qualquer outra tela do sistema, por exemplo, a tela de "Pedidos de venda".


Ao retornar para a tela "Produtos", o sistema manterá a última pesquisa realizada, ou seja, manterá a pesquisa por todos os produtos com a palavra "plástica" na descrição do produto E com o tipo de produto "Produto semi-acabado".


O objetivo de manter a última pesquisa realizada ao retornar para tela é facilitar o uso do sistema, pois através da experiência prática, percebemos que muitas vezes o usuário deseja que a última pesquisa realizada seja mantida ao retornar para a tela.


Se desejar limpar a pesquisa basta clicar no botão "Exibir todos".


Utilização do caracter "%" nas pesquisas


Em alguns casos pode ser interessante utilizar o caracter "%" nos campos de pesquisa com formato texto.


Por exemplo, imagine que você não sabe exatamente a descrição de um produto, mas sabe que o produto tem na sua descrição as palavras "Sacola" e "reforçada", nesta ordem.


Nesse caso você pode fazer a pesquisa como abaixo:

  • Descrição do produto: Sacola%reforçada


Dessa forma o sistema vai localizar todos os produtos que tenham na sua descrição os textos "Sacola" e "reforçada".


É importante perceber que fazer a pesquisa dessa forma é diferente de fazer a pesquisa pelo texto "Sacola reforçada" sem utilizar o caracter "%".


Ao pesquisar pela descrição "Sacola reforçada", o sistema vai localizar produtos com o texto "Sacola reforçada" na descrição, o que poderá dar um resultado diferente de pesquisar por produtos com o texto "Sacola" e "reforçada" na sua descrição.


Apresentamos abaixo a imagem da tela do sistema com o resultado da pesquisa pelo campo "Descrição do produto" = "Sacola%reforçada".


Copiar e arrastar dados para facilitar a pesquisa


Os navegadores de internet oferecer uma facilidade interessante que é a possibilidade de copiar e arrastar dados para os campos de pesquisa no formato texto eliminando a necessidade de digitação.


Por exemplo, suponha que eu queira pesquisar por produtos com o texto "Polietileno" na descrição do produto.


Ao invés de digitar "Polietileno" na descrição do produto, é possível selecionar o texto "Polietileno" na descrição de algum produto que esteja sendo apresentado na tela, e arrastar esse texto para o campo de pesquisa "Descrição do produto", eliminando a necessidade de digitação.