A NF-e (Nota fiscal eletrônica) vai migrar da versão 3.10 para a versão 4.00.


Atenção, todas as empresas estão obrigadas a migrar para versão 4.00 da NF-e até 02/08/2018.


O sistema Nomus está preparado para NF-e 4.00 na versão 1790 ou superior e você pode contar com o apoio da nossa equipe para fazer essa migração da melhor forma possível.


Apresentamos a seguir as recomendações da Nomus para migração do seu sistema para NF-e 4.00


1) Antes de atualizar seu sistema para a versão 1790 ou superior recomendamos:

  • 1.1) Ler todos os passos deste procedimento com atenção.
  • 1.2) Entender os cadastros que precisarão ser criados e revistos no sistema Nomus.
  • 1.3) Agendar uma reunião com seu Analista de Implantação para conversar, entender e validar todos os passos deste procedimento.
  • 1.4) Avaliar seus cadastros e definir como eles serão criados e revistos. Aqui recomendamos documentar as informações em um arquivo Excel para facilitar a criação/revisão dos cadastros após a atualização de versão.


2) Para atualizar seu sistema para a versão 1790 ou superior recomendamos:

  • 2.1) Agendar com o Suporte Nomus a atualização do seu sistema para a versão 1790 ou superior preferencialmente até às 17:00h, para que você possa utilizar o período noturno para criar/revisar os cadastros no sistema, antes de gerar sua primeira NF-e na versão 4.00 no dia seguinte.


Atenção, após a atualização do sistema para a versão 1790 ou superior, só será possível gerar NF-es na versão 4.00, e não será possível reverter essa atualização de versão.


3) Após atualizar seu sistema para a versão 1790 ou superior recomendamos:

  • 3.1) Criar/revisar todos os cadastros no sistema seguindo o passo a passo descrito neste procedimento antes de gerar sua primeira NF-e na versão 4.00.
  • 3.2) Gerar sua primeira NF-e na versão 4.00 somente após terminar a criação/revisão dos cadastros no sistema.

Nos próximos artigos apresentamos o passo a passo para preparação do sistema Nomus para migração para NF-e 4.00.


Em caso de qualquer dúvida, por favor, fique à vontade para fazer contato com o Suporte Nomus ou com seu Analista de Implantação.