O guia rápido Produção com materiais de terceiros tem as seções:

  • O que é a produção com materiais de terceiros?
  • Como configurar o sistema para fazer a produção com materiais de terceiros?
  • Como gerar as ordens de produção com materiais de terceiros?
  • Como são gerados os empenhos na ordem de produção com materiais de terceiros?
  • Como receber os materiais de terceiros?
  • Como requisitar as ordens de produção com materiais de terceiros?
  • Como reportar as ordens de produção com materiais de terceiros?
  • Como faturar o serviço de industrialização por encomenda com materiais de terceiros?


O que é a produção com materiais de terceiros?


A produção com materiais de terceiros ocorre quando a sua empresa é contratada para fazer a industrialização por encomenda para um cliente, recebe materiais de propriedade do cliente e utiliza esses materiais no processo produtivo.


Após o término do processo produtivo, sua empresa fatura o serviço de industrialização por encomenda, envia o produto industrializado para o cliente e faz o retorno simbólico dos materiais de propriedade do seu cliente consumidos no processo produtivo.


Como exemplo considere que a sua empresa é contratada por um cliente para fazer o serviço de pintura de um portão de ferro.


Para entender como é estruturado o processo de produção com materiais de terceiros veja abaixo um exemplo de como essa lista de materiais seria criada no sistema:


Portão de ferro pintado (1 un)

  • Tinta para pintura do portão de ferro (2,5 L)
  • Portão de ferro sem pintura (1 un)


Para fazer o serviço de pintura do portão de ferro sua empresa gera uma ordem de produção com materiais de terceiros para o produto "Portão de ferro pintado" e nessa ordem são empenhados:

  • Tinta para pintura do portão de ferro que é o material comprado pela sua empresa.
  • Portão de ferro sem pintura que é o material que será remetido pelo fornecedor para a sua empresa.


Ao receber o "Portão de ferro sem pintura" do cliente sua empresa dá entrada do produto no setor "Materiais de terceiros em nosso poder".


Ao iniciar o processo produtivo sua empresa requisita o "Portão de ferro sem pintura" transferindo o produto do setor "Materiais de terceiros em nosso poder" para o setor "Estoque em processo" e requisita a "Tinta para pintura do portão de ferro" transferindo o produto do setor "Almoxarifado" para o setor "Estoque em processo" 


No término da produção sua empresa dá entrada do "Portão de ferro pintado" no setor "Expedição".


Após o término da produção, sua empresa fatura o "Portão de ferro pintado" e faz a devolução simbólica do "Portão de ferro sem pintura" para o cliente.


Veja abaixo um exemplo de lista de materiais de produção com materiais de terceiros no sistema:



Como configurar o sistema para fazer a produção com materiais de terceiros?


Cadastro de tipos de movimentação


Para cadastrar um novo tipo de movimentação acesse a tela "Tipos de movimentação" e clique no botão "Criar tipo de movimentação".


No cadastro de tipos de movimentação temos que cadastrar os tipos de movimentação com as naturezas:

  • Requisição pela produção
  • Reporte da produção
  • Apropriação pela produção
  • Venda de industrialização por encomenda
  • Retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda
  • Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda


A seguir vamos explicar todos esses tipos de movimentação.


Requisição pela produção


A requisição pela produção é responsável por:

  • Transferir o material de propriedade de sua empresa do setor "Almoxarifado" para o setor "Estoque em processo"
  • Transferir o material de propriedade do seu cliente do setor "Materiais de terceiros em nosso poder" para o setor "Estoque em processo".


Neste artigo consideramos que os tipos de movimentação "Requisição pela produção", "Devolução de requisição pela produção" e "Estorno de requisição pela produção" já foram cadastrados no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desses tipos de movimentação recomendamos ler este artigo.


Reporte da produção


O reporte da produção é responsável por dar entrada do produto produzido no setor "Expedição" apropriando os materiais de propriedade da sua empresa e os materiais de propriedade do seu cliente.


Neste artigo consideramos que os tipos de movimentação "Reporte da produção", "Devolução de reporte da produção" e "Estorno de reporte da produção" já foram cadastrados no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desses tipos de movimentação recomendamos ler este artigo.


Apropriação pela produção


A apropriação pela produção é responsável por dar saída dos materiais de propriedade da sua empresa e dos materiais de propriedade do seu cliente do setor "Estoque em processo" no momento do reporte da produção.


Neste artigo consideramos que os tipos de movimentação "Apropriação pela produção", "Devolução de apropriação pela produção" e "Estorno de apropriação pela produção" já foram cadastrados no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desses tipos de movimentação recomendamos ler este artigo.


Venda de industrialização por encomenda


A venda de industrialização por encomenda é responsável pela saída do produto fabricado do setor "Expedição" e por gerar as contas a receber para o cliente.


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Venda de industrialização por encomenda" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Venda de industrialização por encomenda".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Venda".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Campo desabilitado para edição.
  • Função no estoque: Deixe na opção "Selecione".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Gera contas a receber/pagar: Marque esse campo.
  • Classificação da conta a receber: Selecione a classificação financeira. Por exemplo "Receita com industrialização por encomenda".
  • Classificação da conta a pagar:  Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Marque esse campo.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Deixe na opção "Selecione".
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Marque este campo.
  • Setores de estoque de saída habilitados: Marque todos os setores de saída que podem ser utilizados na venda de industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Expedição" em cada empresa.


Aba Fiscal

  • CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP "5124 - Industrialização efetuada para outra empresa".
  • CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP "6124 - Industrialização efetuada para outra empresa".
  • CFOP padrão para operações no exterior: Deixe esse campo vazio.
  • Finalidade da emissão padrão: Selecione a opção "1 - NF-e normal"
  • Operação com consumidor final: Selecione a opção "0 - Não".
  • Tipo de atendimento: Geralmente seleciona-se a "9 - Operação não presencial, outros".
  • Bloquear geração de NF-e com valor unitário zero: Marcado


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Venda de industrialização por encomenda":



Retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda

 

O retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda é responsável pela devolução simbólica dos materiais de propriedade do seu cliente.


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Saída".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Campo desabilitado para edição.
  • Função no estoque: Deixe na opção "Selecione".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "Retorno de materiais de terceiros remetidos para nossa empresa"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Gera contas a receber/pagar: Deixe desmarcado.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar:  Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Deixe desmarcado.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Deixe na opção "Selecione".
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Não precisa restringir setores de estoque. O tipo de movimentação não irá gerar movimentação de estoque.


Aba Fiscal

  • CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP "5902 - Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP "6902 - Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações no exterior: Deixe esse campo vazio.
  • Finalidade da emissão padrão: Selecione a opção "1 - NF-e normal"
  • Operação com consumidor final: Selecione a opção "0 - Não".
  • Tipo de atendimento: Geralmente seleciona-se a "9 - Operação não presencial, outros".
  • Bloquear geração de NF-e com valor unitário zero: Marcado


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda":



Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda


A entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda é utilizada para dar entrada no setor "Materiais de terceiros em nosso poder" no documento de entrada.


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Entrada".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Campo desabilitado para edição.
  • Função no estoque: Deixe na opção "Selecione".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "Entrada de materiais de terceiros em nossa empresa"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Tipo de movimentação padrão para retorno de materiais de terceiros remetidos para nossa empresa: Selecione a opção "Retorno de materiais recebidos para industrialização por encomenda".
  • Gera contas a receber/pagar: Não marque esse campo.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar: Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Marque esse campo.
  • Valorizar entrada com o custo médio unitário atual do produto: Não marque esse campo.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Deixe na opção "Selecione".
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Marque este campo.
  • Setores de estoque de entrada habilitados: Marque todos os setores de entrada que podem ser utilizados na entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Materiais de terceiros em nosso poder" em cada empresa.


Aba Fiscal

  • CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP "1901 - Entrada para industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações fora do estado:  Selecione o CFOP "2901 -  Entrada para industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações no exterior: Deixe esse campo vazio.
  • Finalidade da emissão padrão: Selecione a opção "1 - NF-e normal"
  • Operação com consumidor final: Selecione a opção "0 - Não".
  • Tipo de atendimento: Geralmente seleciona-se a "9 - Operação não presencial, outros".
  • Bloquear geração de NF-e com valor unitário zero: Marcado


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda":



Cadastro de tipos de ordem


No cadastro de tipos de ordem, crie pelo menos 1 tipo de ordem com o nome "Produção com materiais de terceiros", e com a natureza "Produção para terceiros", como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Cadastro de setores de estoque


No cadastro de setores de estoque crie os setores de estoque:

  • Materiais de terceiros em nosso poder
  • Estoque em processo


Materiais de terceiros em nosso poder


Para criar o setor "Materiais de terceiros em nosso poder" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:

  • Código: Informe um código para o setor de estoque. Recomendamos utilizar o padrão "01.01", "01.02", "02.01", "02.02", etc, com os 2 primeiros dígitos representando o código da empresa.
  • Setor de estoque: Informe o nome "Materiais de terceiros em nosso poder".
  • Empresa: Selecione a empresa que o setor de estoque está vinculado
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "2) Materiais de terceiros em nosso poder".
  • Setor de estoque em processo: Não marque esse campo.
  • Considera como saldo disponível: Marque esse campo.
  • Desconsiderar saldo em estoque deste setor para escrituração do Bloco K200: Não marque esse campo.
  • Ativo?: Marque esse campo.


Veja abaixo um exemplo de cadastro do setor de estoque "Materiais de terceiros em nosso poder":



Estoque em processo


Neste artigo consideramos que o setor de estoque "Estoque em processo" já foi cadastrado no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desse setor de estoque recomendamos ler este artigo.


Cadastro do produto


Na produção em terceiros temos 3 papéis diferentes do ponto de vista do cadastro do produto:

  • Produto produzido
  • Material de propriedade da sua empresa
  • Material de propriedade do cliente


A seguir explicamos como cada produto deve ser cadastrado.


Produto produzido

PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado


Deve ser cadastrado no sistema seguindo orientações abaixo:

  • Tipo de produto: Produto acabado
  • Método de ressuprimento: Fabricado
  • Aba Empresas: Habilitar para o setor de estoque "Expedição" em todas as empresas.
  • Tipo de ordem padrão para geração de ordens de produção: Selecionar a opção "Produção com materiais de terceiros" no campo "Tipo de ordem padrão para geração de ordens de produção" na aba "PCP".


Material de propriedade da sua empresa

MP 00033 - Tinta para pintura de portão de ferro


Deve ser cadastrado no sistema seguindo orientações abaixo:

  • Tipo de produto: Matéria prima, Embalagem ou Produto semi-acabado
  • Aba Empresas: Habilitar para os setores de estoque "Almoxarifado ou Produto semi-acabados" e "Estoque em processo" em todas as empresas.


Material de propriedade do cliente

MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura


Deve ser cadastrado no sistema seguindo orientações abaixo:

  • Tipo de produto: Matéria prima ou Embalagem.
  • Aba Empresas: Habilitar para os setores de estoque "Materiais de terceiros em nosso poder" e "Estoque em processo" em todas as empresas.


Lista de materiais


A lista de materiais de produção em terceiros deve ser criada no padrão abaixo:


PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado (1 un)

  • MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura (1 un)
  • MP 00033 - Tinta para pintura de portão de ferro (2,5 L)


Veja abaixo uma imagem dessa lista de materiais no sistema:



Agora vamos entender como os componentes devem ser cadastrados.


Material de propriedade da sua empresa

MP 00033 - Tinta para pintura de portão de ferro


Deve ser adicionado à lista de materiais como uma matéria prima, embalagem ou produto semi-acabado, sem nenhuma particularidade.


Material de propriedade do cliente

MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura


Na tela de cadastro de componente à lista de materiais deve-se marcar o campo "Recebe componente de terceiros para industrialização por encomenda" como em destaque na imagem a seguir:



Como gerar as ordens de produção com materiais de terceiros?


As ordens de produção com materiais de terceiros devem ser geradas vinculadas a pedidos de venda de um cliente.


Todas as formas de geração de ordens apresentadas acima foram explicadas no artigo "Geração de ordens" no manual do usuário.


Caso você tenha dúvidas sobre as formas de geração de ordens recomendamos ler este artigo.


Para exemplificar o processo de produção com materiais de terceiros, acesse a tela "Pedidos de venda" e crie um pedido de venda com o tipo de movimentação "Venda de industrialização por encomenda" incluindo o produto "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado".


Libere o pedido de venda e em seguida gere a ordem de produção para fabricá-lo.


Veja abaixo um exemplo da tela de criação de ordens:




Clique no botão "Gerar ordens".


Veja que você retorna para a tela "Ordens" com a ordem de produção já criado como em destaque na imagem a seguir:



Como são gerados os empenhos nas ordens de produção com materiais de terceiros?


Na geração de ordem de produção com materiais de terceiros o sistema empenha os materiais de propriedade da sua empresa e os materiais de propriedade do seu cliente que serão recebidos pela sua empresa.


Para entender como são gerados os empenhos clique na ordem gerada, utilize o submenu "Ver empenhos" e acesse a tela "Empenhos da ordem" como na imagem apresentada a seguir:



Avaliando a ordem e os empenhos apresentados acima entendemos que para produzir 10 unidades do "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintadoserão necessários:

  • 10 unidades do "MP 00034 - Portão de ferro 1077 pintado" que é o material de propriedade do cliente que será remetido para sua empresa.
  • 25 litros do "MP 00033 - Tinta para pintura do portão de ferro" que é o material de propriedade da sua empresa.


Como receber os materiais de terceiros?


Para receber os materiais de terceiros acesse a tela "Documento de entrada".


Clique no botão "Criar documento de entrada" para acessar a tela de criação de documentos de entrada.


Atenção, é importante lembrar que o documento de entrada pode ser criado a partir da importação do arquivo XML da NF-e do fornecedor ou através da manifestação de uma nota fiscal destinada.


A criação do documento de entrada a partir da importação do arquivo XML da NF-e do fornecedor foi explicada na seção "Como criar um documento de entrada a partir da importação do XML da NF-e do fornecedor?" do guia rápido "Documentos de entrada" que pode ser acessado neste link.


A criação do documento de entrada a partir da manifestação de uma nota fiscal destinada foi explicada no guia rápido "Notas fiscais destinadas" que pode ser acessado neste link.


Na tela de criação do documento de entrada preencha os campos considerando as orientações apresentadas a seguir:


Cabeçalho do documento

  • TIpo de movimentação: Selecione o tipo de movimentação "Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda".
  • Cliente: Selecione o "Cliente Exemplo RJ".
  • Setor de entrada: Selecione o setor "Materiais de terceiros em nosso poder".


Itens do documento


Adicione 1 item do documento para o produto "MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura".


Salvar documento


Clique em "Salvar" para salvar o documento de entrada.


O sistema gera uma movimentação de entrada do setor de estoque "Materiais de terceiros em nosso poder".


Dessa forma conseguimos controlar o estoque de propriedade de terceiros em poder da nossa empresa como na imagem apresentada a seguir:



Como requisitar as ordens de produção com materiais de terceiros?


Clique na ordem de produção gerada e utilize o submenu "Liberar ordem para produção" para liberar a ordem para produção.


Após liberar a ordem para produção, clique na ordem e utilize o submenu "Requisições" para acessar a tela "Requisição de materiais pela produção".


Clique no botão "Carregar empenhos".


Veja abaixo uma imagem da tela "Requisição pela produção" para um ordem criada para o produto "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado" com os empenhos carregados:


Clique no botão "Salvar" para salvar as requisições e retornar para a tela "Ordens".


Após salvar veja que o status da ordem foi modificado para "Requisitada totalmente".


Clique na ordem e utilize o submenu "Ver movimentações da produção" para acessar a tela "Movimentações de produção da ordem" como apresentada a seguir:



Veja nessa tela que o sistema registrou as movimentações de requisição pela produção de todos os materiais empenhados na ordem com a quantidade a requisitar informada.


Os materiais de propriedade da sua empresa foram transferindos do setor "Almoxarifado" para o setor "Estoque em processo" calculando o "Custo total" de cada movimentação multiplicando o custo médio unitário do produto na empresa e a quantidade requisitada.


Já os materiais de propriedade do seu cliente foram transferindos do setor "Materiais de terceiros em nosso poder" para o setor "Estoque em processo" sem calcular "Custo total" pois o material é de propriedade do cliente.


Como reportar as ordens de produção com materiais de terceiros?


Após requisitar os materiais para ordem, clique na ordem e utilize o submenu "Reportes de produção" para acessar a tela de reporte da produção como apresentada na imagem a seguir:



Faça o reporte da produto da quantidade planejada encerrando a ordem.

 

Clique no botão "Salvar".


Após clicar nesse botão o sistema levará para uma tela de confirmação das movimentações de produção conforme o exemplo apresentado na imagem a seguir:



Clique no botão "Salvar" para salvar o reporte da produção e retornar para a tela "Ordens".


Após salvar veja que o sistema modificou o status da ordem para "Encerrada", atualizou os campos "Quantidade produzida" e "Saldo", preencheu o campo "Data do encerramento" com a data do reporte da produção e calculou o campo "Lead time".


Clique na ordem e utilize o submenu "Ver movimentações da produção" para acessar a tela "Movimentações de produção da ordem" como apresentada a seguir:



Veja nessa tela que o sistema registrou a movimentação de reporte da produção com a quantidade produzida informada, dando entrada no produto fabricado no setor "Expedição", calculando o custo total de produção sem considerar o custo dos materiais de propriedade do cliente.


Como faturar o serviço de industrialização por encomenda com materiais de terceiros?


Para faturar o serviço de industrialização por encomenda clique no pedido de venda e selecione o submenu "Criar documento de saída".


Após clicar nesse submenu, você será levado para a tela de criação de documentos de saída e todas as informações preenchidas no pedido de venda já são aproveitadas pelo sistema.


Para fazer a devolução simbólica do material de propriedade do cliente remetido para sua empresa, clique no botão "Funções especiais > Selecionar materiais de terceiros que serão retornados", para abrir o quadro para seleção dos documentos de entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda.


Selecione os documentos de entrada e informe a quantidade retornada ao terceiro neste documento como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Clique no botão "Selecionar" e veja que o sistema cira o item 2 para o produto "MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura".


Clique em "Salvar" para salvar o documento.


Veja que o sistema não movimentou estoque do produto "MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura".