O guia rápido Produção em terceiros tem as seções:

  • O que é a produção em terceiros?
  • Como configurar o sistema para fazer a produção em terceiros?
  • Como gerar as ordens de produção em terceiros?
  • Como são gerados os empenhos na ordem de produção em terceiros?
  • Como comprar o serviço de produção em terceiros?
  • Como fazer a remessa dos materiais para produção em terceiros?
  • Como receber o produto industrializado sob encomenda pelo fornecedor?
  • Como processar a ordem de produção em terceiros?


O que é a produção em terceiros?


A produção em terceiros ocorre quando a sua empresa contrata um fornecedor para fazer a industrialização por encomenda e remete materiais de propriedade da sua empresa para esse fornecedor.


O fornecedor recebe os materiais de propriedade de sua empresa e utiliza esses materiais no processo produtivo.


Após o término do processo produtivo, o fornecedor fatura o serviço de industrialização por encomenda, envia o produto industrializado para sua empresa e faz o retorno simbólico dos materiais de propriedade da sua empresa consumidos.


Ao receber o produto industrializado pela fornecedor, sua empresa gera o documento de entrada para a NF-e recebida, gerando as contas a pagar para o serviço de industrialização por encomenda e dando entrada no produto industrializado pelo fornecedor no estoque.


Como exemplo considere que a sua empresa decide contratar um fornecedor para fazer o serviço de tratamento térmico de um parafuso.


Para entender como é estruturado o processo de produção em terceiros veja abaixo um exemplo de como essa lista de materiais seria criada no sistema:


Parafuso com tratamento térmico (1 un)

  • Serviço de tratamento térmico (5 kg)
  • Parafuso sem tratamento térmico (1 un)


Para fazer o serviço de tratamento térmico no fornecedor sua empresa gera uma ordem de produção em terceiros para o produto "Parafuso com tratamento térmico" e nessa ordem são empenhados:

  • Serviço de tratamento térmico que será comprado do fornecedor
  • Parafuso sem tratamento térmico que será remetido pela sua empresa para o fornecedor


Para comprar o "Serviço de tratamento térmico" idealmente sua empresa deve seguir o processo de compras do sistema, gerando uma solicitação de compra e seguindo com a cotação de compra e pedido de compra.


Após comprar o serviço de tratamento térmico, sua empresa remete o "Parafuso sem tratamento térmico" para industrialização por encomenda no fornecedor, transferindo o produto do setor "Almoxarifado" para o setor "Materiais nossos em poder de terceiros".


Após o término da industrialização por encomenda, o fornecedor fatura o "Serviço de tratamento térmico", envia o "Parafuso com tratamento térmico" para a sua empresa e faz a devolução simbólica do "Parafuso sem tratamento térmico".


Ao receber o produto industrializado do fornecedor, sua empresa gera o documento de entrada para a NF-e recebida do fornecedor, esse documento gera as contas a pagar o "Serviço de tratamento térmico" e dá entrada desse serviço e do "Parafuso sem tratamento térmico" em um setor transitório "Retorno de terceiros".


Após fazer o documento de entrada, sua empresa processa a ordem de produção em terceiros com o sistema fazendo as movimentações apresentadas a seguir:

  • Requisição pela produção do "Serviço de tratamento térmico" transferindo o serviço do setor "Retorno de terceiros" para "Estoque em processo".
  • Requisição pela produção do "Parafuso sem tratamento térmico" transferindo o produto do setor "Retorno de terceiros" para "Estoque em processo".
  • Reporte da produção do "Parafuso com tratamento térmico" dando entrada do produto no setor "Expedição" ou "Produto semi-acabado", apropriando o "Serviço de tratamento térmico" e "Parafuso sem tratamento térmico" do setor "Estoque em processo", valorizando o custo do produto considerando o custo do serviço de industrialização por encomenda mais o custo do material remetido para o fornecedor.


Veja abaixo um exemplo de lista de materiais de produção em terceiros no sistema:



Como configurar o sistema para fazer a produção em terceiros?


Cadastro de tipos de movimentação


Para cadastrar um novo tipo de movimentação acesse a tela "Tipos de movimentação" e clique no botão "Criar tipo de movimentação".


No cadastro de tipos de movimentação temos que cadastrar os tipos de movimentação com as naturezas:

  • Requisição pela produção
  • Reporte da produção
  • Apropriação pela produção
  • Compra de industrialização por encomenda
  • Remessa de materiais para industrialização por encomenda
  • Retorno de materiais remetidos para industrialização por encomenda


A seguir vamos explicar todos esses tipos de movimentação.


Requisição pela produção


A requisição pela produção é responsável por:

  • Transferir o material de propriedade de sua empresa consumido pelo fornecedor do setor "Retorno de terceiros" para o setor "Estoque em processo"
  • Transferir o serviço de produção em terceiros do setor "Retorno de terceiros" para o setor "Estoque em processo".


É através da requisição pela produção que o produto produzido no fornecedor tem o custo valorizado considerando o custo do serviço de industrialização por encomenda mais o custo do material remetido para o fornecedor.


Neste artigo consideramos que os tipos de movimentação "Requisição pela produção", "Devolução de requisição pela produção" e "Estorno de requisição pela produção" já foram cadastrados no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desses tipos de movimentação recomendamos ler este artigo.


Reporte da produção


O reporte da produção é responsável por dar entrada do produto produzido em terceiros no setor "Expedição" ou "Produto semi-acabado" apropriando o serviço de industrialização por encomenda e os materiais de propriedade da sua empresa remetidos para o fornecedor.


Neste artigo consideramos que os tipos de movimentação "Reporte da produção", "Devolução de reporte da produção" e "Estorno de reporte da produção" já foram cadastrados no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desses tipos de movimentação recomendamos ler este artigo.


Apropriação pela produção


A apropriação pela produção é responsável por dar saída do serviço de industrialização por encomenda e dos materiais de propriedade da sua empresa remetidos para o fornecedor do setor "Estoque em processo" no momento do reporte da produção do produto produzido em terceiros.


Neste artigo consideramos que os tipos de movimentação "Apropriação pela produção", "Devolução de apropriação pela produção" e "Estorno de apropriação pela produção" já foram cadastrados no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desses tipos de movimentação recomendamos ler este artigo.


Compra de industrialização por encomenda


A compra de industrialização por encomenda é selecionada na geração do pedido de compra para o serviço de industrialização por encomenda, e utilizado para gerar as contas a pagar para o fornecedor contratado no documento de entrada.


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Compra de industrialização por encomenda" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Compra de industrialização por encomenda".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Compra".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Campo desabilitado para edição.
  • Função no estoque: Deixe na opção "Selecione".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Deixe na opção "Selecione"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Gera contas a receber/pagar: Marque esse campo.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar: Selecione uma classificação financeira. Por exemplo "Serviço de industrialização por encomenda".
  • Gera movimentações de estoque?: Marque esse campo.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Campo desabilitado para edição.
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Marque este campo.
  • Setores de estoque de entrada habilitados: Marque todos os setores de entrada que podem ser utilizados na compra de industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Retorno de terceiros" em cada empresa.


Aba Fiscal

  • CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP "1124 - Industrialização efetuada por outra empresa".
  • CFOP padrão para operações fora do estado:  Selecione o CFOP "2124 - Industrialização efetuada por outra empresa".
  • CFOP padrão para operações no exterior: Deixe esse campo vazio.
  • Finalidade da emissão padrão: Selecione a opção "1 - NF-e normal"
  • Operação com consumidor final: Selecione a opção "0 - Não".
  • Tipo de atendimento: Geralmente seleciona-se a "9 - Operação não presencial, outros".
  • Bloquear geração de NF-e com valor unitário zero: Marcado


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Compra de industrialização por encomenda":



Remessa de materiais para industrialização por encomenda


A remessa de materiais para industrialização por encomenda é responsável pela transferência dos materiais de propriedade da sua empresa do setor "Almoxarifado" para o setor "Materiais nossos em poder de terceiros".


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Remessa de materiais para industrialização por encomenda" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Remessa de materiais para industrialização por encomenda".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Transferência".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Selecione a opção "Saída".
  • Função no estoque: Deixe na opção "Selecione".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "Remessa de materiais nossos para terceiros"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Gera contas a receber/pagar: Deixe desmarcado.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar:  Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Marque esse campo.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Selecione a opção "03) Forçar custo médio do produto".
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Marque este campo.
  • Setores de estoque de saída habilitados: Marque todos os setores de saída que podem ser utilizados na remessa de materiais para industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Almoxarifado" em cada empresa.
  • Setores de estoque de entrada habilitados: Marque todos os setores de entrada que podem ser utilizados na remessa de materiais para industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Materiais nossos em poder de terceiros" em cada empresa.


Aba Fiscal

  • CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP "5901 - Remessa para industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP "6901 - Remessa para industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações no exterior: Deixe esse campo vazio.
  • Finalidade da emissão padrão: Selecione a opção "1 - NF-e normal"
  • Operação com consumidor final: Selecione a opção "0 - Não".
  • Tipo de atendimento: Geralmente seleciona-se a "9 - Operação não presencial, outros".
  • Bloquear geração de NF-e com valor unitário zero: Marcado


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Remessa de materiais para industrialização por encomenda":



Retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda

 

O retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda é responsável pela transferência dos materiais de propriedade da sua empresa do setor "Materiais nossos em poder de terceiros" para o setor "Retorno de terceiros".


Para fazer o cadastro do tipo de movimentação "Retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:


Aba Geral

  • Tipo de movimentação: Preencha com o nome "Retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda".
  • Abreviatura: Pode deixar vazio.
  • Natureza: Selecione a opção "Transferência".
  • Classificação da natureza devolução: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da natureza transferência: Selecione a opção "Entrada".
  • Função no estoque: Deixe na opção "Selecione".
  • Função na produção: Deixe na opção "Nenhuma".
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "Retorno de materiais nossos remetidos para terceiros"
  • Operação triangular: Deixe desmarcado.
  • Gera contas a receber/pagar: Deixe desmarcado.
  • Classificação da conta a receber: Campo desabilitado para edição.
  • Classificação da conta a pagar:  Campo desabilitado para edição.
  • Gera movimentações de estoque?: Marque esse campo.
  • Preenchimento do valor unitário do item do documento: Deixe na opção "Selecione".
  • Ativo?: Marque esse campo


Aba Estoque

  • Restringe setores de estoque: Marque este campo.
  • Setores de estoque de saída habilitados: Marque todos os setores de saída que podem ser utilizados no retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Materiais nossos em poder de terceiros" em cada empresa.
  • Setores de estoque de entrada habilitados: Marque todos os setores de entrada que podem ser utilizados no retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda. Por exemplo poderíamos marcar o setor "Retorno de terceiros" em cada empresa.


Aba Fiscal

  • CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP "1902 - Retorno de mercadoria remetida para industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP "2902 - Retorno de mercadoria remetida para industrialização por encomenda".
  • CFOP padrão para operações no exterior: Deixe esse campo vazio.
  • Finalidade da emissão padrão: Selecione a opção "1 - NF-e normal"
  • Operação com consumidor final: Selecione a opção "0 - Não".
  • Tipo de atendimento: Geralmente seleciona-se a "9 - Operação não presencial, outros".
  • Bloquear geração de NF-e com valor unitário zero: Marcado


Veja abaixo um exemplo de cadastro do tipo de movimentação "Retorno de materiais nossos remetidos para industrialização por encomenda":



Cadastro de tipos de ordem


No cadastro de tipos de ordem, crie pelo menos 1 tipo de ordem com o nome "Produção em terceiros", e com a natureza "Produção em terceiros", como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Cadastro de setores de estoque


No cadastro de setores de estoque crie os setores de estoque:

  • Materiais nossos em poder de terceiros
  • Retorno de terceiros
  • Estoque em processo


Materiais nossos em poder de terceiros


Para criar o setor "Materiais nossos em poder de terceiros" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:

  • Código: Informe um código para o setor de estoque. Recomendamos utilizar o padrão "01.01", "01.02", "02.01", "02.02", etc, com os 2 primeiros dígitos representando o código da empresa.
  • Setor de estoque: Informe o nome "Materiais nossos em poder de terceiros".
  • Empresa: Selecione a empresa que o setor de estoque está vinculado
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "1) Materiais nossos em poder de terceiros".
  • Setor de estoque em processo: Não marque esse campo.
  • Considera como saldo disponível: Marque esse campo.
  • Desconsiderar saldo em estoque deste setor para escrituração do Bloco K200: Não marque esse campo.
  • Ativo?: Marque esse campo.


Veja abaixo um exemplo de cadastro do setor de estoque "Materiais nossos em poder de terceiros":



Retorno de terceiros


Para criar o setor "Retorno de terceiros" preencha os campos seguindo orientações apresentadas a seguir:

  • Código: Informe um código para o setor de estoque. Recomendamos utilizar o padrão "01.01", "01.02", "02.01", "02.02", etc, com os 2 primeiros dígitos representando o código da empresa.
  • Setor de estoque: Informe o nome "Retorno de terceiros".
  • Empresa: Selecione a empresa que o setor de estoque está vinculado
  • Controle de poder de terceiros: Selecione a opção "0) Materiais nossos em nosso poder".
  • Setor de estoque em processo: Não marque esse campo.
  • Considera como saldo disponível: Marque esse campo.
  • Desconsiderar saldo em estoque deste setor para escrituração do Bloco K200: Marque esse campo.
  • Ativo?: Marque esse campo.


Veja abaixo um exemplo de cadastro do setor de estoque "Retorno de terceiros":



Estoque em processo


Neste artigo consideramos que o setor de estoque "Estoque em processo" já foi cadastrado no sistema.


Caso você tenha dúvidas sobre o cadastro desse setor de estoque recomendamos ler este artigo.


Cadastro do produto


Na produção em terceiros temos 3 papéis diferentes do ponto de vista do cadastro do produto:

  • Produto produzido no terceiro
  • Material remetido para produção em terceiros
  • Serviço de produção em terceiros


A seguir explicamos como cada produto deve ser cadastrado.


Produto produzido no terceiro

PA 00016 - Parafuso XP 001 com tratamento térmico


Deve ser cadastrado no sistema seguindo orientações abaixo:

  • Tipo de produto: Produto acabado ou Produto semi-acabado
  • Método de ressuprimento: Fabricado
  • Aba Empresas: Habilitar para o setor de estoque "Expedição" ou "Produtos semi-acabados" em todas as empresas.
  • Tipo de ordem padrão para geração de ordens de produção: Selecionar a opção "Produção em terceiros" no campo "Tipo de ordem padrão para geração de ordens de produção" na aba "PCP".


Material de propriedade da sua empresa remetido para produção em terceiros

MP 00031 - Parafuso XP 001


Deve ser cadastrado no sistema seguindo orientações abaixo:

  • Tipo de produto: Matéria prima, Embalagem ou Produto semi-acabado
  • Aba Empresas: Habilitar para os setores de estoque "Almoxarifado ou Produto semi-acabados", "Materiais nossos em poder de terceiros", "Retorno de terceiros" e "Estoque em processo" em todas as empresas.


Serviço de produção em terceiros

SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001


Deve ser cadastrado no sistema seguindo orientações abaixo:

  • Tipo de produto: Geralmente a opção selecionada é "Serviço de produção em terceiros".
  • Método de ressuprimento: Comprado.
  • Aba Empresas: Habilitar para os setores de estoque "Retorno de terceiros" e "Estoque em processo" em todas as empresas.
  • Tipo de movimentação padrão para compra do produto: Selecione a opção "Compra de industrialização por encomenda" na aba "Fiscal".
  • Política de ressuprimento: Geralmente seleciona-se a opção "Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque" na aba "PCP".
  • Serviço de industrialização em terceiros: Marque esse campo na aba "PCP".


Lista de materiais


A lista de materiais de produção em terceiros deve ser criada no padrão abaixo:


PA 00016 - Parafuso XP 001 com tratamento térmico (1 un)

  • MP 00031 - Parafuso XP 001 (1 un)
  • SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001 (5 kg)


Veja abaixo uma imagem dessa lista de materiais no sistema:



Agora vamos entender como os componentes devem ser cadastrados.


Material de propriedade da sua empresa remetido para produção em terceiros

MP 00031 - Parafuso XP 001


Na tela de cadastro de componente à lista de materiais deve-se marcar o campo "Remete componente para industrialização por encomenda" como em destaque na imagem a seguir:



Serviço de produção em terceiros

SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001


Deve ser cadastrado como um componente comum da lista de materiais do produto sem nenhuma particularidade.


Configurações gerais


Apresentamos a seguir as configurações gerais relacionadas à produção em terceiros com orientações para preenchimento:

  • Tipo de movimentação padrão para requisição de materiais na ordem de produção em terceiros: Selecione o tipo de movimentação "Requisição pela produção". Esse tipo de movimentação será utilizado pelo sistema para requisitar os materiais para as ordens de produção em terceiros ao utilizar o submenu "Movimentar ordens de produção em terceiros" ao clicar em um documento de entrada.
  • Tipo de movimentação padrão para reporte da produção na ordem de produção em terceiros: Selecione o tipo de movimentação "Reporte da produção". Esse tipo de movimentação será utilizado pelo sistema para fazer o reporte da produção nas ordens de produção em terceiros ao utilizar o submenu "Movimentar ordens de produção em terceiros" ao clicar em um documento de entrada.   
  • Tipo de movimentação padrão para remessa de materiais nossos para produção em terceiros: Selecione o tipo de movimentação "Remessa de materiais para industrialização por encomenda". Esse tipo de movimentação será sugerido pelo sistema na tela de documentos de saída ao utilizar o submenu "Gerar documento de saída para remessa de materiais para o fornecedor" ao clicar em um pedido de compra.  
  • Sugerir lote do material que será remetido para produção em terceiros com base no lote criado no reporte da produção da ordem filha: Geralmente seleciona-se a opção "Não". Ao selecionar a opção "Sim", ao utilizar o submenu "Gerar documento de saída para remessa de materiais para o fornecedor" ao clicar em um pedido de compra, você será levado para a tela de documentos de saída com o sistema sugerindo o lote de todos os materiais que serão remetidos para o fornecedor com base no lote informado no reporte da produção das ordens de produção filhas.


Como gerar as ordens de produção em terceiros?


As ordens de produção em terceiros podem ser geradas:

  • Livremente
  • Sob encomenda para atender um pedido de venda
  • Através da geração de ordens filhas
  • Na execução do plano de produção
  • Na execução do MRP
  • Através de um plano de produção livre


Todas as formas de geração de ordens apresentadas acima foram explicadas no artigo "Geração de ordens" no manual do usuário.


Caso você tenha dúvidas sobre as formas de geração de ordens recomendamos ler este artigo.


Para exemplificar o processo de produção em terceiros vamos gerar a ordem de produção em terceiros livremente.


Acesse a tela "Ordens" e clique no botão "Criar ordem".


Veja abaixo orientações para preenchimento dos principais campos da tela de criação de ordens:

  • Produto: Selecione o produto da ordem. Por exemplo "PA 00016 - Parafuso XP 001 com tratamento térmico".
  • Tipo de ordem: Idealmente o sistema já deve sugerir o tipo "Produção em terceiros" definido no cadastro do produto.
  • Qtde: Informe a quantidade que você deseja que seja produzida no terceiro. Por exemplo "100".
  • Data de emissão: Preencha com a data de emissão da ordem de produção. Geralmente o sistema já sugere a data/hora corrente.
  • Data de entrega: Preencha com a data de entrega da ordem de produção.
  • Empresa: Selecione a empresa da ordem de produção. O sistema filtra as empresas habilitados no cadastro do produto e como padrão sugere a empresa definida na configuração geral.
  • Lista de materiais: Selecione a lista de materiais para ordem de produção. 
  • Roteiro de produção: Selecione o roteiro de produção para ordem de produção.


Veja abaixo um exemplo da tela de criação de ordens:



Clique no botão "Gerar ordens".


Veja que você retorna para a tela "Ordens" com a ordem de produção já criado como em destaque na imagem a seguir:



Como são gerados os empenhos nas ordens de produção em terceiros?


Na geração de ordem de produção em terceiros o sistema empenha os materiais de propriedade da sua empresa que serão remetidos para o fornecedor e o serviço de produção em terceiros que será realizado pelo fornecedor.


Para entender como são gerados os empenhos clique na ordem gerada, utilize o submenu "Ver empenhos" e acesse a tela "Empenhos da ordem" como na imagem apresentada a seguir:



Avaliando a ordem e os empenhos apresentados acima entendemos que para produzir 100 unidades do "PA 00016 - Parafuso XP 001 com tratamento térmicono fornecedor que será contratado serão necessários:

  • 100 unidades do "MP 00031 - Parafuso XP 001" que é o material de propriedade da sua empresa que será remetido para o fornecedor.
  • 500 quilogramas do "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 00001" que é o serviço que será comprado do fornecedor.


Como comprar o serviço de produção em terceiros?


A compra do serviço de produção em terceiros idealmente deve seguir todo os passos do processo de compras, com a geração de solicitação de compra e seguindo com a cotação de compra e pedido de compra.


Solicitação de compra


As solicitações de compra do serviço de produção em terceiros podem ser geradas:

  • Sob encomenda para atender uma ordem de produção
  • Na execução do MRP
  • Livremente


Todas as formas de geração de solicitações de compra apresentadas acima forma explicadas no artigo "Solicitações de compra" no manual do usuário.


Caso você tenha dúvidas sobre as formas de geração de solicitações de compra recomendamos ler este artigo.


Para exemplificar o processo de compras do serviço de produção em terceiros utilizamos a geração de solicitação de compra sob encomenda para atender uma ordem de produção.


Para fazer isso configuramos o produto "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 00001" com a política de ressuprimento "Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque".


Após gerar a ordem de produção para o produto "PA 00016 - Parafuso XP 001 com tratamento térmico" acesse a tela "Solicitações de compra" e veja que o sistema gerou uma solicitação de compra para o produto "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 00001" como em destaque a seguir:



Clique na solicitação de compra gerada e utilize o submenu "Liberar solicitação de compra" para liberar a solicitação de compra.


Cotação de compra


Se desejar é possível fazer a cotação de compra com fornecedores antes de gerar o pedido de compra.


A cotação de compra foi explicada no artigo "Cotação de compra" no manual do usuário.


Caso você tenha dúvidas sobre como fazer a cotação de compra recomendamos ler este artigo.


Em nossa exemplo vamos gerar o pedido de compra diretamente para a solicitação de compra pulando a etapa de cotação de compra.


Pedido de compra


Para gerar o pedido de compra para solicitação de compra, clique na solicitação e utilize o submenu "Gerar pedido de compra" para ser levado para a tela de criação de pedidos de compra como na imagem apresentada a seguir:



Nessa tela o sistema já traz diversos campos já preenchidos, e para finalizar o pedido de compra, recomendamos preencher os campos apresentados a seguir:


Informações gerais

  • Tipo de pedido: Se necessário selecione um tipo de pedido.
  • Fornecedor: Selecione o fornecedor do pedido de compra.
  • Tipo de movimentação: Se necessário elecione um tipo de movimentação e utilize o ícone "Atualize tipos de movimentação dos itens". O sistema tem inteligência para definir o tipo de movimentação dos itens do pedido de compra sozinho caso o cadastro do produto tenha o campo "Tipo de movimentação padrão para compra" preenchido.
  • Setor de entrada: Se necessário selecione um setor de entrada. O sistema tem inteligência para definir o setor de entrada dos itens do pedido de compra sozinho caso o cadastro do produto tenha o campo "Tipo de movimentação padrão para compra" preenchido, e o resultado da interseção dos setores habilitados no cadastro do tipo de movimentação e cadastro de produto é único.
  • Contato: Se necessário preencha com o contato no fornecedor.


Atributos do pedido de compra

Se necessário preencha os atributos do pedido de compra.


Itens do pedido de compra

Se desejar é possível marcar todos os itens do pedido de compra e utilizar o botão "Ações > Resgatar valor do último pedido" para o sistema resgatar os valores e dados tributários do último pedido de compra do fornecedor.


Se desejar é possível clicar no ícone "Últimos pedidos de compra" para ver as informações dos últimos pedidos de compra


Nesse quadro é possível utilizar o botão "Resgatar valor" para o sistema resgatar os valor e dados tributários de um pedido de compra que já foi feito para o fornecedor.


Se desejar é possível modificar os valores dos campos abaixo diretamente na tabela de itens de pedidos de compra:

  • Qtde
  • Unidade de medida
  • Valor unitário


Caso seu sistema esteja com regras de tributação de compras configuradas, é possível utilizar o botão "Redefinir regras de tributação de todos os itens do pedido".


Por fim, se você precisar editar alguma informação do item do pedido, clique no item e selecione o submenu "Editar".


Ao acessar a tela de edição do item, modifique as informações que você desejar e depois clique no botão "Salvar".


Vínculo do item do pedido de compra com a ordem de produção em terceiros


O item de pedido de compra gerado a partir de uma solicitação de compra de serviço de produção em terceiros fica vinculado com a ordem de produção em terceiros.


Para entender esse vínculo clique no ícone "Informações da ordem de produção em terceiros" como exibido em destaque na imagem apresentada a seguir:



Após clicar nesse ícone o sistema irá abrir o quadro apresentado a seguir:



Esse vínculo do item do pedido de compra com a ordem de produção em terceiros também pode ser visto na tela de edição do item do pedido de compra na aba "Produção em terceiros" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Informações adicionais do pedido de compra

Preencha as informações adicionais do pedido de compra.


Por fim clique no botão "Salvar" para salvar o pedido de compra.


Como fazer a remessa dos materiais para produção em terceiros?


A remessa dos materiais de propriedade da sua empresa para produção em terceiros é feita através da geração de um documento de saída com 3 origens possíveis:

  • A partir do pedido de compra
  • A partir da ordem de produção em terceiros
  • Livremente


A seguir vamos explicar o funcionamento dessas 3 origens.


Geração a partir do pedido de compra


Para fazer a remessa dos materiais de propriedade da sua empresa para produção em terceiros a partir do pedido de compra, clique no pedido de compra gerado e utilize o submenu "Liberar pedido".


Após liberar o pedido, clique no pedido e utilize o submenu "Gerar documento de saída para remessa de materiais para produção em terceiros" para ser levado para a tela de criação de documento de saída como na imagem apresentada a seguir:



Veja que nessa tela o sistema já traz diversos campos já preenchidos.


Segue abaixo explicações sobre os principais campos da tela:


Aba Geral

  • Empresa: Sistema seleciona a mesma empresa do pedido de compra.
  • Pessoa: Sistema seleciona a pessoa do pedido de compra.
  • Tipo de movimentação: Sistema seleciona o tipo de movimentação definido na configuração geral. Se necessário utilize ícone "Definir como tipo de movimentação dos itens".
  • Setor de saída: Sistema filtra os setores de saída conforme o tipo de movimentação escolhido. Se o tipo de movimentação tiver 1 único setor de saída configurado na empresa, esse setor é selecionado automaticamente.
  • Setor de entrada: Sistema filtra os setores de entrada conforme o tipo de movimentação escolhido. Se o tipo de movimentação tiver 1 único setor de entrada configurado na empresa, esse setor é selecionado automaticamente. O setor de entrada selecionada nos documentos de remessa para industrialização por encomenda normalmente é "Materiais nossos em poder de terceiros".


Itens do documento de saída


Sistema cria os itens do documento de saída a partir dos itens do pedido de compra.


Segue abaixo explicações sobre os principais campos do item de pedido de compra:

  • Qtde: Sistema preenche com o saldo do item de pedido de compra.
  • Valor unitário: Sistema carrega o custo médio unitário do produto na empresa.


Informações adicionais do documento de saída


Preencha as informações adicionais do documento de saída.


Por fim clique no botão "Salvar" para salvar o documento de saída.


Após salvar o documento de saída, acesse a tela "Movimentações de estoque" e veja que o sistema transferiu o "MP 00031 - Parafuso XP 001" do setor "Almoxarifado" para o setor "Materiais em poder de terceiros" como apresentado na imagem a seguir:



Geração a partir da ordem de produção em terceiros


Se desejar é possível gerar o documento de remessa de materiais para industrialização por encomenda a partir da ordem de produção em terceiros.


Para fazer isso crie uma ordem de produção em terceiros e libere para produção.


Após liberar a ordem para produção, clique na ordem e utilize o submenu "Gerar documento de saída para remessa de materiais para produção em terceiros".


O sistema irá levá-lo para tela de documento de saída como apresentada a seguir:



Preencha todos os campos do documento de saída e clique no botão "Salvar".


Geração livremente


Se desejar é possível gerar o documento de remessa de materiais para industrialização por encomenda livremente.


Para fazer acesse a tela "Documentos de saída" e clique no botão "Criar documento de saída".


Na tela de criação de documento de saída selecione o tipo de movimentação "Remessa de materiais para industrialização por encomenda".


Preencha todos os dados do documento e clique no botão "Salvar".


Como receber o produto industrializado sob encomenda pelo fornecedor?


O recebimento do produto industrializado sob encomenda pelo fornecedor é feito através da geração de um documento de entrada para a NF-e gerada pelo fornecedor.


O documento de entrada pode ser criado no sistema através de 4 formas:

  • Livremente
  • A partir de um pedido de compra
  • A partir da importação do arquivo XML da NF-e do fornecedor
  • A partir de uma nota fiscal destinadas


Todas essas formas foram explicadas no artigo "Documentos de entrada" no manual do usuário.


Caso você tenha dúvidas sobre as formas de geração de documentos de entrada recomendamos ler este artigo.


Um documento de entrada pode ficar vinculado com um pedido de compra ou não.


Vamos entender o recebimento do produto industrializado sob encomenda pelo fornecedor com vínculo com pedido de compra e sem vínculo com pedido de compra.


Documento de entrada vinculado com pedido de compra


Primeiro vamos entender o caso ideal e mais simples com o documento de entrada vinculado com o pedido de compra.


Para simular esse caso crie o documento de entrada a partir do pedido de compra.


Para fazer isso clique no pedido de compra que está retornando do fornecedor e utilize o submenu "Gerar documento de entrada" para ser levado para a tela de criação de documento de entrada como na imagem apresentada a seguir:



Veja que nessa tela o sistema já traz diversos campos já preenchidos.


Perceba que na tabela "Itens do documento de entrada" o item 1 do serviço "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001" está vinculado com a ordem de produção em terceiros "OP 000437 - 001" e com o item de pedido de compra "PC00084 - Item:00001".


Clique no botão "Funções especiais > Sugerir materiais que retornaram do fornecedor".


Veja que o sistema vai criar um item 2 do documento com o produto "MP 00031 - Parafuso XP 001" vinculado ao documento de saída de remessa "Documento: 374 Item: 1 NF-e: 62" e a ordem de produção em terceiros "OP 000437 - 001" como em destaque na imagem a seguir:



Clique no botão "Salvar" para salvar o documento de entrada.


Após salvar o documento de entrada, acesse a tela "Movimentações de estoque" e veja que o sistema transferiu o "MP 00031 - Parafuso XP 001" do setor "Materiais em poder de terceiros" para o setor "Retorno de terceiros" e deu entrada do "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001" no setor "Retorno de terceiros" como apresentado na imagem a seguir:



Documento de entrada sem vínculo com pedido de compra


Agora vamos entender o caso com o documento de entrada sem vínculo com o pedido de compra.


Para simular esse caso crie o documento de entrada livremente.


Na tela de criação do documento de entrada selecione o tipo de movimentação "Compra de industrialização por encomenda".


Na tela criação do item do documento de entrada preencha os campos:

  • Produto: Selecione o produto "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001" que é o serviço comprado do fornecedor.
  • Qtde: Informe a quantidade do serviço comprado do fornecedor.
  • Valor unitário: Informe o valor unitário do serviço comprado do fornecedor.


Clique na aba "Produção em terceiros" e preencha os campos:

  • Ordem de produção em terceiros: Selecione a ordem de produção em terceiros que deve ser movimentada. Se desejar clique no ícone "Informação da ordem de produção em terceiros" para confirmar se selecionou a ordem de produção corretamente.
  • Qtde a reportar na ordem de produção em terceiros: Informe a quantidade que será reportada na ordem de produção em terceiro que será movimentada. Esse é a quantidade do produto industrializado sob encomenda pelo fornecedor que você recebeu na sua empresa.


Veja abaixo a aba "Produção em terceiros" em destaque:



Clique no botão "Salvar" para salvar o item do documento de entrada.


Após salvar veja que o item do documento de entrada ficou vinculado com a ordem de produção em terceiros como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Clique no botão "Funções especiais > Selecionar materiais nossos que estão retornando do terceiro".


Selecione os documentos de saída de remessa de materiais que estão retornando, informe a quantidade em cada documento e clique no botão "Selecionar" como na imagem apresentada a seguir:



Após selecionar os documentos de saída veja que o sistema vai criar um item 2 do documento com o produto "MP 00031 - Parafuso XP 001" vinculado ao documento de saída de remessa como em destaque na imagem a seguir:



Clique no botão "Salvar" para salvar o documento de entrada.


Após salvar o documento de entrada, acesse a tela "Movimentações de estoque" e veja que o sistema transferiu o "MP 00031 - Parafuso XP 001" do setor "Materiais em poder de terceiros" para o setor "Retorno de terceiros" e deu entrada do "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001" no setor "Retorno de terceiros".


Como processar a ordem de produção em terceiros?


Para processar a ordem de produção em terceiros, clique no documento de entrada e utilize o submenu "Movimentar ordens de produção em terceiros" como em destaque na imagem a seguir:



Confirme a geração das movimentações nas ordens de produção em terceiros.


Após confirmar aguarde o processamento das ordens e em seguida veja a mensagem de sucesso enviada pelo sistema informando as ordens de produção em terceiros que foram movimentadas.


Acesse a tela "Ordens" e localize uma ordem que foi processada pelo sistema.


Clique na ordem e utilize o submenu "Ver movimentações da produção" para acessar a tela "Movimentações de produção da ordem" como apresentada a seguir:



Veja nessa tela que o sistema registrou:

  • 1 movimentação de requisição pela produção do "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001" transferindo o serviço do setor "Retorno de terceiros" para "Estoque em processo" ao custo de R$ 500.
  • 1 movimentação de requisição pela produção do "MP 00031 - Parafuso XP 001" transferindo o serviço do setor "Retorno de terceiros" para "Estoque em processo" ao custo de R$ 201.
  • 1 movimentação de reporte da produção do "PA 00016    Parafuso XP 001 com tratamento térmico" dando entrada no setor "Expedição" com custo de R$ 701.
  • 1 movimentação de apropriação pela produção do "SPET 00001 - Serviço de tratamento térmico do Parafuso XP 001" dando saída do serviço do setor "Estoque em processo".
  • 1 movimentação de apropriação pela produção do "MP 00031 - Parafuso XP 001"  dando saída do serviço do setor "Estoque em processo".