O guia rápido Manutenção de ordens têm as seções:

  • Como editar uma ordem?
  • Como editar ordens em lote?
  • Como utilizar os arquivos anexos da ordem?
  • Como cancelar ordens?
  • Como cancelar ordens e suas ordens filhas?
  • Como reprogramar data de entrega da ordem?
  • Como ver o histórico de transições de status da ordem?
  • Como forçar o encerramento de ordens?
  • Como reinicializar uma ordem?
  • Como editar uma ordem encerrada?
  • Como excluir ordens?


Como editar uma ordem?


Para editar uma ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela "Edição de ordens" como na imagem apresentada a seguir:



Na tela de edição de ordens o sistema não permite a edição da maioria dos campos da ordem para garantir a consistência dos dados.


Por exemplo, não é possível editar o produto da ordem, e caso você tenha criado a ordem de produção com o produto errado, será preciso excluir ou cancelar a ordem criada e criar uma nova ordem.


A seguir apresentamos as principais informações e campos que podem ser modificados na tela de edição de ordem de produção apresentando explicações para os campos com comportamentos especiais:

  • Vínculo com ordem pai: Caso a ordem seja uma ordem filha é possível ver sua ordem pai no quadro "Ordem pai". Nesse quadro é possível remover o vínculo com a ordem pai e(ou) adicionar uma ordem pai. Em nossa base de treinamento temos o exemplo de qualquer ordem de produção do produto "SA 00016 - Tampa" que tem como pai uma ordem do produto "PA 00028 - Lapiseira 207".
  • Vínculo com pedido de venda: Caso a ordem tenha vínculo com pedidos de venda é possível ver os itens de pedido de venda referenciados. Também é possível remover o vínculo da ordem com itens de pedido de venda e(ou) selecionar itens de pedido de venda de referência. Em nossa base de treinamento temos o exemplo de qualquer ordem de produção do produto "PA 00029 - Spa" que é um produto fabricado sob encomenda e que geralmente fica vinculado com pedidos de venda.
  • Informações adicionais do produto
  • Tipo de ordem
  • Qtde: Ao modificar a quantidade da ordem o sistema:
    • Modifica a quantidade dos empenhos e os tempos do roteiro de produção da ordem. Como exemplo em nossa base de treinamento podemos utilizar o produto "PA 00030 - Cadeira Tech". 
    • Caso a ordem tenha ordens filhas o sistema também propaga a mudança de quantidade para todas as ordens filhas. Como exemplo em nossa base de treinamento podemos utilizar o produto "PA 00028 - Lapiseira 207".
    • Caso a ordem tenha gerado solicitações de compra de produtos com política de ressuprimento "Ressuprimento sob encomenda sem consulta ao estoque" o sistema também modifica a quantidade das solicitações de compra geradas, desde que a configuração geral "Atualizar qtde das solicitações de compra da ordem ao editar a qtde da ordem" esteja com a opção "Sim" selecionada. Como exemplo em nossa base de treinamento podemos utilizar o produto "PA 00011 - Corda de violão".
  • Data de emissão: A edição desse campo é controlada pela configuração geral "Bloquear a modificação da "Data de emissão" da ordem na tela de edição de ordem".
  • Data mais cedo para programação
  • Data de validade: O campo Data de validade só é habilitado na edição da ordem de produção quando o produto da ordem é perecível e a configuração geral "Permitir a edição da data de validade do produto da ordem de produção" está com a opção "Sim" selecionada.
  • Prioridade
  • Setor de estoque
  • Observações


Após modificar todos os campos desejados clique no botão "Salvar".


Como padrão as ordens com status "Encerrada" e "Cancelada" não podem ser editadas.


Mais a frente neste artigo vamos entender que temos uma permissão especial para editar ordens encerradas.


Como editar ordens em lote?


A edição em lote existe para que seja possível editar algumas informações de várias ordens de produção com agilidade.


Na prática vemos que essa funcionalidade é muito utilizada para modificar o valor do campo "Prioridade" da ordem.


Para editar ordens em lote, acesse a tela "Ordens" e utilize o botão "Funções especiais > Edição de ordens em lote" para acessar a tela "Edição de ordens em lote" como na imagem apresentada a seguir:



Utilize o quadro de pesquisa para pesquisar as ordens que você deseja editar.


Para selecionar as ordens que deseja editar marque as ordens e depois clique no botão "Selecionar".


Veja as ordens selecionadas para edição como na imagem apresentada a seguir:



Os campos que podem ser modificados na edição em lote são:

  • Data mais cedo para programação
  • Prioridade
  • Qtde
  • Setor de estoque
  • Número de série: Campo editável somente quando o produto da ordem "Controla série" e o número de série é gerado no momento da criação da ordem.
  • Lote: Campo editável somente quando o produto da ordem "Controla lote" e o lote é gerado no momento da criação da ordem.


Na edição em lote também é possível modificar o vínculo das ordens selecionadas com itens de pedido de venda.


Para fazer isso selecione um novo item de pedido de venda no campo "Novo pedido/item para as ordens selecionadas" e escolha na combo box ao lado o comportamento desejado para o sistema dentre 2 opções:

  • Substituir itens de pedidos vinculados pelo novo item de pedido selecionado
  • Adicionar item de pedido selecionado sem remover o vínculo com os itens de pedido de venda atuais


Clique no botão "Salvar" para salvar a edição em lote.


Como utilizar os arquivos anexos da ordem?


Para utilizar os arquivos anexos da ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem e utilize o submenu "Arquivos anexos" para acessar a tela "Arquivos anexos da ordem" como na imagem apresentada a seguir:


Nessa tela é possível ver os arquivos anexados a:

  • Ordem
  • Produto da ordem
  • Pedido de venda vinculado à ordem
  • Proposta vinculada ao pedido
  • Item de pedido de venda vinculado à ordem
  • Item de proposta vinculado ao item de pedido


Para anexar um novo arquivo à ordem utilize botão "Anexar arquivo", escolha o arquivo que deseja anexar e clique no botão "Anexar".


Como cancelar ordens?


O sistema permite cancelar ordens que estejam com status "Confirmada" ou "Liberada" e que ainda não tiveram nenhuma movimentação de estoque ou que todas as movimentações de estoque foram totalmente devolvidas.


Para cancelar uma ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem, utilize o submenu "Funções especiais PCP > Cancelar ordem de produção" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Confirme o cancelamento e após cancelar veja que o status da ordem foi modificado para "Cancelada".


Acesse a tela "Empenhos da ordem" e veja que todos os empenhos da ordem foram cancelados e estão com saldo zero.


Acesse a tela "Roteiro da ordem" e veja que todas as operações do roteiro da ordem foram encerradas.


Caso se arrependa do cancelamento, clique na ordem e utilize o submenu "Funções especiais PCP > Remover cancelamento da ordem de produção"


Ao remover o cancelamento a ordem retorna para o status anterior ao cancelamento.


Se desejar é possível fazer o cancelamento de ordens em lote.


Para fazer isso selecione todas as ordens que deseja cancelar e utilize o botão "Ações > Cancelar".


Como cancelar ordens e suas ordens filhas?


Para cancelar uma ordem e todas as suas ordens filhas, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem, utilize o submenu "Funções especiais PCP > Cancelar ordem e todas as suas ordens filhas" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Confirme o cancelamento e após cancelar veja que o status da ordem e de todas as suas ordens filhas foi modificado para "Cancelada".


Caso se arrependa do cancelamento, clique na ordem e utilize o submenu "Funções especiais PCP > Remover cancelamento da ordem e de todas as suas ordens filhas"


Ao remover o cancelamento a ordem e todas as suas ordens filhas retornam para o status anterior ao cancelamento.


Como reprogramar data de entrega da ordem?


Para reprogramar a data de entrega da ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem e utilize o submenu "Funções especiais PCP > Reprogramar data de entrega da ordem" para acessar a tela "Reprogramação da data de entrega da ordem" como na imagem apresentada a seguir:



Preencha os campos:

  • Data de entrega    
  • Por que está reprogramando data de necessidade?


Clique no botão "Salvar".


Ao reprogramar a data de entrega da ordem o sistema recalcula:

  • Data inicial planejada da ordem
  • Data da necessidade dos empenhos da ordem
  • Data/hora planejada para liberação, início e término das operações do roteiro da ordem, quando o prazo de ressuprimento do produto da ordem é calculado com base na quantidade da ordem e seu roteiro de produção.
  • Data de entrega e data inicial planejada de todas as ordens filhas
  • Data da necessidade dos empenhos de todas as ordens filhas
  • Data/hora planejada para liberação, início e término das operações do roteiro das ordens filhas, quando o prazo de ressuprimento do produto da ordem filha é calculado com base na quantidade da ordem filha e seu roteiro de produção.


A data de entrega da ordem pode ser reprogramada quantas vezes forem necessárias.


Como ver o histórico de transições de status da ordem?


Para ver o histórico de transições de status da ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem e utilize o submenu "Funções especiais PCP > Exibir histórico de transições de status da ordem" para acessar a tela "Histórico de status da ordem" como na imagem apresentada a seguir:



Perceba que nessa tela é possível todo o histórico de mudança de status da ordem.


Como forçar o encerramento de ordens?


O encerramento da ordem geralmente é feito no reporte da produção através da marcação do campo "Encerra ordem".


Entretanto, caso você tenha esquecido de encerrar a ordem no momento do reporte da produção, pode ser possível forçar o encerramento da ordem, desde que todos os materiais requisitados para ordem tenham sido totalmente apropriados pela produção e que o tipo de ordem esteja configurado para permitir o encerramento forçado.


Essa proteção do sistema é fundamental para garantir que o custo de todos os materiais requisitados para uma ordem encerrada foi carregado para os produtos, coprodutos e subprodutos gerados na ordem.


Para forçar o encerramento de uma ordem, acesse a tela "Ordens", selecione as ordens que deseja encerrar e utilize o botão "Ações > Forçar encerramento" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Após forçar o encerramento veja que o status das ordens foi modificado para "Encerrada".


Acesse a tela "Empenhos da ordem" e veja que todos os empenhos da ordem foram encerrados e estão com saldo zero.


Acesse a tela "Roteiro da ordem" e veja que todas as operações do roteiro da ordem foram encerradas.


Caso se arrependa do encerramento, selecione a ordem e utilize o botão "Ações > Remover encerramento"


Ao remover o encerramento a ordem retorna para o status anterior ao encerramento.


Como reinicializar uma ordem?


As movimentações da ordem de produção não podem ser excluídas, e em algumas situações, pode ser interessante você estornar ou devolver totalmente todas as movimentações realizadas na ordem, incluindo requisições pela produção, reportes da produção, reportes de coprodutos e reportes de subproduto.


A funcionalidade de reinicialização da ordem de produção existe para que você consiga fazer isso com um único clique.


Para reinicializar uma ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem que tenha sofrido várias movimentações de estoque e utilize o submenu "Funções especiais PCP > Reinicializar ordem" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Após utilizar esse submenu, clique na ordem, utilize o submenu "Ver movimentações da ordem" e perceba que todas as movimentações de requisições pela produção, reportes da produção, reportes de coprodutos e reportes de subproduto foram estornadas ou devolvidas totalmente.


Perceba também que o status da ordem foi modificada para "Liberada".


Em seguida clique na ordem e utilize o submenu "Resumo de movimentações da ordem" para acessar a tela "Resumo de movimentações da ordem".


Perceba que a "Qtde movimentada efetiva" das requisições pela produção, reportes da produção, reportes de coprodutos e reportes de subproduto está zero, como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como editar uma ordem encerrada?


Como padrão o sistema não permite editar ordens com status "Encerrada".


Entretanto em algumas situações pode fazer sentido editar alguns campos de uma ordem encerrada sem que para isso seja necessário remover seu encerramento, e para isso criamos uma permissão especial no sistema.


Para fazer isso, clique na ordem e utilize o submenu "Funções especiais PCP > Editar ordem encerrada" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Após acessar a tela de edição de ordem encerrada modifique os campos que desejar e clique em "Salvar".


Exemplos de campos que podem ser modificados em uma ordem encerrada são:

  • Informações adicionais do produto
  • Tipo de ordem
  • Observações


Como excluir ordens?


O sistema permite excluir ordens que ainda não tiveram nenhuma movimentação de estoque ou apontamento de produção.


Para excluir uma ordem, acesse a tela "Ordens", clique em uma ordem, utilize o submenu "Excluir ordem" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Se desejar é possível fazer a exclusão de ordens em lote.


Para fazer isso selecione todas as ordens que deseja excluir e utilize o botão "Excluir".