O guia rápido Empenhos da ordem têm as seções:


O que são os empenhos da ordem?


Os empenhos da ordem são gerados a partir da lista de materiais do produto e apresentam todos os materiais necessários para fabricação da ordem de produção, a quantidade necessária de cada material e a data da necessidade de cada material para que a ordem de produção esteja pronta na data de entrega.


Como exemplo podemos apresentar a lista de materiais para fabricação de um salgado milho em uma indústria alimentícia.


Suponha que a lista de materiais do produto acabado "Salgado de milho" prevê que para fabricar 100 fardos serão necessários os materiais e quantidades apresentadas a seguir: 


PA 00081 - Salgado de milho sabor queijo: 100 fardos

  • MP 00094 - Milho: 50 KG
  • MP 00095 - Sal: 7 KG
  • MP 00096 - Aroma de queijo: 10 KG
  • MP 00097 - Glutamato: 5 KG
  • MP 00098 - Gordura: 60 KG
  • MP 00099 - Filme BOPP: 20 KG
  • EMB 00002 - Embalagem do fardo: 100 UN


Ao criar uma ordem de produção OP 000300 para fabricar 500 fardos desse produto com data de entrega para 31/07/2020 e data inicial planejada para 21/07/2020 o sistema irá criar os seguintes empenhos na ordem de produção:

  • MP 00094 - Milho: 250 KG
  • MP 00095 - Sal: 35 KG
  • MP 00096 - Aroma de queijo: 50 KG
  • MP 00097 - Glutamato: 25 KG
  • MP 00098 - Gordura: 300 KG
  • MP 00099 - Filme BOPP: 100 KG
  • EMB 00002 - Embalagem do fardo: 500 UN


E todos os empenhos criados ficarão com data de necessidade para 21/07/2020 que é a data inicial planejada da ordem de produção.


Os empenhos da ordem são fundamentais para o planejamento da produção de produtos semi-acabados e das compras de matérias primas.


É através dos empenhos que o sistema consegue executar o MRP (Planejamento da necessidade de materiais).


Os empenhos também são fundamentais para facilitar e agilizar a separação e requisição de materiais para produção.


É através dos empenhos que o Almoxarifado sabe os materiais que devem ser separados para a produção.


Por fim os empenhos são vitais para controlar as perdas dos materiais consumidos pela produção.


É através dos empenhos que o sistema consegue comparar a quantidade efetivamente consumida requisitada para ordem com a quantidade empenhada padrão que deveria ter sido consumida.


Por fim é interessante destacar que o sistema também empenha na ordem os subprodutos e co-produtos.


Os empenhos de subprodutos e co-produto serão fabricados durante o processo produtivo gerando movimentações de entrada no estoque, um comportamento bem diferente dos materiais consumidos no processo produtivo que geram movimentações de saída no estoque.


Veja abaixo um exemplo da tela Empenhos da ordem:


 

Como configurar o sistema para utilizar os empenhos da ordem?


Apresentamos a seguir as principais configurações gerais que devem ser realizadas para utilizar os empenhos da ordem:

  • Prefixo: Informe um prefixo para o código dos empenhos que serão gerados pelo sistema. Por exemplo "EMP ".
  • Número de dígitos: Informe o número de dígitos para geração do código do empenho. Por exemplo, ao informar o valor "6" o código dos empenhos será gerado no padrão "EMP 000001"
  • Índice: Informe o código do próximo empenho que será gerado pelo sistema. Por exemplo, ao informar o valor "1290" o código do próximo empenho a ser gerado será "EMP 001290".
  • Permitir empenhar produtos que não são componentes do produto pai da ordem: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Sim". A opção "Não" deve ser selecionada somente se você desejar que não seja possível empenhar livremente um material na ordem de produção que não esteja previsto na lista de materiais do produto da ordem.
  • Permitir criar empenho manual sem operacao: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Sim". A opção "Não" deve ser selecionada somente se você desejar que não seja possível empenhar livremente um material na ordem de produção sem informar a operação no roteiro da ordem de produção.
  • Bloquear reporte da produção de ordens com empenhos sem requisição: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Não". A opção "Sim" deve ser selecionada somente se você desejar que não seja possível fazer o reporte da produção de uma ordem de produção com pelo menos 1 empenho sem ter sofrido requisição pela produção.
  • Bloquear reporte de subproduto de ordens com empenhos sem requisição: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Não". A opção "Sim" deve ser selecionada somente se você desejar que não seja possível fazer o reporte de subproduto em uma ordem de produção com pelo menos 1 empenho sem ter sofrido requisição pela produção.
  • Bloquear encerramento de ordens com empenhos abertos: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Não". A opção "Sim" deve ser selecionada somente se você desejar que não seja possível encerrar ordens de produção com pelo menos 1 empenho com status "Liberado".
  • Exibir unidades de medida secundárias na tela de empenho: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Não". A opção "Sim" deve ser selecionada somente se a sua empresa controlar a requisição de materiais em unidades de medida secundárias.
  • Bloquear empenho manual de produtos inativos na ordem de produção: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Sim". 
  • Atualização do status dos empenhos com liberação da ordem de produção: Geralmente recomendamos selecionar a opção "Atualizar todos os empenhos com status Liberado". A opção "Atualizar todos os empenhos com status Confirmado" só deve ser utilizada se você desejar fazer a liberação manual dos empenhos da ordem, o que não é recomendável e nem muito comum.
  • Tipo de etiqueta padrão para geração de etiquetas de empenhos: Se desejar gerar etiquetas para os empenhos da ordem, selecione nessa configuração o tipo de etiqueta que será utilizado pelo sistema. A geração de etiquetas de empenhos será explicada na seção "Como gerar etiquetas para os empenhos de uma ordem?".


Como ver os empenhos de uma ordem?


Para ver os empenhos de uma ordem acesse a tela "Ordens", clique na ordem de produção desejada e utilize o submenu "Ver empenhos" para acessar a tela "Empenhos da ordem".


Como exemplo veja na imagem a seguir os empenhos da ordem para fabricar 500 unidades do produto "PA 00031 - Salgado de milho sabor queijo":



Como o sistema controla o status e saldo dos empenhos de uma ordem?


Veja abaixo os status dos empenhos:

  • Planejado: Uma ordem gerada pelo plano de produção e MRP é criada com status "Planejada" e seus empenhos são criados com status "Planejado".
  • Confirmado: Ao confirmar uma ordem com status "Planejada" seu status avança para "Confirmada" e seus empenhos avançam para o status "Confirmado". Uma ordem gerada livremente pelo usuário pode ser criada com status "Confirmada" e seus empenhos com status "Confirmado".
  • Liberado: Ao liberar uma ordem para produção seu status é modificado para "Liberada" e seus empenhos avançam para o status "Liberado". Uma ordem gerada livremente pelo usuário pode ser criada com status "Liberada" e seus empenhos com status "Liberado". Somente empenhos com status "Liberado" podem sofrer requisições pela produção.
  • Encerrado: Ao requisitar os materiais para ordem de produção o usuário decide se irá encerrar o empenho. O empenho só deve ser encerrado quando não for mais preciso requisitar o material para ordem.
  • Cancelado: Ao cancelar uma ordem seu status é modificado para "Cancelada" e seus empenhos têm status modificado para "Cancelado". Também é possível cancelar livremente um empenho quando o material não for mais necessário para ordem.


O saldo do empenho apresenta a quantidade empenhada que está pendente de requisição e é calculado através da fórmula:

  • Saldo do empenho = (Quantidade empenhada) - (Quantidade requisitada)


Quando a quantidade requisitada do empenho é maior ou igual à quantidade empenhada o sistema zera o saldo do empenho independente do seu status.


Quando o empenho é encerrado ou cancelado seu saldo é zerado mesmo que a quantidade requisitada seja menor do que a quantidade empenhada.


Veja abaixo uma imagem da tela de empenhos de uma ordem requisitada parcialmente com os campos "Quantidade empenhada", "Quantidade requisitada", "Saldo do empenho" e "Status" em destaque:



Como editar os empenhos de uma ordem?


Se desejar é possível editar o empenho de uma ordem.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Ver empenhos" para acessar a tela "Empenhos da ordem".


Clique no empenho que deseja editar e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela de edição do empenho como apresentada a seguir:



Todos os campos do empenho da ordem com cor de fundo amarela ou branca podem ser editados.


Como os empenhos são criados a partir dos componentes da lista de materiais do produto da ordem, a tela de edição de empenhos apresenta campos muito parecidos com os campos da tela de adição de componentes à lista de materiais.


Para ver as explicações dos campos da tela de adição de componentes à lista de materiais acesse este artigo.


Clique no botão "Salvar" para salvar a edição do empenho.


Como cancelar os empenhos de uma ordem?


O empenho de uma ordem deve ser cancelado quando você identifica que não vai utilizar o material empenhado na ordem e não deseja excluir o empenho.


Caso o empenho já tenha sofrido uma requisição não será possível cancelá-lo apenas encerrá-lo.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Ver empenhos" para acessar a tela "Empenhos da ordem".


Clique no empenho que deseja cancelar e utilize o submenu "Cancelar" como apresentado na imagem a seguir:



Após clicar no botão "Cancelar" veja que o status do empenho será modificado para "Cancelado".


Se desejar é possível cancelar empenhos em lote.


Para fazer isso selecione os empenhos que deseja cancelar e utilize o botão "Ações > Cancelar empenhos selecionados".


Caso se arrependa do cancelamento de um empenho, clique no empenho e utilize o submenu "Remover cancelamento".


Como encerrar os empenhos de uma ordem?


O empenho de uma ordem deve ser encerrado quando você faz a requisição do material e identifica que não vai mais utilizá-lo na ordem.


Idealmente o empenho deve ser encerrado na tela de requisição de materiais para ordem no momento em que o material está sendo requisitado para ordem.


Entretanto, caso você decida encerrar o empenho após ter feito a requisição do material para ordem, será necessário encerrar o empenho através da tela "Empenhos da ordem".


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Ver empenhos" para acessar a tela "Empenhos da ordem".


Clique no empenho que deseja encerrar e utilize o submenu "Encerrar" como apresentado na imagem a seguir:



Após clicar no botão "Encerrar" veja que o status do empenho será modificado para "Encerrado".


Atenção, só é possível encerrar empenhos liberados e que já tenha sofrido pelo menos 1 requisição pela produção.


Se desejar é possível encerrar empenhos em lote.


Para fazer isso selecione os empenhos que deseja encerrar e utilize o botão "Ações > Encerrar empenhos selecionados".


Caso se arrependa do encerramento de um empenho, clique no empenho e utilize o submenu "Remover encerramento".


Se desejar é possível remover o encerramento de empenhos em lote.


Para fazer isso selecione os empenhos que deseja remover encerramento e utilize o botão "Ações > Remover encerramento de empenhos selecionados".


Como excluir os empenhos de uma ordem?


O empenho de uma ordem deve ser excluído quando você identifica que não vai utilizar o material empenhado na ordem e não deseja cancelar o empenho.


Geralmente recomendamos cancelar o empenho ao invés de excluí-lo.


Caso o empenho já tenha sofrido uma requisição não será possível excluí-lo apenas encerrá-lo.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Ver empenhos" para acessar a tela "Empenhos da ordem".


Clique no empenho que deseja excluir e utilize o submenu "Excluir" como apresentado na imagem a seguir:



Se desejar é possível excluir empenhos em lote.


Para fazer isso selecione os empenhos que deseja excluir e utilize o botão "Excluir".


Como criar empenhos em uma ordem?


Se desejar é possível criar empenhos diretamente em uma ordem.


Essa funcionalidade é importante quando sua empresa precisa requisitar um material para ordem que não foi previsto na lista de materiais do produto.


Para fazer isso acesse a tela "Empenhos" e clique no botão "Criar empenho" para acessar a tela de criação de empenho como apresentada a seguir:



Preencha os campos seguindo as orientações apresentadas a seguir:

  • Código do empenho: Será criado automaticamente pelo sistema.
  • Ordem: Selecione a ordem de produção que deseja empenhar o material.
  • Operação: Se desejar selecione a operação da ordem de produção que o empenho será vinculado.
  • Produto: Selecione o material que será empenhado na ordem.
  • Descrição do produto: Veja a descrição do material que será empenhado na ordem.
  • Tipo de produto: Veja o tipo do produto do material que será empenhado na ordem.  
  • Unidade de medida: Veja a unidade de medida do material que será empenhado na ordem.
  • Informação complementar
  • Lista de materiais: Campo habilitado somente se você estiver empenhando um componente fantasma. Ao empenhar um componente fantasma o sistema empenha todos os componentes da sua lista de materiais.
  • Usa concentração: Marque se o componente utilizar concentração.
  • Unidade de concentração: Selecione a unidade de concentração se o componente utilizar concentração. 
  • Concentração: Informe o valor da concentração se o componente utilizar concentração.
  • Quantidade empenhada: Informe a quantidade que será empenhada.
  • Natureza do consumo: Informe se a natureza do consumo do componente é variável ou fixa em função da quantidade da ordem.
  • Data de emissão: Sistema sugere a data corrente.
  • Data da necessidade: Sistema sugere a data de início planejada da ordem.
  • Empresa: Sistema apresenta a empresa da ordem de produção selecionada.
  • Setor de estoque: Se desejar Informe um setor de estoque preferencial para requisição pela produção.
  • Número de série: Se o material empenhado controlar série é possível informar um número de série neste campo.
  • Lote: Se o material empenhado controlar lote é possível informar um lote neste campo.
  • Opcional: Marque se o material empenhado for opcional.
  • Encerrar empenho?: Marque se desejar que o empenha seja criado com status "Encerrado".
  • Considera empenho no cálculo da qtde empenhada no documento da ordem de produção: Campo criado para atender uma necessidade muito específica, recomendamos não marcar.
  • Empenho não previsto?: Marque esse campo para destacar que o material empenhado não foi previsto pela Engenharia.
  • Posição: Se desejar informe uma posição para o empenho.    
  • Observações    
  • Sofre transferência pela produção no reporte da produção: Recomendamos não marcar.
  • Tipo de movimentação para transferência pela produção: Recomendamos não selecionar.


Todos os demais campos da tela já foram explicados na tela de adição de componentes à lista de materiais.


Os empenhos são criados a partir dos componentes da lista de materiais do produto da ordem, e por isso a tela de criação de empenhos apresenta campos muito parecidos com os campos da tela de adição de componentes à lista de materiais.


Para ver as explicações dos campos da tela de adição de componentes à lista de materiais acesse este artigo.


Clique no botão "Salvar" para criar o empenho.


Após salvar acesse a tela de empenhos da ordem e veja que o empenho foi criado como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Como gerar etiquetas para os empenhos de uma ordem?


Em alguns processos produtivos pode ser importante gerar etiquetas para identificar os materiais empenhados que serão separados pelo Almoxarifado.


Cadastro do layout da etiqueta


O layout da etiqueta do empenho pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.


Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".


Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para etiquetas pesquisando a opção "Etiqueta" no campo "Tipo de layout".


Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).


Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.


Anexamos a esse artigo o layout padrão para a etiqueta de empenho chamado "Etiqueta de empenho".


Cadastro do tipo de etiqueta


Após o cadastro do layout da etiqueta é preciso cadastrar o tipo de etiqueta de empenho.


Todos os tipos de etiquetas gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Tipos de etiquetas".


Nessa tela é possível ver os tipos de etiquetas já cadastrados.


Para cadastrar um novo tipo de etiqueta de empenho clique no botão "Criar tipo de etiqueta".


Na tela de criação de tipo de etiqueta preencha os campos seguindo as orientações a seguir:

  • Tipo de etiquetaInforme um nome para o tipo de etiqueta.
  • OrigemSelecione a origem "Empenho".
  • Ativo?Marque esse campo.
  • LayoutSelecione o layout para geração da etiqueta. 
  • Rotacionar para a vertical?Marque esse campo se desejar que o sistema rotacione a etiqueta para impressão.


Clique em "Salvar".


Veja abaixo uma imagem da tela de criação de tipo de etiqueta com a origem "Empenho" selecionada:



Após salvar, selecione o tipo de etiqueta criado na configuração geral "Tipo de etiqueta padrão para geração de etiquetas de empenhos".


Geração de etiquetas de empenhos


Para gerar etiquetas para empenhos acesse a tela "Ordens", clique na ordem e utilize o submenu "Ver empenhos" para acessar a tela "Empenhos da ordem".


Selecione os empenhos que deseja gerar etiqueta e utilize o botão "Ação > Gerar etiquetas" para acessar a tela "Geração de etiquetas de empenhos da ordem" como apresentada a seguir:



Informe a quantidade de etiquetas que deseja gerar para cada empenho e depois clique no botão "Gerar etiqueta".


Após clicar no botão "Gerar etiqueta" o sistema vai gerar as etiquetas para todos os empenhos da ordem como apresentado na imagem a seguir:



As etiquetas geradas podem ser impressas e coladas nos materiais separados pelo Almoxarifado.


Como gerenciar os empenhos das ordens?


A tela "Empenhos" apresenta todos os empenhos de todas as ordens de produção geradas no sistema.


A partir dessa tela é possível pesquisar um determinado produto e ver os empenhos de todas as ordens que ele está vinculado.


Por exemplo, se você quiser saber todos os empenhos do produto "EMB 00002 - Embalagem do fardo" faça uma pesquisa pelo código do produto "EMB 00002" no campo "Código do produto" e clique no botão "Pesquisar".


Veja abaixo um exemplo dessa pesquisa:



A partir dessa tela é possível fazer várias ações com os empenhos como:

  • Editar
  • Cancelar
  • Encerrar
  • Remover encerramento
  • Excluir


Essas ações podem ser feitas utilizando um submenu ao clicar no empenho ou em lote através do botão "Ações".


Perceba que ao utilizar o submenu editar, você acessa a tela de edição do empenho da ordem, e após salvar a edição, você retorna para a tela "Empenhos".


Por fim, se desejar substituir produtos de empenhos, selecione todos os empenhos que você deseja subsituir e utilize o botão "Ações > Substituir produtos de empenhos selecionados" para acessar a tela apresentada na imagem a seguir:



No campo "Produto" selecione o produto que deverá substituir o produto de todos os empenhos selecionados e depois clique no botão "Salvar".


Após salvar o sistema irá substituir o produto em todos os empenhos selecionados desde que os empenhos não tenham sofrido nenhuma requisição pela produção.