O guia rápido Funções gerais da engenharia tem as seções:


Como gerar o documento pdf da ficha técnica do produto?


Para gerar o documento pdf da ficha técnica do produto acesse a tela "Produtos", clique no produto e utilize o submenu "Gerar documento PDF da ficha técnica do produto".


O layout do documento pdf da ficha técnica do produto pode ser personalizado para atender particularidades da sua empresa.


Para gerar o documento pdf da ficha técnica do produto, como padrão, o sistema considera o layout selecionado na configuração geral "Layout padrão para a ficha técnica do produto".


Se você precisar criar fichas técnicas de produtos com layouts diferenciados é possível definir a ficha técnica no cadastro do produto.


Para fazer isso edite o produto, clique na aba "Engenharia" e selecione o layout desejado para a ficha técnica do produto no campo "Layout padrão para a ficha técnica do produto".


Todos os layouts de documentos pdfs gerados pelo sistema são cadastrados na tela "Layouts".


Nessa tela é possível ver os layouts já cadastrados para ficha técnica do produto pesquisando a opção "Ficha técnica do produto" no campo "Tipo de layout".


Para cadastrar novos layouts no sistema clique no botão "Criar layout", selecione o tipo de layout e faça o upload do arquivo com tipo Jasper Reports (.jrxml).


Após cadastrar o layout da ficha técnica do produto é muito comum ter que cadastrar sublayouts utilizando o submenu "Cadastro de sub-layouts" e o botão "Adicionar sub-layout".


Atenção, recomendamos que a criação e edição de layouts seja feita pelo Analista de Implantação responsável pelo projeto na sua empresa pois essas atividades demandam conhecimento técnico na ferramenta Jasper Reports.


Anexamos a esse artigo o layout padrão para ficha técnica do produto.


O layout padrão anexado é composto de um arquivo principal chamado "Ficha Técnica do  Produto.jrxml" e 4 sub-layouts chamados:

  • Arquivos_Anexos.jrxml
  • Atributos dos componentes.jrxml
  • Operacao.jrxml
  • Info_Complementar.jrxml


Veja abaixo um exemplo do documento pdf da ficha técnica do produto:




Como exportar a ficha técnica do produto para o Excel?


Para exportar a ficha técnica do produto para o Excel acesse a tela "Produtos", clique no produto e utilize o submenu "Exportar lista de materiais para o Excel".


Após utilizar esse submenu o sistema vai abrir a ficha técnica do produto no Excel apresentando as informações de acordo com o layout utilizado.


Veja abaixo um exemplo de ficha técnica do produto exportada para o Excel:



Como copiar um produto?


Para copiar um produto acesse a tela "Produtos", clique no produto e utilize o submenu "Copiar produto" como em destaque na imagem a seguir:



Após clicar nesse submenu você será levado para a tela de criação de um novo produto com o sistema copiando todas as informações do cadastro do produto copiado, exceto:

  • Lista de materiais do produto
  • Roteiro de produção do produto
  • Unidades de medida secundárias do produto
  • Grupos de variáveis do produto


Na tela de criação do novo produto você pode modificar qualquer informação que desejar e em seguida clicar no botão "Salvar" para criar o novo produto.


Essa funcionalidade ajuda muito na criação de novos produtos similares a produtos já criados.


Uma dica interessante é criar um produto template para cada família e(ou) grupo de produto da sua empresa e sempre fazer o cadastro dos novos produtos copiando este produto template.


Como clonar um produto?


Para clonar um produto acesse a tela "Produtos", clique no produto e utilize o submenu "Clonar produto" como em destaque na imagem a seguir:



Após clicar nesse submenu você será levado para a tela de criação de um novo produto com o sistema copiando todas as informações do cadastro do produto copiado, incluindo:

  • Lista de materiais do produto
  • Roteiro de produção do produto
  • Unidades de medida secundárias do produto
  • Grupos de variáveis do produto


Na tela de criação do novo produto você pode modificar qualquer informação que desejar e em seguida clicar no botão "Salvar" para criar o novo produto.


Essa funcionalidade ajuda muito na criação de novos produtos similares a produtos já criados.


Uma dica interessante é criar um produto template para cada família e(ou) grupo de produto da sua empresa e sempre fazer o cadastro dos novos produtos clonando este produto template.


Como a Engenharia pode controlar a liberação de produtos para fabricação?


O setor de Engenharia em uma indústria normalmente é responsável pela elaboração das listas de materiais e roteiros de fabricação dos produtos.


Já vimos em outros artigos desse manual que a elaboração da lista de materiais e do roteiro de produção de todos os produtos fabricados (acabados e semi-acabados) é vital para o bom funcionamento do PCP (Planejamento e Controle da Produção).


Portanto em muitas indústrias pode interessante centralizar no setor de Engenharia a responsabilidade pela liberação dos produtos para fabricação com o sistema bloqueando a criação de ordens de produção para produtos que ainda não foram liberados pela Engenharia.


Vamos entender como fazer isso no sistema.


Como configurar o sistema para criar novos produtos com status da Engenharia aguardando liberação?


O primeiro passo é selecionar a opção "Aguardando liberação" na configuração geral "Status da Engenharia padrão após criação de produto".


Após fazer isso todos os novos produtos cadastrados no sistema serão criados com o "Status da Engenharia" igual à "Aguardando liberação" como em destaque na imagem a seguir.



Como o sistema bloqueia a criação de ordens de produção para produtos com status da Engenharia aguardando liberação?


Ao tentar criar uma ordem de produção para um produto com "Status da Engenharia" igual à "Aguardando liberação" o sistema apresenta uma mensagem de validação com a apresentada a seguir:



Como a Engenharia deve liberar um produto para fabricação?


Após validar as listas de materiais e roteiros de produção dos produtos fabricados, a Engenharia deve acessar a tela "Produtos", marcar os produtos que deseja liberar e utilizar o botão "Ações > Liberar produto" como em destaque na imagem a seguir:



Após clicar nesse botão perceba que o "Status da Engenharia" do produto foi modificado para "Liberado".


Caso a Engenharia se arrependa da liberação de produtos ou deseje revisar produtos é possível remover a liberação de produtos.


Para fazer isso acesse a tela "Produtos", marque os produtos que deseja remover a liberação e utilizar o botão "Ações > Remover liberação do produto" como em destaque na imagem a seguir: