O guia rápido Conciliação bancária com arquivo OFX tem as seções:


O que é uma conciliação bancária com arquivo OFX?


Em primeiro lugar vamos entender o que é uma conciliação bancária.


A conciliação bancária é um processo financeiro com objetivo de avaliar todas as movimentações financeiras no extrato bancário da sua empresa, fazer os lançamentos de recebimentos e pagamentos corretos no sistema baixando contas a receber/pagar, e garantindo a harmonia entre o saldo no extrato bancário e no sistema.


Uma boa conciliação bancária deve garantir que:

  • Todas as movimentações financeiras do extrato bancário foram registradas no sistema.
  • As movimentações financeiras foram registradas corretamente, na data correta, com a classificação correta, e fazendo a baixa das contas a receber/pagar corretas.
  • O saldo ao final do dia no extrato bancário e no sistema estão iguais.


Agora vamos entender o que é arquivo OFX.


O formato OFX é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras muito utilizado pelos bancos.


A sigla OFX significa Open Financial Exchange ou Intercâmbio Financeiro Aberto.


A maioria dos sistemas de internet banking disponibilizam a possibilidade de exportar o extrato bancário para um arquivo no formato OFX trazendo todas as movimentações financeiras da conta corrente.


Esse arquivo pode ser importado para o sistema Nomus importando todas as movimentações financeira para o sistema, que ficam disponíveis para o processo de conciliação bancária.


Como configurar o sistema para utilizar a conciliação bancária com arquivo OFX?


Cadastro de contas bancárias


Acesse a tela Contas bancárias e edite a conta bancária que você deseja configurar para importar o arquivo OFX.


Na tela de edição da conta bancária clique na aba "Arquivo OFX" e preencha os campos:

  • Código identificador da Conta bancária no arquivo OFX: Informe o número da conta corrente da sua empresa, por exemplo "40618". Para confirmar como preencher esse campo, abra um arquivo OFX exportado do internet banking, procure pelo campo <ACCTID> e veja como esse campo é preenchido no arquivo.
  • Método utilizado para descartar lançamentos duplicados na importação de arquivo OFX: Normalmente seleciona-se a opção "Descartar lançamentos com o mesmo "Código identificador", "Data" e "Valor".


Clique em "Salvar".


Veja abaixo uma imagem dessa aba em destaque na tela de edição da conta bancária:



Regras para conciliação bancária automática


O sistema Nomus permite a configuração de regras para o sistema fazer a conciliação bancária e gerar lançamentos financeiros de forma automática.


O campo chave para aplicação das regras é o Histórico do arquivo OFX.


Por exemplo, considere que no extrato do Banco do Brasil, quando uma movimentação financeira tiver o histórico "BB GIRO RÁPIDO", o sistema já pode fazer um lançamento financeiro no padrão abaixo:

  • Classificação: 47.01 - Tarifas
  • Pessoa: Banco do Brasil
  • Forma de pagamento: Transferência Eletrônica


Essa regra pode ser configurado no sistema da forma abaixo:



Para criar um regra de conciliação automática acesse a tela "Regras para conciliação bancária automática".


Clique no botão "Criar nova regra" e preencha os campos:

  • Empresa: Selecione a empresa
  • Conta bancária: Selecione a conta bancária
  • Histórico do extrato bancário importado: Digite o texto do campo histórico do arquivo OFX que servirá como base para aplicação da regra. 
  • Ação: Selecione a ação "Conciliar" ou "Ignorar conciliação". A ação "Ignorar conciliação" normalmente é escolhida para movimentações financeiras de entradas por boletos bancários que serão conciliadas através da importação do arquivo de retorno de cobrança.   
  • Classificação: Informe a classificação financeiro do lançamento que será criado pelo sistema. Essa classificação é uma conta no plano de contas.
  • Pessoa: Informe a pessoa do lançamento financeiro que será criado pelo sistema.
  • Forma de pagamento: Informe a forma de pagamento do lançamento financeiro que será criado pelo sistema.


Clique em "Salvar".


Cadastre no sistema todas as regras que sejam relevantes para automatizar a conciliação bancária da sua empresa.


Como exportar o extrato bancário em arquivo OFX?


O extrato bancário em arquivo OFX geralmente pode ser exportado pelo internet banking da sua empresa com muita facilidade.


No Blog Industrial temos um artigo que explica como fazer essas exportação no:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Caixa Econômica
  • Itaú
  • Santander


Leia este artigo aqui.


Em caso de dúvidas recomendamos que faça contato com o suporte técnico do seu banco para pedir orientações.


Como importar o arquivo OFX do extrato bancário para o sistema?


Importação do arquivo


Salve o extrato bancário em arquivo OFX exportado em uma pasta no Windows.


No sistema Nomus acesse a tela "Importação de extrato bancário" e clique no botão "Importar arquivo OFX".


Selecione o arquivo e clique no botão "Processar".


Após clicar nesse botão o sistema já vai importar todas as informações do seu extrato bancário e vai exibir o arquivo que acabou de ser importado.


Veja abaixo uma imagem da tela "Importação de extrato bancário":


Ver lançamentos de extratos bancários


Após importar o arquivo é possível ver todos os lançamentos do arquivo OFX importados para o sistema.


Para fazer isso clique no arquivo OFX e utilize o submenu "Ver lançamentos gerados no processamento do arquivo OFX".


Após clicar nesse submenu, você será levado para a tela "Lançamentos do arquivo OFX" como na imagem a seguir:



Atenção, neste momento esses lançamentos de arquivo OFX ainda não geraram lançamentos financeiros no módulo Financeiro.


Os lançamentos financeiros só serão gerados na conciliação bancária que será nosso próximo passo.


Para ver todos os lançamentos gerados de todos os arquivos OFX importados para o sistema acesse a tela "Lançamentos de extratos banários importados".


Como fazer a conciliação bancária após a importação do extrato bancário?


Clique no arquivo OFX que você deseja fazer a conciliação bancária e utilize o submenu "Ver conciliação bancária".


Você será levado para a tela "Conciliação bancária" como na imagem a seguir:



Do lado esquerdo dessa tela você vê todos os lançamentos OFX criados pelo sistema na importação do extrato bancário.


Do lado direito da tela, para cada lançamento OFX, o sistema apresenta um quadro para que você faça a conciliação, e após a conciliação, apresenta o lançamento financeiro gerado.


Agora vamos entender a conciliação bancária em detalhes:


Sugestão de conciliação bancária pelo sistema a partir da análise das regras de conciliação automática


Ao acessar a tela de conciliação o sistema tenta sugerir um conciliação automática a partir da análise das regras de conciliação automática.


Para fazer essa sugestão o sistema Nomus avalia o "Histórico" para cada lançamento OFX e tenta localizar esse histórico nas regras de conciliação automática considerando as 2 condições a seguir:

  • Conta bancária do lançamento OFX = Conta bancária da regra de conciliação automática
  • Histórico do lançamento OFX = Histórico da regra de conciliação automática


Veja abaixo um exemplo de sugestão de conciliação com uma regra de conciliação automática com ação "Conciliar".



Ao confirmar uma conciliação com ação "Conciliar" o sistema gera um recebimento/pagamento vinculado com o lançamento OFX e muda o status do lançamento OFX para Conciliação confirmada.


Agora veja abaixo um exemplo de sugestão de conciliação com uma regra de conciliação automática com ação "Ignorar conciliação".



Ao confirmar uma conciliação com ação "Igonorar" o sistema não gera nenhum lançamento financeiro e muda o status do lançamento OFX para Conciliação ignorada.


Sugestão de conciliação bancária pelo sistema a partir da análise de contas a receber/pagar a recebimentos/pagamentos


Ao acessar a tela de conciliação o sistema tenta sugerir um conciliação automática a partir da análise do lançamento OFX, as contas a receber/pagar e os recebimentos/pagamentos registrados no sistema.


Para fazer a sugestão o sistema Nomus considera:

  • 1) Contas a receber/pagar com status "Pendente", com "Conta bancária" = "Conta bancária da conciliação", com "Saldo a receber/pagar" = "Valor do lançamento OFX" e com "Data do agendamento" = "Data do lançamento OFX". 
  • 2) Recebimentos/pagamentos "não conciliados", com "Conta bancária" = "Conta bancária da conciliação", com "Valor recebido/pago" = "Valor do lançamento OFX", e com "Data do recebimento/pagamento" = "Data do lançamento OFX". 


Se o sistema encontra 1 única sugestão de conciliação, essa sugestão já é apresentada para o usuário confirmar.


Se o sistema encontra mais de 1 sugestão de conciliação, todas as sugestões são apresentadas em uma combo para que o usuário escolha qual é a sugestão correta.


Veja abaixo um exemplo de sugestão de conciliação com uma conta a receber:



Ao confirmar uma conciliação o sistema faz as seguintes ações:

  • Sugestão de conciliação bancária para conta a receber/pagar: Gera o recebimento/pagamento vinculado à conta a receber/pagar, força a baixa da conta a receber/pagar e vincula o lançamento OFX com o recebimento/pagamento.
  • Sugestão de conciliação bancária para recebimento/pagamento: Vincula o lançamento OFX com o recebimento/pagamento.


Em ambos os casos o sistema muda o status do lançamento OFX para Conciliação confirmada.


Conciliação utilizando o botão Novo Lançamento


Ao clicar no botão "Novo lançamento" o sistema abre um quadro para que seja possível registrar um recebimento, pagamento ou transferência como na imagem a seguir:



Esse quadro deve ser preenchido como se você estivesse criando um recebimento, pagamento ou transferência livremente no sistema.


O campo "Deseja que o sistema sugira esse lançamento na próxima conciliação?" deve ser marcado caso você deseje criar uma nova regra para conciliação automática para esse lançamento financeiro.


Uma questão importante aqui é que o sistema permite adicionar mais de 1 lançamento financeiro para o mesmo lançamento OFX.


Ao confirmar a conciliação o sistema valida se:

  • Valor do lançamento OFX = Somatório do valor de todos os lançamentos financeiros.


Obs: recebimentos tem valores positivos e pagamentos valores negativos.


Caso a conciliação financeira seja confirmada o sistema gera os recebimentos/pagamentos vinculados com o lançamento OFX e muda o status do lançamento OFX para Conciliação confirmada.


Conciliação utilizando o botão Localizar lançamentos


Ao clicar no botão "Localizar lançamentos" o sistema abre um quadro para que seja possível localizar agendamentos (contas a receber/pagar), lançamentos (recebimentos/pagamentos) ou transferências, como na imagem a seguir:



Na aba "Agendamentos" o sistema filtra:

  • Conta bancária da conta a receber/pagar = Conta bancária da conciliação bancária.
  • Conta a receber/pagar com status "Pendente".


Ao confirmar uma conciliação com um agendamento o sistema gera o recebimento/pagamento vinculado à conta a receber/pagar, força a baixa da conta a receber/pagar, vincula o lançamento OFX com o recebimento/pagamento e muda o status do lançamento OFX para Conciliação confirmada.


Na aba "Lançamentos" o sistema filtra:

  • Conta bancária do recebimento/pagamento = Conta bancária da conciliação bancária.
  • Recebimento/pagamento não conciliados.


Na aba "Transferências" o sistema filtra:

  • Conta bancária do recebimento/pagamento = Conta bancária da conciliação bancária.
  • Recebimento/pagamento não conciliados.


Ao confirmar uma conciliação com um lançamento ou transferência o sistema vincula o lançamento OFX com o recebimento/pagamento e muda o status do lançamento OFX para Conciliação confirmada.


Como saber se concluí a conciliação bancária?


A conciliação de um arquivo OFX está finalizada quando todos os lançamentos OFX estão com o status "Conciliação confirmada" ou "Conciliação ignorada".


Na tela "Importação de extrato bancário" é possível avaliar o "Status da conciliação bancária" com 3 opções:

  • Pendente: Nenhum lançamento do OFX foi conciliado ou ignorado.
  • Parcialmente Concluída: Pelo menos 1 lançamento do OFX foi conciliado ou ignorado.
  • Totalmente Concluída: Todos os lançamentos do OFX foram conciliados ou ignorados.


Como avaliar as conciliações OFX no relatório Extrato?


Após concluir a conciliação é uma boa prática confirmar se o saldo da conta bancária no sistema está alinhado com o saldo no extrato bancário no Internet Banking.


Para fazer isso acesse o relatório "Extrato" e selecione:

  • Empresa
  • Conta bancária
  • Data inicial
  • Data final


Avalie o saldo ao final de cada dia e confirme se está igual ao saldo no extrato bancário no Internet Banking.


Se precisar entender a origem de um lançamento gerado a partir de um arquivo OFX clique no ícone verde "Conciliado a partir da importação de arquivo OFX" para o sistema abrir um quadro detalhando a conciliação como na imagem a seguir:



Como corrigir uma conciliação bancária?


Para corrigir uma conciliação bancária acesse a tela "Importação de extrato bancário", pesquise pelo arquivo OFX que deseja corrigir e utilize o submenu "Ver conciliação bancária".


Localize o lançamento financeiro que você deseja corrigir e utilize o botão "Desfazer conciliação" com em destaque na imagem a seguir:


Atenção, esse botão só fica disponível para lançamentos OFXs com status "Conciliação Confirmada" ou "Conciliação Ignorada". 


Ao desfazer a conciliação de um lançamento OFX com status "Conciliação Confirmada" o sistema:

  • Exclui os recebimentos/pagamentos gerados
  • Atualiza o status e saldo das conta a receber/pagar vinculadas
  • Modifica o status do lançamento OFX para "Conciliação Pendente"


Ao desfazer a conciliação de um lançamento OFX com status "Conciliação Ignorada" o sistema:

  • Modifica o status do lançamento OFX para "Conciliação Pendente"


Caso você não saiba qual arquivo OFX deve ser corrigido recomendamos acessar a tela "Lançamentos de arquivo OFX" e utilizar os campos de pesquisa como "Data" e "Valor" para localizar o lançamento OFX.


Após localizar o lançamento OFX você conseguirá descobrir o código do arquivo OFX na coluna "Código do arquivo OFX".


Sabendo o código do arquivo OFX você consegue localizá-lo na tela "Importação de extrato bancário".