O guia rápido de "Notas fiscais destinadas" tem as seções:


ÍNDICE


O que são as notas fiscais destinadas?


As notas fiscais destinadas são todas as NF-es emitidas por terceiros contra os CNPJs das suas empresas cadastradas no sistema.


O sistema Nomus pode ser configurado para importar as NF-es destinadas na SEFAZ


Após a importação é possível manifestar as NF-es destinadas registrando:

  • Conhecimento da operação
  • Desconhecimento da operação
  • Confirmação da operação
  • Operação não realizada


Após a manifestação é possível fazer o download do DANFE e XML das NF-es destinadas, e com o arquivo XML, é possível gerar os documentos de entrada com muita agilidade.


Veja abaixo um exemplo da tela "Notas fiscais destinadas":



Como configurar o sistema para importar notas fiscais destinadas?


Para importar notas fiscais destinadas suas empresas devem estar cadastradas no sistema e configuradas para gerar NF-e.


Logo para configurar o sistema para importar notas fiscais destinadas, basta seguir as instruções para configuração do sistema para gerar NF-e que foram apresentadas no guia rápido "NF-e" na seção "Como configurar o sistema para gerar NF-e?".


Para acessar o guia rápido "NF-e" clique neste link.


Como importar notas fiscais destinadas?


Para importar as notas fiscais destinadas acesse a tela "Notas fiscais destinadas".


Se tiver alguma importação em andamento, o sistema apresentará uma mensagem informando que há uma importação em andamento e quando ela foi iniciada.


Quando há uma importação em andamento, é preciso aguardar que essa importação seja finalizada antes de iniciar uma nova importação.


Se não tiver uma importação em andamento, o sistema apresentará uma mensagem informando que não há importação em andamento e quando foi finalizada a última importação.


Para fazer uma nova importação clique no botão "Importar NF-es destinadas".


Ao clicar nesse botão o sistema abre um quadro como apresentado a seguir:



Neste quadro você seleciona se deseja importar as NF-es destinadas emitidas a partir da data da última importação ou a partir de uma data inicial informada.


Geralmente a opção mais comum é importar as NF-es destinadas emitidas a partir da data da última importação.


Escolha a opção desejada e clique no botão "Importar".


Ao clicar nesse botão o sistema Nomus busca no servidor da SEFAZ todas as NF-es destinadas emitidas.


Por fim, é possível ver todo o histórico de importações de NF-es destinadas clicando no botão "Ver histórico de importações".


Como manifestar notas fiscais destinadas?


As NF-es destinadas são importadas para o sistema Nomus com o status "Não manifestada".


Após a importação você deve manifestar as NF-es destinadas.


A manifestação da NF-e é um processo que permite o destinatário apresentar sua posição sobre a NF-e emitida contra o seu CNPJ de 4 formas possíveis:

  • Conhecimento da operação
  • Desconhecimento da operação
  • Confirmação da operação
  • Operação não realizada


Antes de manifestar uma NF-e destinada, recomendamos utilizar o submenu "Ver resumo da NF-e destinada", para ver as informações básicas da NF-e que foi emitida contra o CNPJ da sua empresa e avaliar se tem conhecimento da operação.


Para manifestar as NF-es destinadas, selecione as NF-e que deseja manifestar e clique no submenu "Manifestar NF-e destinada" para acessar a tela apresentada a seguir:


 

Nessa tela você poderá manifestar as NF-es destinadas de 4 formas possíveis:

  • Conhecimento da operação: A utilização desse evento é opcional. Utilizando este evento você declara que tem ciência da existência da operação, mas ainda não tem elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva. Ao manifestar conhecimento da operação, você consegue importar o XML e DANFE da NF-e, mas fica com a pendência de apresentar uma manifestação conclusiva para a NF-e destinada.
  • Desconhecimento da operação: Utilizando este evento você informa seu desconhecimento de uma determinada operação.
  • Confirmação da operação: Utilizando este evento você confirma a ocorrência da operação e o recebimento da mercadoria. Para situações de devolução total ou parcial das mercadorias, também poderá ser gerado o evento de confirmação de operação. Após a confirmação da operação , a empresa emitente fica automaticamente impedida de cancelar a NF-e.
  • Operação não realizada: Utilizando este evento você declara que a operação não foi realizada, com recusa do recebimento da mercadoria e outros, e informa a justificativa de porque a operação não se realizou.


Ao solicitar a manifestação de uma NF-e, o sistema Nomus pode identificar que a NF-e já foi manifestada em outro sistema, por exemplo, pelo software contábil utilizado pelo Contador da sua empresa.


Nesse caso, você não poderá manifestar a NF-e novamente no sistema Nomus.


É importante ter atenção com os prazos para manifestação de NF-e.


Na tabela abaixo são apresentados os prazos máximos para manifestação após a emissão da NF-e pelo fornecedor:


Por fim é importante saber que é possível manifestar NF-es em lote.


Para fazer isso selecione uma ou mais NF-es destinadas e clique no botão "Manifestar".


Como ver o XML e DANFE das NF-es destinadas?


Após manifestar a NF-e destinada, você poderá importar o XML e DANFE da NF-e na SEFAZ.


Para fazer isso clique na NF-e destinada e utilize o submenu "Importar XML da NF-e".



Atenção o XML fica disponível para download na SEFAZ por 90 dias a partir da autorização da NF-e.


Se a sua manifestação inicial foi "Conhecimento da operação", essa manifestação não é conclusiva, e você poderá avaliar o XML e DANFE para entender a operação realizada com mais detalhes, e apresentar uma manifestação conclusiva como Confirmação da operação, Desconhecimento da operação ou Operação não realizada.


Em algumas situações pode ocorrer do sistema não conseguir importar o XML da NF-e na SEFAZ, por exemplo, por alguma indisponibilidade momentânea do servidor da SEFAZ.


Nesse caso, você deverá utilizar o submenu "Importar XML da NF-e" para que o sistma Nomus faça uma nova consulta na SEFAZ.


Caso não consiga fazer fazer a importação após algumas tentativas recomendamos fazer contato com o Suporte da Nomus para pedir ajuda.


Como gerar documentos de entrada a partir de notas fiscais destinadas?


Após a importação do XML da NF-e destinada é possível gerar o documento de entrada a partir da NF-e destinada.


Para isso, selecione as NF-es destinadas que deseja gerar documento de entrada e clique no botão "Gerar documento de entrada" como na imagem a seguir:



Atenção, antes de gerar o documento de entrada, recomendamos que avalie se o fornecedor e transportadora já foram criados no cadastro de pessoas do sistema Nomus, com o campo CNPJ e Inscrição Estadual preenchidos.


O correto preenchimento dos campos CNPJ e Inscrição Estadual é fundamental para o sistema localizar as pessoas corretamente na geração do documento de entrada.


Além disso, recomendamos também que avalie se todos os produtos da NF-e destinada já foram cadastrados corretamente no sistema Nomus, para que o sistema consiga localizá-los.


O cadastro completo do produto no sistema incluí:

  • O relacionamento do produto com a pessoa do fornecedor da NF-e destinada.
  • A definição do código do produto no fornecedor da NF-e destinada.
  • A definição da unidade de medida do produto no fornecedor. Caso a unidade de medida utilizada pelo seu fornecedor seja diferente da unidade de medida utilizada por sua empresa para controlar o estoque do produto, será necessário cadastrar uma unidade de medida secundária para o produto e informar seu fator de conversão para a unidade de medida principal.

Como exportar as notas fiscais destinadas?


Clique no botão "Exportar NF-es destinadas" para acessar a tela de exportação de NF-es destinadas como na imagem a seguir:



Preencha os campos:

  • Empresa
  • Data de emissão inicial da NF-e
  • Data de emissão final da NF-e


Clique no botão "Exportar".


O sistema vai gerar um arquivo zip com o arquivo XML das NF-es destinadas importadas.


Recomendamos combinar com o Contador responsável pela escrituração contábil da sua empresa uma rotina para exportação desse arquivo zip.


Atualmente a grande maioria dos softwares contábeis disponíveis no mercado já tem capacidade de importar o XML das NF-es emitidas contra o CNPJ da sua empresa.


Portanto é muito comum o Contador não precisar receber esse arquivo zip com as NF-es destinadas.