O guia rápido para desconto de duplicatas tem as seções:

  • O que é desconto de duplicatas
  • Visão geral do processo de desconto de duplicatas
  • Cadastro de bancos
  • Cadastro de contas bancárias
  • Cadastro de convênios bancários
  • Cadastro de códigos de movimentos de remessa e retorno
  • Geração de borderôs de desconto de duplicatas
  • Confirmação do borderô de desconto de duplicatas
  • Retorno de desconto de duplicatas

O que é o desconto de duplicatas?

 

O desconto de duplicata é uma operação financeira de curto prazo (empréstimo) na qual a empresa obtém recursos financeiro perante a instituições financeiras como bancos, factorings, FDICs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) ou fintechs.


Nessa operação a instituição financeira compra à vista as duplicatas a receber geradas pela empresa nas vendas à prazo, descontando as despesas bancárias, IOF e juros pelo período a transcorrer entre a data do desconto e a data de vencimento dos títulos, e repassa o valor líquido à empresa tomadora do empréstimo.


O valor líquido repassado pela empresa tomadora do empréstimo é calculado como:


Valor líquido = (Valor de face) - (Valor de IOF) - (Valor de juros) - (Valor de despesas bancárias)


No desconto de duplicatas com instituições financeiras geralmente há 2 modalidades:

  • 1) Sem transferência de riscos e benefícios para a instituição financeira
  • 2) Com transferência de riscos e benefícios para a instituição financeira


1) Sem transferência de riscos e benefícios para a instituição financeira


Quando a duplicata a receber é liquidada na data do vencimento, a instituição financeira fica com o valor pago.


Quando a duplicata a receber não é liquidada na data do vencimento, a empresa tomadora do empréstimo é obrigada a recomprar a duplicata pelo valor de face, e assume a cobrança do cliente em atraso.


2) Com transferência de riscos e benefícios para a instituição financeira


Quando a duplicata a receber é liquidada na data do vencimento, a instituição financeira fica com o valor pago.


Quando a duplicata a receber não é liquidada na data do vencimento, a instituição financeira assume a cobrança do cliente em atraso.


Visão geral do processo de desconto de duplicatas


O processo de desconto de duplicatas pode ser subdividido em 3 etapas:

  • 1) Geração do borderô de desconto de duplicatas
  • 2) Confirmação do borderô de desconto de duplicatas
  • 3) Retorno de desconto de duplicatas


1) Geração do borderô de desconto de duplicatas


As duplicatas que serão descontadas são enviadas para a instituição financeira através de um borderô.


O borderô é o arquivo que aglutina todas as contas a receber que serão descontadas na instituição financeira.


É possível descontar duplicatas independente da forma de pagamento, como boleto bancário, cheque ou transferência bancária.


No sistema Nomus o borderô pode ser gerado a partir de contas a receber ou boletos bancários, e após a geração do borderô, este deve ser enviado para a instituição financeira. 


Geralmente é possível fazer um acordo com a instituição financeira para decidir quem ficará responsável por enviar os boletos bancários para os clientes.


O envio de borderôs gerados a partir de boletos bancários pode ser feito através do padrão CNAB, já o envio de borderôs gerados a partir de contas a receber deve ser feito manualmente.


2) Confirmação do borderô


Após envio do borderô para a instituição financeira, sua empresa deve acompanhar com a instituição financeira quais títulos tiveram o desconto de duplicatas aprovado ou reprovado.


Após a aprovação do desconto da duplicata, a instituição financeira transfere o valor líquido do borderô diretamente para a conta da empresa tomadora do empréstimo, descontando juros, IOF e taxas bancárias. 


3) Retorno de desconto de duplicatas


Quando o processo de desconto de duplicatas tem a modalidade "Sem transferência de riscos e benefícios para a instituição financeira" é importante que a empresa tomadora do empréstimo acompanhe o retorno das duplicatas descontadas.


Quando a duplicata descontada é liquidada no prazo pelo cliente, o retorno é a confirmação da liquidação da duplicata.


Quando a duplicata descontada não é liquidada no prazo pelo cliente, o retorno é a recompra da duplicata pela empresa tomadora do empréstimo.


Cadastro de bancos


No cadastro de bancos sua empresa deve criar 1 banco para cada instituição financeira utilizada para fazer desconto de duplicatas.


Para cadastrar um banco acesse a tela "Bancos" e clique no botão "Criar banco".


Após criar o banco, clique no submenu "Cadastrar códigos de movimentos de remessa/retorno para desconto de duplicatas".


Ao clicar nesse submenu o sistema vai cadastrar os seguintes códigos de movimentos de remessa e retorno para desconto de duplicatas para o banco:

  • Tipo = Remessa de desconto de duplicata | Nome = Desconto de duplicata | Código = 01
  • Tipo = Retorno de desconto de duplicata | Nome = Desconto de duplicata confirmado | Código = 02 
  • Tipo = Retorno de desconto de duplicata  | Nome = Desconto de duplicata rejeitado | Código = 03
  • Tipo = Retorno de desconto de duplicata  | Nome = Liquidação de duplicata descontada | Código = 06
  • Tipo = Retorno de desconto de duplicata | Nome = Recompra de duplicata descontada | Código = 99


Mais a frente vamos entender o papel dos movimentos de remessa/retorno no processo de desconto de duplicatas.


Esses códigos podem ser editados e modificados de acordo com o padrão adotado pela instituição financeira.


Cadastro de contas bancárias


No cadastro de contas bancárias sua empresa deve criar 1 conta bancária para cada instituição financeira utilizada para fazer desconto de duplicatas.


Para cadastrar uma conta bancária acesse a tela "Contas bancárias" e clique no botão "Criar conta bancária".


Ao cadastrar a conta bancária preencha os campos conforme orientações abaixo:

  • Conta bancária: Nome da instituição financeira.
  • Empresa: Selecione a empresa principal para desconto de duplicata.
  • Nome do banco: Selecione o banco que você cadastrou para instituição financeira
  • Tipo de conta: Selecione o tipo "Desconto de duplicata".

Cadastro de convênios bancários


No cadastro de convênios bancários sua empresa deve criar 1 convênio bancário para cada instituição financeira utilizada para fazer desconto de duplicatas.


Para cadastrar um convênio bancário acesse a tela "Convênios bancários" e clique no botão "Novo convênio bancário".


Ao cadastrar o convênio bancário preencha os campos conforme orientações abaixo:


Aba Geral

  • Código interno do convênio bancário: Definir um código interno.
  • Tipo de serviço: Escolher a opção "99 - Desconto de duplicata".
  • Conta bancária: Selecionar a conta bancária criada para o tipo de conta "Desconto de duplicata".


Os demais campos dessa aba, como "Carteira", "Variação da carteira", "Número do convênio", etc, só devem ser preenchidos caso a sua empresa vá gerar os boletos bancários e(ou) arquivo CNAB para as contas a receber descontadas.


Abas "Número do documento", "Instruções do boleto bancário", "Desconto, multa e juros", "Arquivos de remessa", "Arquivos de retorno", "Avançado"


Os campos dessas abas só devem ser preenchidos caso a sua empresa vá gerar os boletos bancários e(ou) arquivo CNAB para as contas a receber descontadas.


Aba Desconto de duplicata


Converse com a instituição financeira que você fará o desconto de duplicatas e preencha os campos abaixo:


Risco

  • Cessão do risco da inadimplência para a instituição financeira: Marcar esse campo se o risco da inadimplência for cedido para instituição financeira.


Juros

  • Taxa de juros mensal (%)
  • Float (dias)
  • Ajuste da data de vencimento 


IOF

  • IOF flat (%)
  • IOF diário (%)


Taxas

  • Taxa percentual (%)
  • Taxa por borderô
  • Taxa por duplicata


Geração do borderô

  • Geração do borderô a partir de: Selecione a opção "Contas a receber" ou "Boletos bancários".


Confirmação do borderô

  • Gera pagamentos para juros, IOF e taxas: Marque esse campo apenas se desejar que o sistema gere lançamentos de pagamentos para juros, IOF e taxas. A marcação desse campo habilita os campos apresentados a seguir.
  • Classificação financeira do pagamento de juros
  • Classificação financeira do pagamento de IOF
  • Classificação financeira do pagamento de taxas
  • Pessoa corresponde à instituição financeira


Retorno de desconto de duplicatas

  • Registrar retornos de desconto de duplicatas a partir de: Selecione as opções "Contas a receber" ou "Arquivos CNAB"


Lançamentos financeiros

  • Conta bancária padrão para lançamentos financeiros: A conta bancária selecionada é sugerida pelo sistema para gerar os lançamentos financeiros na confirmação do borderô e na recompra da duplicata. A "Classificação financeira" do recebimento gerado no desconto de duplicatas é a classificação da conta a receber.

Cadastro de códigos de movimentos de remessa e retorno


O cadastro de movimentos de remessa e retorno para desconto de duplicatas pode ser feito de forma facilitada clicando no banco cadastrado para a instituição financeira e selecionando o submenu "Cadastrar códigos de movimentos de remessa/retorno para desconto de duplicatas".


Outra opção é cadastrar esses códigos diretamente na tela "Códigos de movimentos de remessa/retorno".


Para cadastrar movimentos de remessa e retorno para desconto de duplicatas, acesse a tela "Códigos de movimentos de remessa/retorno" e clique no botão "Novo código de movimento de remessa/retorno".


Cadastre os seguintes códigos de movimento de remessa/retorno para cada banco:


Desconto de duplicata

  • Tipo de movimento: Selecione a opção "Remessa de desconto de duplicada".
  • Nome do movimento: Selecione a opção "Desconto de duplicata".
  • Código do movimento: Informe o código do movimento.


Desconto de duplicata confirmado

  • Tipo de movimento: Selecione a opção "Retorno de desconto de duplicada".
  • Nome do movimento: Selecione a opção "Desconto de duplicata confirmado".
  • Código do movimento: Informe o código do movimento.


Desconto de duplicata rejeitado

  • Tipo de movimento: Selecione a opção "Retorno de desconto de duplicada".
  • Nome do movimento: Selecione a opção "Desconto de duplicata rejeitado".
  • Código do movimento: Informe o código do movimento.


Liquidação de duplicata descontada

  • Tipo de movimento: Selecione a opção "Retorno de desconto de duplicada".
  • Nome do movimento: Selecione a opção "Liquidação de duplicata descontada".
  • Código do movimento: Informe o código do movimento.


Recompra de duplicata descontada

  • Tipo de movimento: Selecione a opção "Retorno de desconto de duplicada".
  • Nome do movimento: Selecione a opção "Recompra de duplicata descontada".
  • Código do movimento: Informe o código do movimento.

Geração de borderôs de desconto de duplicatas


Para gerar o borderô de desconto de duplicatas, acesse a tela "Borderôs de desconto de duplicatas" e clique no botão "Novo borderô de desconto de duplicatas".


Informações gerais


Na aba "Informações gerais" preencha os campos:

  • Empresa
  • Conta bancária: Essa é a conta cadastrada para instituição financeira que você fará o desconto de duplicatas
  • Convênio
  • Geração do borderô a partir de: Selecione a opção "Contas a receber" ou "Boletos bancários"


Ao selecionar a opção "Contas a receber" clique no botão "Selecionar contas a receber" para escolher as contas a receber que serão incluídas no borderô.


No quadro para seleção das contas o sistema filtra contas a receber com as características abaixo:

  • Tipo diferente de "Prevista"
  • Status = Aberto
  • Conta ainda não foi descontada.
  • Conta não está vencida - Data de vencimento > Data corrente
  • Conta ainda não teve nenhum recebimento


Ao selecionar a opção "Boletos bancários" clique no botão "Carregar movimentos de remessa pendentes de envio" para escolher os movimentos de remessa que serão incluídas no borderô.


No quadro para seleção dos movimentos de remessa o sistema filtra todos os movimentos de remessa ainda não vinculados com nenhum arquivo de remessa.


Simulação


Na aba "Simulação" clique no botão "Simular" para simular o borderô e analisar o demonstrativo abaixo:


Valor de face

( - ) Juros

( - ) IOF Total

( - ) Taxas

( = ) Valor líquido da operação


Salvar borderô


Clique no botão "Salvar" para salvar o borderô.


Ao salvar o borderô, o borderô é criado com o status "Aguardando envio", e o sistema gera 1 movimento de remessa de "Desconto de duplicata" para cada conta a receber incluída no borderô.


Nesse momento todas as contas vinculadas com o borderô ficam assim:

  • Status: Pendente
  • Saldo a receber: Total
  • Status do desconto da duplicata: Desconto de duplicata aguardando confirmação


Gerar arquivo de remessa


Após salvar o borderô, caso o borderô seja gerado a partir de boletos bancários, é possível clicar no borderô e selecionar o submenu "Gerar arquivo de remessa".

Ao clicar nesse submenu o sistema gera o arquivo de remessa no padrão CNAB configurado no cadastro do convênio bancário.


Registrar envio do borderô


Ao clicar em um borderô com status "Aguardando envio" é possível clicar no submenu "Registrar envio".


Ao clicar nesse submenu o sistema modifica o status do borderô para "Enviado".


Confirmação do borderô de desconto de duplicatas


Clique em um borderô de desconto de duplicatas com o status "Enviado" e selecione o submenu "Confirmar borderô" para acessar a tela "Confirmação do borderô de desconto de duplicatas".


No quadro "Parâmetros do borderô" veja os parâmetros que foram utilizados para calcular o borderô.


No quadro "Demonstrativo do borderô" veja os valores de face, juros, IOF, taxas e valor líquido calculados pelo sistema, de acordo com os parâmetros do borderô, e os valores praticados pela instituição financeira, que podem ser editados caso sejam diferentes dos valores calculados pelo sistema.


No quadro "Parâmetros para edição do borderô" informe como deseja informar os campos juros, IOF e taxas, selecionando uma das 3 opções abaixo:

  • Considerar valor calculado pelo sistema
  • Digitar valor de cada conta a receber: Essa opção habilita o campo em cada conta a receber.
  • Digitar valor total do borderô: Essa opção habilita o campo no quadro "Demonstrativo do borderô".


A coluna "Aprovada" deve ser marcada em todas as contas a receber que tiverem desconto de duplicata aprovado.


Selecione a conta que irá receber os lançamentos financeiros no campo "Conta bancária para lançamentos financeiros".


Clique no botão "Confirmar borderô" para confirmar o borderô.


Após confirmar o borderô o sistema modifica o status do borderô para "Confirmado", gera os lançamentos financeiros, movimentos de retorno e modifica os status das contas a receber.


Lançamentos financeiros


Os lançamentos financeiros são gerados apenas para as contas a receber aprovadas no desconto de duplicatas.


O sistema tem 2 métodos possíveis para gerar os lançamentos financeiros de acordo com a configuração "Gera pagamentos para juros, IOF e taxas".


Se o campo "Gera pagamentos para juros, IOF e taxas" está desmarcado, o sistema:

  • Gera um recebimento em todas as contas a receber com o '''valor líquido''.
  • Registra os valores de "Juros no desconto de duplicata", "IOF" e "Taxa no desconto de duplicata" vinculados ao recebimento.


Se o campo "Gera pagamentos para juros, IOF e taxas" está marcado, o sistema:

  • Gera um recebimento em todas as contas a receber com o ''valor de face''.
  • Gera 1 pagamento para Juros, IOF e Taxa bancária de acordo com as classificações financeiras e a pessoa da instituição financeira definidas no convênio bancário vinculado ao borderô.


Movimentos de retorno


O sistema gera um movimento de retorno "Desconto de duplicata reprovado" para todas as contas a receber reprovadas no desconto de duplicatas.


O sistema gera um movimento de retorno "Desconto de duplicata aprovado" para todas as contas a receber aprovadas no desconto de duplicatas.


Saldo e status das contas a receber


O sistema modifica o saldo e status das contas a receber vinculadas ao borderô.


As contas a receber rejeitadas no desconto de duplicatas ficam assim:

  • Status: Pendente
  • Saldo a receber: Total
  • Status do desconto da duplicata: Desconto de duplicata reprovado


As contas a receber aprovadas no desconto de duplicatas com risco não transferido para o banco ficam assim:

  • Status: Baixada
  • Saldo a receber: Zero
  • Status do desconto da duplicata: Desconto de duplicata aprovado sem risco


As contas a receber aprovadas no desconto de duplicatas com risco transferido para o banco ficam assim:

  • Status: Baixada
  • Saldo a receber: Zero
  • Status do desconto da duplicata: Desconto de duplicata aprovado com risco


Estornar confirmação de borderô


Ao clicar em um borderô de desconto de duplicata com o status "Confirmado", o sistema apresenta o submenu "Estornar confirmação do borderô".


Ao clicar nesse submenu, o sistema apagar todos os movimentos de retorno e lançamentos financeiros gerados na confirmação do borderô.


Retorno de desconto de duplicatas


Para registrar um retorno de desconto de duplicatas acesse a tela "Retorno de desconto de duplicatas" e clique no botão "Novo retorno".


Preencha os campos:

  • Empresa
  • Conta bancária: Essa é a conta cadastrada para instituição financeira que você fez o desconto de duplicatas
  • Convênio bancário
  • Registrar retornos de desconto de duplicatas a partir de: Selecione a opção "Contas a receber" ou "Arquivos de retorno"
  • Data do movimento
  • Conta bancária para lançamentos financeiros: Essa é a conta bancária aonde serão gerados os lançamentos de recompra de duplicatas que não foram liquidadas na data de vencimento.


Registrar retornos de desconto de duplicatas a partir de Contas a receber


Na modalidade de retorno de desconto de duplicatas a partir de "Contas a receber", clique no botão "Selecionar contas a receber" para escolher as contas a receber que tiveram retorno.


Ao clicar nesse botão o sistema abre um quadro que exibe as contas a receber com as seguintes características:

  • Empresa da conta a receber = Empresa do arquivo de retorno
  • Conta bancária da conta a receber = Conta do arquivo de retorno
  • Convênio da conta a receber = Convênio do arquivo de retorno
  • Status do desconto de duplicata da conta a receber = Desconto de duplicada aprovado


Após selecionar as contas a receber que tiverem retorno, você deverá marcar a coluna "Liquidar" para todas as contas liquidadas e marcar a coluna "Recomprar" para todas as contas recompradas.


Registrar retornos de desconto de duplicatas a partir de Arquivos de retorno


Na modalidade de retorno de desconto de duplicatas a partir de "Arquivos de retorno", clique no botão "Arquivo" para selecionar o arquivo de retorno.


Clique no botão "Salvar" para o sistema processar o arquivo de retorno.


Após processar o arquivo de retorno clique no botão "Ver conciliação bancária".


Nessa tela o sistema sugere os movimentos de retorno "Liquidação de duplicata descontada" e "Recompra de duplicata descontada" de acordo com os códigos de movimento de retorno do arquivo CNAB.


Lançamentos financeiros, movimentos de retorno e status das contas a receber


Para as contas a receber liquidadas o sistema executa as ações apresentadas a seguir:

  • Grava o movimento de retorno "Liquidação de duplicata descontada" vinculado à conta a receber.
  • Modifica o status de desconto de duplicata da conta para "Desconto de duplicata liquidado".
  • Mantém o status da conta a receber "Baixada".


Para as contas a receber recompradas o sistema executa as ações apresentadas a seguir:

  • Grava o movimento de retorno "Recompra de duplicata descontada" vinculado à conta a receber.
  • Modificar o status de desconto da duplicata da conta para "Desconto de duplicata em cobrança"
  • Modifica o status da conta a receber para "Pendente".
  • Define Valor recebido = 0 para a conta a receber.
  • Define Saldo a receber = Valor a receber para a conta a receber.
  • Gera um pagamento com o valor de face da conta a receber e com a mesma classificação da conta a receber.