O guia rápido para os "Primeiros passos no sistema" tem as seções:

  • Como acessar o sistema?
  • Menu do sistema
  • Pesquisas nas telas do sistema
  • Criação, edição, inativação e exclusão de registros no sistema
  • Submenus
  • Botões do sistema
  • Paginação nas telas do sistema
  • Ordenação de registros nas telas do sistema
  • Impressão e geração de pdfs nas telas do sistema
  • Funcionalidades interessantes do navegador


Como acessar o sistema?


Acesso ao sistema hospedado na nuvem


Acesse o sistema com um navegador de internet (Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, etc) através do endereço https://suaempresa.nomus.com.br/suaempresa.


Por exemplo, se o nome da sua empresa é "Sucesso", o endereço para acesso será https://sucesso.nomus.com.br/sucesso.


Acesso ao sistema hospedado em um servidor interno


Se o sistema estiver hospedado em um servidor interno na sua empresa, solicite o endereço para acesso ao sistema ao setor de TI da sua empresa.


Primeiro acesso ao sistema


No primeiro acesso faça login com o usuário treinamento e senha 123456.


Veja abaixo um exemplo da tela de login do sistema:



Menu do sistema


Menu principal


O menu principal do sistema fica do lado esquerdo da tela, e nesse menu é possível navegar pelos módulos e telas principais do sistema, que são exibidos de acordo com as permissões do usuário que está logado.


Como exemplo, clique no menu "Engenharia" e acesse a tela "Produtos".


Veja abaixo uma imagem do menu principal do sistema:



Acesso rápido


Para acessar uma tela principal do sistema rapidamente, digite o nome da tela no campo "Acesso rápido" no canto superior esquerdo, abaixo do nome do seu usuário.


Como exemplo, digite "Produtos" para acessar a tela "Produtos".


Veja abaixo uma imagem do campo "Acesso rápido":



Pesquisas nas telas do sistema


Pesquisa


Os campos de pesquisa são apresentados no topo das telas do sistema.


Por exemplo, na tela "Produtos", é possível pesquisar pelos campos "Código de produto", "Descrição do produto", "Tipo de produto", entre outros.


Veja abaixo um exemplo do quadro de pesquisa do sistema:



Pesquisa avançada


Em algumas telas temos campos de pesquisa avançada que podem ser vistos clicando no link "Pesquisa avançada".


Por exemplo, na tela "Produtos", é possível utilizar campos de pesquisa avançada como "NCM", "CEST", entre outros.


Exibir todos


Após fazer uma pesquisa, se desejar limpar a pesquisa e ver todos os registros novamente, basta clicar no botão "Exibir todos", que fica ao lado do botão "Pesquisar".


Criação, edição, exclusão e inativação de registros no sistema


Criação de novos registros


Na maioria das telas a criação de novos registros é feita utilizando o mesmo padrão, clicando em um botão "Criar registro" localizado no topo da tela do sistema.


Por exemplo, na tela "Produtos", clique no botão "Criar produto" para acessar a tela de criação de produtos.


Veja abaixo uma imagem do botão "Criar produto" em destaque:



Edição de registros criados no sistema


Na maioria das telas a edição de registros criados é feita utilizando o mesmo padrão, clicando no registro que se deseja editar, e selecionando um submenu "Editar".


Por exemplo, na tela "Produtos", clique em um produto já criado e selecione o submenu "Editar" para acessar a tela de edição de produtos.


Veja abaixo um exemplo do submenu "Editar" em destaque:



Exclusão de registros criados no sistema


Na maioria das telas a exclusão de registros criados é feita utilizando o mesmo padrão, clicando no registro que se deseja excluir, e selecionando um submenu "Excluir".


Por exemplo, na tela "Produtos", clique em um produto já criado e selecione o submenu "Excluir" para excluir o produto.


Veja abaixo um exemplo do submenu "Excluir" em destaque:



Inativação de registros criados no sistema


A inativação deve ser utilizada quando não se deseja mais utilizar um registro já criado no sistema, e esse registro não pode ser excluído do sistema.


Na maioria das telas, a inativação de registros criados é feita utilizando o mesmo padrão, clicando no registro que se deseja editar, selecionando o submenu "Editar" para acessar a tela de edição do registro, desmarcando o campo "Ativo", e clicando no botão "Salvar" para salvar a edição, inativando o registro.


Por exemplo, na tela "Produtos", clique em um produto já criado e selecione o submenu "Editar" para acessar a tela de edição de produtos, desmarque o campo "Ativo" e cliquei no botão "Salvar" para inativar o produto.


Veja abaixo um exemplo do campo "Ativo" em destaque:



Submenus


Os submenus são utilizados amplamente em praticamente todas as telas do sistema.


Ao clicar em um registro apresentado em praticamente qualquer tela do sistema, você verá o submenu apresentando todas as ações que podem ser feitas com o registro. 


Por exemplo, na tela "Pedidos de venda", ao clicar em um pedido, é possível ver todas as ações que podem ser feitas com o pedido no submenu, como abaixo:

  • Editar
  • Arquivos anexos
  • Cancelar pedido
  • Clonar pedido de venda
  • Definir atributos do pedido de venda e seus itens
  • Etc


Veja abaixo um exemplo de submenu na tela "Pedidos de venda":



Botões do sistema


Além do botão "Criar registro", o sistema apresenta diversos outros botões nas telas do sistema., e geralmente somente pelo nome do botão já é possível entender a ação que será executada após clicar no botão.


Os botões tipicamente executam 3 tipos de ações:


1) Executam uma ação em 1 ou mais registros selecionados

Como exemplo veja o botão "Ações > Cancelar ordem" na tela "Ordens".


2) Levam o usuário para uma nova tela com 1 ou mais registros selecionados

Como exemplo veja o botão "Ações > Reportar a produção" na tela "Ordens".


3) Levam o usuário para uma nova tela

Como exemplo veja o botão "Funções especiais > Edição de ordem em lote" na tela "Ordens".


Veja abaixo um exemplo do botão "Ações > Cancelar ordem":



Paginação nas telas do sistema


Quantidade de registros por página


Como padrão, o sistema Nomus apresenta 10 registros por página na maioria das telas do sistema. 


Por exemplo, ao acessar a tela "Produtos", você vê os últimos 10 produtos criados no sistema, e pode navegar entre as páginas criadas na tabela de dados.


Modificando a quantidade de registros por página em uma tela do sistema


Em algumas telas do sistema é possível modificar a quantidade de registros por página exibida pelo sistema.


Por exemplo, na tela "Produtos" é possível modificar o valor do campo "Qtde de registros por página" para "30" e depois clicar no botão "Pesquisar" para que sejam apresentados 30 produtos por página na tela.


Veja abaixo uma imagem com o campo "Qtde de registros por página" em destaque na tela "Produtos":



Ordenção de registros nas telas do sistema


Na maioria das telas em que o sistema apresenta uma tabela com os registros criados é possível classificar os registros em ordem crescente ou decrescente, escolhendo 1 coluna da tela.


Por exemplo, na tela "Produtos", é possível classificar os produtos em ordem crescente ou decrescente, escolhendo qualquer coluna da tela, por exemplo:

  • Código do produto
  • Descrição do produto
  • Tipo de produto
  • Etc

A ordenação feita pelo sistema considera apenas os registros apresentados na primeira página.


Veja abaixo um exemplo da tela "Produtos" ordenada pela coluna "Descrição do produto":



Impressão e geração de pdf de telas do sistema


É possível imprimir qualquer tela do sistema utilizando o botão "Imprimir" localizado no topo da tela, ao lado do título da página.


Após clicar no botão "Imprimir" o navegador prepara a tela para impressão, e para gerar um documento pdf, basta utilizar a função nativa "Salvar como PDF" geralmente disponibilizada pelos navegadores.


Veja abaixo um exemplo da geração de pdf da tela "Produtos":



Funcionalidades interessantes do navegador


Zoom da página


Os navegadores normalmente disponibilizam a funcionalidade de aumentar ou diminuir o zoom em qualquer tela do sistema utilizando o scroll do mouse com a tecla "Ctrl" pressionada.


Essa funcionalidade pode ser usada para adequar o zoom na exibição dos dados na tela de acordo com a sua preferência.


Veja abaixo um exemplo da utilização do zoom do navegador:



Exibição em tela cheia


Os navegadores disponibilizam a possibilidade de exibição em tela cheia que pode ser acessada clicando na tecla "F11".


A utilização dessa funcionalidade é interessante quando você deseja ver algum relatório do sistema em uma televisão.


Por exemplo, o relatório "Monitoramento de recursos no chão de fábrica", apresenta o que está acontecendo em tempo real no chão de fábrica.


Veja abaixo um exemplo de exibição da tela cheia do sistema:



Localização de informações na tela


Outra funcionalidade interessante disponibilizada pelos navegadores é a possibilidade de localizar informações na tela que pode ser acessada clicando nas teclas "Ctrl + F".


A utilização dessa funcionalidade é interessante quando você quer localizar alguma informação em uma tela do sistema sem utilizar os campos de pesquisa.


Por exemplo, na tela "Edição de grupos de usuários", utilize as teclas "Ctrl + F" para pesquisar a palavra "anexo" e localizar todas as permissões do sistema com esta palavra.


Veja abaixo um exemplo de utilização do "Ctrl + F" na tela de edição de grupos de usuários: