Neste artigo vamos entender como fazer a renegociação de contas a pagar no sistema Nomus.


Renegociação de contas a pagar


Para fazer uma renegociação de contas a pagar acesse a tela "Renegociações a pagar" através do menu "Financeiro > Renegociações > Renegociações a pagar".


Nessa tela você vê todas as renegociações de contas a pagar já realizadas no sistema como na imagem abaixo:



Clique no botão "Criar renegociação" para acessar a tela de criação de renegociação de contas a pagar.


Na tela de criação de uma nova renegociação, selecione a Empresa, a Pessoa do fornecedor e informe a Data da renegociação, como na tela a seguir:


Clique no botão "Selecionar contas" para o sistema abrir um quadro exibindo todas as contas a pagar da empresa e fornecedor selecionados, com status "Pendente" e tipo "Confirmada" como na imagem a seguir:


É importante frisar que as contas a pagar com tipo "Adiantamento a fornecedor" não podem ser renegociadas, para que o sistema possa manter a consistência do processo de baixa de contas a pagar por compensação com adiantamento a fornecedor.


No quadro "Selecionar contas" pesquise e marque as contas a pagar que você deseja renegociar e depois clique no botão "Selecionar".


Aqui cabe ressaltar que atualmente o sistema não permite selecionar contas a pagar com classificações financeiras diferentes em uma mesma renegociação. Essa restrição foi implementada para evitar divergências na classificação financeira entre as contas a pagar renegociadas e as contas a pagar geradas a partir da renegociação.


Após selecionar as contas a pagar que serão renegociadas o sistema apresentará uma tela dividida em 2 quadros:

  • Contas a pagar renegociadas
  • Renegociação


Apresentamos a seguir um imagem dessa tela:



Quadro "Contas a pagar renegociadas"


No quadro "Contas a pagar renegociadas" você vê todas as contas a pagar que foram incluídas na renegociação.


Para cada conta veja o saldo a baixar, a data de vencimento, o valor de multa e juros e o saldo a baixar atualizado somando os valores de multa e juros.


Neste quadro é possível incluir novas contas a pagar na renegociação clicando no botão "Selecionar contas",.


Além disso, é possível excluir as contas a pagar da renegociação, marcando as contas que se deseja excluir e clicando no botão "Excluir".


Quadro "Renegociação"


No quadro "Renegociação" informe todas as condições acordadas com o fornecedor para renegociação, preenchendo os subquadros:

  • Negociação de multa e juros por atraso
  • Acréscimos e descontos na renegociação
  • Condição de pagamento renegociada


No subquadro "Negociação de multa e juros por atraso" veja o valor total da renegociação e o valor total de multa e juros por atraso, e preencha a multa e juros por atraso aplicada pelo fornecedor. 


No subquadro "Acréscimos e descontos na renegociação" informe se o fornecedor incluiu algum acréscimo na renegociação ou se concedeu algum desconto adicional. Por exemplo, o campo "Acréscimos" pode ser utilizado para inclusão de taxas bancárias com o registro de novos boletos bancários, e o campo "Descontos" pode ser utilizado para inclusão de algum desconto negociado com o fornecedor devido a alguma insatisfação com o fornecimento do produto ou prestação do serviço.


No subquadro "Condição de pagamento negociada" informe a quantidade de parcelas negociada com o fornecedor, o intervalo entre as parcelas, a data da primeira parcela, a forma de pagamento e a conta bancária. 


Por fim, clique no botão "Simular geração de contas" para simular as contas a pagar que serão geradas a partir da renegociação.


Simulação de contas a pagar geradas a partir da renegociação


Após clicar no botão "Simular geração de contas" veja que o sistema apresenta uma tabela com as contas a pagar que serão geradas a partir da renegociação como na imagem a seguir:



Nessa tabela você pode modificar a data de vencimento, o valor renegociado, a forma de pagamento, a conta bancária e a descrição do lançamento de cada uma das contas a pagar que serão geradas a partir da renegociação.


Atenção, caso você decida mudar o "Valor renegociado", você deverá garantir que o somatório do valor renegociado de todas as contas que serão geradas a partir da renegociação seja igual ao valor total da renegociação.


Para facilitar a edição do valor renegociado de cada conta, você pode marcar a check box "Fixar valor" para todas as contas que você deseja fixar o valor, e depois utilizar o botão "Recalcular valores" para o sistema recalcular o valor renegociado de todas as demais contas automaticamente.


Por exemplo, você pode negociar com o fornecedor uma entrada no valor de R$ 40.000, fixar esse valor na 1a conta, e depois clicar no botão "Recalcular valores" para o sistema recalcular automaticamente o valor das demais contas, como apresentado na imagem a seguir:



Salvar renegociação


Após terminar a simulação de valores, clique no botão "Salvar", e o sistema irá apresentar um quadro perguntando se você deseja salvar a renegociação como aprovada, como na imagem a seguir seguir:

Se você escolher a opção "Sim" e clicar em salvar, o sistema irá:

  • Salvar a renegociação com status "Aprovada".
  • Fazer a baixa sem numerário das contas a pagar renegociadas
  • Criar as contas a pagar geradas a partir da renegociação


Se você escolher a opção "Não" e clicar em salvar irá salvar a renegociação como "Aguardando aprovação", mas não irá fazer a baixa sem numerário das contas a pagar renegociadas, e também não criará as contas a pagar geradas a partir da renegociação.


Marque a opção "Sim" e depois clique no botão "Salvar" para jsalvar a renegociação com status aprovada.


Após salvar a renegociação veja que você retorna para a tela "Renegociações a pagar" e já vê a renegociação que você acabou de salvar com o status aprovada, como na imagem apresentada a seguir:



Ver os detalhes da renegociação


Agora que você já salvou a renegociação de contas a pagar, clique no ícone "I" para ver os detalhes da renegociação que acabou de ser salva.


Ao clicar nesse ícone o sistema irá apresentar um quadro como a seguir:


Avalie esse quadro e entenda que é possível ver facilmente:

  • Os dados gerais da renegociação
  • As contas a pagar que foram renegociadas
  • As contas a pagar que foram geradas pela renegociação

Como avaliar as contas a pagar renegociadas?


Na tela "Contas a pagar", todas as contas a pagar renegociadas ficam com o ícone "R" como destacado na imagem a seguir:



Ao passar o mouse sobre o ícone "R" é possível ver a informação de que a conta foi renegociada e clicar para ver detalhes.


Ao clicar para ver detalhes o sistema abre um quadro com os detalhes da renegociação apresentando a conta renegociada em destaque como na imagem a seguir:


É importante frisar que as contas a pagar renegociadas ficam com status "Baixada", e ao acessar uma conta a pagar renegociada, é possível ver a baixa sem numerário com tipo "Baixa por renegociação" feita pelo sistema.


Na tela a seguir apresentamos um exemplo dessa baixa sem numerário com tipo "Baixa por renegociação":



Como avaliar as contas a pagar geradas pela renegociação?


Na tela "Contas a pagar", todas as contas a pagar geradas pela renegociação também ficam com o ícone "R" como destacado na imagem a seguir:



Ao passar o mouse sobre o ícone "R" é possível ver a informação de que a conta foi gerada a partir de uma renegociação e clicar para ver detalhes.


Ao clicar para ver detalhes o sistema abre um quadro com os detalhes da renegociação apresentando a conta gerada pela renegociação em destaque como na imagem a seguir:


As contas a pagar geradas pela renegociação ficam com status "Pendente" e podem ter pagamentos e baixas sem numerário como se fossem uma conta a pagar que ainda não sofreu renegociação.


Inclusive é possível renegociar contas a pagar geradas pela renegociação, com o sistema mantendo toda a rastreabilidade entre as contas renegociadas e as contas geradas pela renegociação.


Como renegociar contas a pagar a partir da tela Contas a pagar?


Na tela "Contas a pagar" é possível renegociar contas a pagar utilizando 2 funcionalidades:

  • Submenu "Renegociar conta a pagar"
  • Botão "Funções especiais > Renegociar contas a pagar"


Vamos falar sobre essas funcionalidades agora.


Submenu "Renegociar conta a pagar"


Na tela "Contas a pagar", ao clicar em uma conta a pagar com status "Pendente" e tipo "Confirmada", o sistema exibe o submenu "Renegociar conta a pagar" como destacado na imagem a seguir:


Ao clicar nesse submenu, você será levado para a tela de renegociação de contas a pagar que já foi explicada neste artigo, com a conta a pagar já selecionada, como em destaque na imagem a seguir:



A utilização desse submenu é interessante quando você deseja renegociar 1 única conta a pagar e já localizou essa conta na tela "Contas a pagar".


Dessa forma você consegue renegociar a conta localizada de forma bem rápida sem precisar sair da tela "Contas a pagar".


Botão "Funções especiais > Renegociar conta a pagar"


Na tela "Contas a pagar" é possível marcar uma ou mais contas a pagar com status "Pendente" e tipo "Confirmada", e depois clicar no botão "Funções especiais > Renegociar contas a pagar" como destacado na imagem a seguir:



Ao clicar nesse botão, você será levado para a tela de renegociação de contas a pagar já explicada neste artigo, com as contas a pagar marcadas já selecionadas, como destacado na imagem a seguir:



A utilização desse botão é interessante quando você deseja renegociar uma ou mais contas a pagar e já localizou essas contas na tela "Contas a pagar".


Dessa forma você consegue renegociar as contas localizadas de forma bem rápida sem precisar sair da tela "Contas a pagar".


Agora atenção, só é possível utilizar este botão quando as contas a pagar selecionadas possuem a mesma "Empresa", "Pessoa" e "Classificação financeira".


Além disso, ao selecionar as contas a pagar que serão levadas para a tela de renegociação, o sistema ignora todas as contas com tipo diferente de "Confirmada" e(ou) status diferente de "Pendente".


Por fim, é interessante destacar que se você clicar no botão "Funções especiais > Renegociar contas a pagar" sem selecionar nenhuma conta a pagar, o sistema vai levá-lo para a tela de criação de renegociação de contas a pagar, como se você estivesse clicando no botão "Criar renegociação" na tela "Renegociações a pagar", sem você precisar sair da tela "Contas a ".