Neste artigo aqui aprendemos o que é o controle de reembolso de despesas, e neste artigo aqui tivemos uma visão geral sobre como funciona o controle de reembolso de despesas no sistema Nomus.


Agora vamos entender como analisar o extrato no controle de reembolso de despesas.


Extrato


Para analisar o extrato, o primeiro passo é acessar a tela "Controle de reembolso de despesas", selecionar uma pessoa, escolher um período, e clicar no botão "Gerar relatório".


Após gerar o relatório, clique na aba "Extrato" para ver o extrato da conta de reembolso de despesas da pessoa.


O extrato apresenta todos os lançamentos financeiros dentro do período da geração do relatório que afetam o saldo na conta de controle de reembolso da pessoa, classificados em ordem crescente pelo campo Data.


A seguir apresentamos uma imagem dessa tela:



Classificação e saldo no extrato


A coluna "Classificação" deixa claro o tipo e a origem de cada lançamento.


Os tipos e origens de lançamentos possíveis são:

  • Pagamento na aprovação de uma despesa reembolsável
  • Recebimento no registro de reembolso de despesas
  • Recebimento no registro de adiantamento de despesas
  • Pagamento no registro de devoluções de adiantamento


O saldo na conta de controle de reembolso da pessoa pode ser visto na coluna "Saldo".


Lançamentos de "Pagamento" representam saídas e reduzem o saldo na conta de controle de reembolso da pessoa.


Lançamentos de "Recebimento" representam entradas e aumentam o saldo na conta de controle de reembolso da pessoa.


O saldo após o lançamento mais recente na conta de controle de reembolso da pessoa sempre corresponde ao "Saldo na conta da pessoa" no quadro "Posição geral" destacado na imagem a seguir:



Mas atenção, para que o saldo após o lançamento mais recente no "Extrato" seja igual ao "Saldo na conta da pessoa" no quadro "Posição geral", é preciso gerar o relatório com a "Data final" igual à data corrente, e não se deve gerar nenhum lançamento em uma data no futuro.


Histórico de eventos das despesas no extrato


Nos lançamentos de pagamento na aprovação de despesas reembolsáveis é possível consultar o histórico de eventos de despesas clicando no ícone "Informações da despesa".


Ao clicar nesse ícone o sistema abre um quadro que apresenta todo o histórico de eventos da despesa como na imagem a seguir: