Em alguns processos produtivos pode ser interessante fazer o reporte da produção e encerramento da ordem de forma otimizada através de 1 único clique.


Um exemplo muito comum de aplicação dessa funcionalidade é quando a quantidade reportada da ordem é igual à quantidade planejada.


Nesse exemplo é possível fazer o reporte da produção da ordem com 1 único clique, sem precisar acessar a tela de reporte da produção, oferecendo mais agilidade no registro das movimentações da ordem de produção.


Como exemplo em nossa base de treinamento, consideramos o produto acabado "PA 00011 - Corda de violão" que consome a matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão".


Configuração geral


Na configuração geral do sistema precisamos preencher a configuração "Tipo de movimentação padrão para o método "Reportar saldo e encerrar a ordem"" com o tipo de movimentação de reporte da produção que será utilizado pelo sistema.


No cadastro do tipo de movimentação de reporte da produção selecionado, na aba "Estoque", recomendamos marcar a configuração "Restringe setores de estoque", e selecionar com atenção os setores de estoque de entrada habilitados, para que o sistema selecione os setores de estoque de entrada corretamente ao fazer o reporte da produção.


Cadastro de produtos


No cadastro do produto que será reportado, na aba "Estoque", recomendamos rever os setores de estoque habilitados para o produto, para que o sistema selecione os setores de estoque de entrada corretamente ao fazer o reporte da produção.


Reportar saldo e encerrar a ordem


Agora vamos entender na prática como funciona o "Reportar saldo e encerrar a ordem".


Para isso em nossa base de treinamento vamos criar uma ordem de produção para fabricar 1.000 unidades do produto "PA 00011 - Corda de violão".


Libere a ordem de produção e faça a requisição dos materiais.


Após fazer a requisição dos materiais, clique na ordem e selecione o submenu "Reportar saldo e encerrar a ordem" destacado na imagem a seguir:


Após clicar nesse submenu veja que a ordem de produção já foi encerrada.


Clique na ordem de produção, acesse a tela "Ver movimentações de produção", e veja que o sistema fez o reporte da produção do saldo da ordem de produção.


Como o sistema calcula a quantidade reportada?


A quantidade reportada é sempre igual ao saldo da ordem.


Como o sistema define os setores de entrada no reporte da produção?


Os setores de entrada são definidos pelo sistema através da interseção entre os setores habilitados para o produto e os setores de entrada habilitados no tipo de movimentação de reporte da produção.


Ao fazer essa interseção temos 3 comportamentos possíveis:


1) Se o sistema não encontrar nenhum setor de entrada -> O reporte da produção não é realizado.


2) Se o sistema encontrar apenas 1 setor de entrada -> Esse é o setor de entrada escolhido para fazer o reporte da produção.


3) Se o sistema encontrar mais de 1 setor de entrada -> O sistema escolhe um dos setores para fazer o reporte da produção priorizando o setor de estoque padrão da empresa definido no cadastro do produto.


Reportar saldo e encerrar a ordem & Requisição automática de materiais no reporte da produção


Neste artigo aqui aprendemos como configurar o sistema para requisitar os materiais empenhados na ordem de produção automaticamente no reporte da produção.


Ao utilizar a funcionalidade de requisição automática no reporte da produção em conjunto com a funcionalidade de Reportar saldo e encerrar a ordem, você consegue registar a requisição pela produção e o reporte da produção em uma ordem com 1 único clique, conferindo muita agilidade no registro das movimentações de produção.


Recomendamos assisitir ao vídeo de treinamento disponibilizado neste artigo para entender como fazer isso.


Reportar saldo e encerrar a ordem & Requisição automática de materiais na liberação da ordem


Neste artigo aqui aprendemos como configurar o sistema para requisitar os materiais empenhados na ordem de produção automaticamente na liberação da ordem.


Ao utilizar a funcionalidade de requisição automática na liberação da ordem de produção em conjunto com a funcionalidade de Reportar saldo e encerrar a ordem, você consegue registar a requisição pela produção e o reporte da produção em uma ordem com 1 único clique, conferindo muita agilidade no registro das movimentações de produção.


Recomendamos assisitir ao vídeo de treinamento disponibilizado neste artigo para entender como fazer isso.