Em alguns processos produtivos pode ser interessante fazer a requisição dos materiais consumidos na ordem de produção de forma automática no momento da liberação da ordem de produção.


Um exemplo muito comum de aplicação dessa funcionalidade é quando o Almoxarifado separa os materiais para as ordens de produção, respeitando a quantidade planejada de cada ordem de produção, e em seguida libera as ordens de produção, entregando os materiais para a produção. 


Nesse exemplo o sistema pode ser configurado para que os materiais empenhados na ordem de produção sejam requisitados automaticamente no momento da liberação da ordem de produção.


Essa funcionalidade oferece mais agilidade no registro das movimentações da ordem de produção, e caso todos os materiais empenhados na ordem estejam configurados para fazer a requisição automática na liberação da ordem de produção, dispensa o processo de requisição de materiais manual para produção.


Neste artigo vamos aprender como utilizar essa funcionalidade.


Como exemplo em nossa base de treinamento, consideramos o produto acabado "PA 00011 - Corda de violão" que consome a matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão", e essa matéria prima será configurada para ser requisitada automaticamente na liberação da ordem de produção.


Configuração geral


Na configuração geral do sistema precisamos preencher a configuração "Tipo de movimentação padrão para requisição pela produção" com o tipo de movimentação de requisição pela produção que será utilizado pelo sistema para fazer a requisição automática dos materiais no momento da liberação da ordem de produção.


No cadastro do tipo de movimentação de requisição pela produção selecionado, na aba "Estoque", recomendamos marcar a configuração "Restringe setores de estoque", e selecionar com atenção os setores de estoque de saída habilitados e os setores de estoque de entrada habilitados, para que o sistema selecione os setores de estoque de saída e entrada corretamente ao fazer a requisição pela produção automaticamente.


Ainda na configuração geral recomendamos rever a configuração "Status padrão para geração de novas ordens" que tem as opções "Confirmada" e "Liberada".


Ao selecionar a opção "Confirmada", as ordens de produção são criadas no sistema com status "Confirmada", e a liberação da ordem é feita pelo usuário através de 3 opções:

  • Submenu "Liberar ordem" ao clicar na ordem de produção
  • Botão "Funções especiais > Liberação de ordens em lote" na tela de ordens de produção
  • Submenu "Liberar todas as ordens planejadas" ao clicar em um plano de produção


Nessas 3 opções a requisição pela produção automática dos materiais só será feita no momento em que o usuário decidir liberar a ordem de produção.

 

Ao selecionar a opção "Liberada", as ordens de produção são criadas no sistema com status "Liberada", e a requisição pela produção automática dos materiais será feita no momento em que a ordem de produção for criada no sistema.


Cadastro de produtos


No cadastro de produtos, para configurar um produto para ser requisitado automaticamente na liberação da ordem de produção, acesse a aba PCP,  e na configuração "Método de requisição para ordem de produção", selecione a opção "Requisição automática na liberação da ordem".


Em nosso exemplo, editamos o produto "MP 00026 - Arame para corda de violão" e definimos o "Método de requisição para ordem de produção" igual a "Requisição automática na liberação da ordem", como na imagem apresentada a seguir:



Ainda no cadastro de produtos, na aba "Estoque", aproveite para rever os setores de estoque habilitados para o produto, para que o sistema selecione os setores de estoque de saída e entrada corretamente ao fazer a requisição pela produção automaticamente.


Atenção, se o produto está configurado para controlar lote ou controlar série não será possível selecionar o método Requisição automática na liberação da ordem, pois ao fazer as requisições pela produção automaticamente, o sistema não conseguiria decidir sozinho quais lotes ou séries deveriam ser requisitados.


Requisição automática de materiais na liberação da ordem


Agora vamos entender na prática como funciona a requisição de materiais automática na liberação da ordem.


Em nosso primeiro exemplo vamos considerar a configuração geral "Status padrão para geração de novas ordens" como "Confirmada", com a liberação da ordem de produção sendo feita pelo usuário.


Para isso em nossa base de treinamento vamos criar uma ordem de produção para fabricar 1.000 unidades do produto "PA 00011 - Corda de violão".


Essa ordem de produção será criada com o status "Confirmada" e vai empenhar 616,9 gramas do produto "MP 00026 - Arame para corda de violão", como na imagem apresentada a seguir:

Após criar a ordem de produção, clique na ordem de produção e selecione o submenu "Liberar ordem", e veja que o status da ordem já modificou para "Requisitada totalmente".


Após liberar a ordem de produção, clique na ordem de produção, acesse a tela "Ver movimentações de produção", e veja que o sistema fez a requisição automática de 616,9 gramas da matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão", conforme destacado na imagem apresentada a seguir:



Agora como segundo exemplo vamos considerar a configuração geral "Status padrão para geração de novas ordens" como "Liberada" e a liberação da ordem de produção sendo feita automaticamente pelo sistema na criação da ordem.


Para isso em nossa base de treinamento vamos criar uma ordem de produção para fabricar 1.000 unidades do produto "PA 00011 - Corda de violão".


Logo após a criação dessa ordem, perceba que a ordem já fica com o status "Requisitada totalmente", pois o sistema liberou a ordem, e todos os materiais empenhados na ordem foram requisitados automaticamente na liberação da ordem.


Clique na ordem de produção, acesse a tela "Ver movimentações de produção", e veja que o sistema fez a requisição automática de 616,9 gramas da matéria prima "MP 00026 - Arame para corda de violão" automaticamente:

 

Como o sistema calcula a quantidade requisitada de cada empenho na liberação da ordem?


A quantidade requisitada na liberação da ordem de cada empenho é sempre igual à quantidade empenhada.


Como o sistema define os setores de saída da requisição pela produção automática na liberação da ordem?


Os setores de saída são definidos pelo sistema através da interseção entre os setores habilitados para o produto e os setores de saída habilitados no tipo de movimentação de requisição pela produção.


Ao fazer essa interseção temos 3 comportamentos possíveis:


1) Se o sistema não encontrar nenhum setor de saída -> A requisição pela produção automática não é realizada.


2) Se o sistema encontrar apenas 1 setor de saída -> Esse é o setor de saída escolhido para fazer a requisição pela produção


3) Se o sistema encontrar encontrar mais de 1 setor de saída -> O sistema prioriza os setores de saída com mais saldo em estoque disponível


Como o sistema define os setores de entrada da requisição pela produção automática na liberação da ordem?


Os setores de entrada são definidos pelo sistema através da interseção entre os setores habilitados para o produto e os setores de entrada habilitados no tipo de movimentação de requisição pela produção.


Ao fazer essa interseção temos 3 comportamentos possíveis:


1) Se o sistema não encontrar nenhum setor de entrada -> A requisição pela produção automática não é realizada.


2) Se o sistema encontrar apenas 1 setor de entrada -> Esse é o setor de entrada escolhido para fazer a requisição pela produção.


3) Se o sistema encontrar mais de 1 setor de entrada -> A requisição pela produção automática não é realizada.