Geralmente as contas a pagar são criadas no módulo Financeiro através da compra de produtos ou serviços. 


Entretanto, em algumas situações, pode ser necessário criar contas a pagar livremente no módulo Financeiro, antes de efetuar a compra de produtos ou serviços.


O caso mais comum é quando sua empresa tem um contrato de prestação de serviços com o fornecedor que gera pagamentos recorrentes.


Por exemplo, suponha que você tem um contrato de prestação de serviço de internet com duração de 2 anos, com valor mensal de R$ 200, que serão faturados mês a mês.


Nesse caso, pode ser interessante criar as contas a pagar livremente no módulo Financeiro para 24 meses utilizando a funcionalidade "Repetir", para que esse pagamento recorrente seja considerado no fluxo de caixa projetado da sua empresa pelos próximos 2 anos.


Independente da sua motivação, você pode criar contas a pagar livremente no módulo Financeiro, e neste artigo vamos aprender como fazer isso.


Criação de conta a pagar livremente no módulo Financeiro


Para criar uma conta a pagar livremente no módulo Financeiro acesse a tela de contas a pagar e clique no botão "Agendar pagamento".


Ao clicar nesse botão você será levado para a tela de criação de conta a pagar como apresentada na imagem a seguir:


Preencha os campos da conta a pagar e clique em "Salvar".


Após salvar você já verá a conta a pagar que foi criada na tela de Contas a pagar.


Criação de contas a pagar repetidas livremente no módulo Financeiro


Agora vamos entender como é possível criar várias contas a pagar repetidas livremente no módulo Financeiro.


Para isso acesse a tela de contas a pagar e clique no botão "Agendar pagamento" para acessar a tela de criação de contas a pagar.


Preencha os campos da conta a pagar e depois clique na aba "Repetir".


Na aba "Repetir" você preencherá os campos destacados na imagem a seguir:


Se tiver dúvidas sobre o significado dos campos apresentadas na aba "Repetir" recomendamos assistir ao vídeo de treinamento disponível aqui neste artigo.


Após preencher os campos da forma desejada, clique no botão "Simular geração de contas" para que o sistema simule a geração das contas a pagar que serão criadas, como apresentado na imagem a seguir:


Na tabela que apresenta as contas a pagar que serão criadas, se for necessário, você pode editar livremente o conteúdo dos campos "Data de vencimento", "Valor a baixar", "Data de competência", "Descrição do lançamento" e "Comentários", da segunda até a última conta a pagar.


Após confirmar os dados de todas as contas a pagar que serão criadas, clique em Salvar para o sistema criar todas as contas a pagar de uma vez só.