Neste artigo vamos aprender como é possível editar, excluir, baixar e reabrir contas a receber no módulo Financeiro


Edição de contas a receber


Edição de contas a receber pendentes


Para editar uma conta a receber com status "Pendente" acesse a tela Contas a receber, clique na conta a receber que deseja editar e selecione o submenu "Editar", conforme destacado na imagem a seguir:


Na tela de edição de contas a receber modifique os campos desejados e depois clique no botão "Salvar".


Edição de contas a receber baixadas


O sistema não permite a edição de contas a receber com status "Baixada".


Ao clicar em uma conta a receber baixada o sistema não apresenta o submenu "Editar", apenas o submenu "Acessar".


Ao clicar no submenu "Acessar" é possível ver as informações gerais da conta a receber e seus recebimentos, porém não é possível editá-la.


Para conseguir editar uma conta a receber baixada, primeiro é necessário reabrir a conta a receber, clicando no submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a receber de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar a conta a receber.


Exclusão de contas a receber


Exclusão de contas a receber


Só é possível excluir contas a receber sem recebimentos ou baixas sem numerário.


As baixas sem numerário serão explicadas na seção "Baixas sem numerário" neste Manual do Usuário.


Além disso é possível configurar o sistema bloquear a exclusão de contas a receber com boletos bancários gerados utilizando a configuração geral "Validações na exclusão de contas a receber vinculadas a boletos bancários".


Essa configuração será entendida na seção "Boletos bancários" neste Manual do Usuário.


Para excluir uma conta a receber acesse a tela Contas a receber, clique na conta a receber que deseja excluir e selecione o submenu "Excluir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Excluir", o sistema apresenta uma mensagem de confirmação, e após sua confirmação, excluí a conta a receber.


Validações na exclusão de contas a receber


O sistema bloqueia a exclusão de contas a receber com recebimentos e(ou) baixas sem numerário, e pode ser configurado para bloquear a exclusão de contas a receber com boleto bancário gerado.


Para entender como é feito esse bloqueio podemos tentar excluir uma conta a receber com pelo menos um recebimento registrado.


Ao tentar excluir a conta a receber o sistema apresenta a seguinte mensagem de validação:



Para conseguir excluir uma conta a receber com recebimentos ou baixas sem numerário será necessário excluir todos os recebimentos e baixas sem numerário registrados na conta a receber.


Baixa de contas a receber pendentes


Uma conta a receber pode ser baixada através das seguintes formas:

  • Registro de um recebimento para conta a receber marcando o campo "Baixa conta a receber".
  • Registro de uma baixa sem numerário para conta a receber
  • Submenu "Forçar baixa" ao clicar em uma conta a receber


Nesta seção vamos entender como é possível baixar a conta a receber através do submenu "Forçar baixa".


Para isso, acesse a tela de contas a receber, clique em uma conta a receber com status "Pendente", e selecione o submenu "Forçar baixa", destacado na imagem apresentada a seguir:


Ao forçar a baixa o sistema valida a equação abaixo:


Valor recebido/baixado = (Valor a receber da conta a receber) - (Valor do desconto) - (Valor da taxa bancária) + (Valor da multa/juros)


Essa validação considera todos os recebimentos e o valor baixado em todas as baixas sem numerário registradas na conta a receber.


Se essa equação não for validada, o sistema apresenta uma mensagem de alerta orientando o usuário a utilizar a funcionalidade de Baixa sem numerário, como apresentado na mensagem de alerta exibida na imagem a seguir:



A funcionalidade de baixa sem numerário será entendida na seção "Baixa sem numerário" deste Manual do Usuário.


Por outro lado se essa equação for validada, o sistema força a baixa da conta a receber modificando seu status de "Pendente" para "Baixada".


Reabertura de contas a receber baixadas


Em alguns casos é necessário reabrir uma conta a receber baixada.


Como exemplo suponha que você deseja editar uma conta a receber que já foi baixada, e nesse caso, você precisará reabrir a conta a receber para poder editá-la.


Para reabrir uma conta a receber baixada, acesse a tela de contas a receber, localize a conta a receber que você deseja reabrir, e clique no submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a receber de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar a conta a receber.