O que é o cadastro de atributos de documento de entrada?


O cadastro de atributos de documentos de entrada existe para que você possa criar campos personalizados e específicos para o seu negócio para serem preenchidos na tela de criação/edição de documento de entrada.


Por exemplo, suponha que na criação do documento de entrada é importante você registrar as seguintes informações:

  • Data do recebimento
  • Doca utilizada no recebimento 
  • Observações sobre o recebimento
  • Responsável pelo recebimento
  • Tempo de recebimento (minutos)


Você pode cadastrar esses campos como atributos de documento de entrada para que sejam preenchidos na tela de criação/edição de documento de entrada.


Como cadastrar atributos de documento de entrada no sistema?


Para cadastrar atributos de documento de entrada acesse a tela "Compras > Configurações > Atributos de documento de entrada".


Segue abaixo uma imagem dessa tela do sistema Nomus:

Para criar um novo atributo basta clicar no botão "Criar atributo de documento de entrada".


Apresentamos a seguir uma imagem da tela de criação de atributo de documento de entrada:

Na tabela abaixo apresentamos orientações sobre o preenchimento dos campos dessa tela.


Campos
Explicações
AtributoInforme um nome para o atributo do documento de entrada.
FormatoEscolha um formato para o atributo dentre as opções apresentadas abaixo:
Texto: aceita textos curtos com letras e números
Número: aceita somente números
Data: aceita somente datas
Lista: nesse formato você define as opções que serão escolhidas pelo usuário em uma lista.
Texto longo: aceita textos longos com letras e números
Ativo
Marque esse campo para ativar o atributo.
Preenchimento obrigatórioMarque esse campo para tornar obrigatório o preenchimento desse atributo no cadastro de documentos de entrada.
ExplicaçõesCampo texto para escrever explicações sobre o atributo.


A manutenção de atributos de documentos de entrada segue o padrão de outras telas do sistema e pode ser feita através dos submenus:

  • Editar
  • Excluir


Atributos de documentos de entrada com pelo menos 1 registro vinculado não podem ser excluídos, apenas inativados.


Para inativar um atributo de documento de entrada, basta editar o atributo e desmarcar o campo "Ativo".


Como preencher os atributos na tela de cadastro de documentos de entrada?


Na tela de criação/edição de documentos de entrada é possível preencher os atributos de documento de entrada na aba "Atributos".


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de criação/edição de documentos de entrada com a aba "Atributos" em destaque.