Em alguns processos produtivos é necessário trocar as atividades apontadas em curtos intervalos de tempo.


Por exemplo, imagine um processo produtivo com inúmeras atividades como por exemplo:

  • Produção 
  • Setup
  • Falta de programação
  • Manutenção preventiva
  • Manutenção corretiva
  • Furo de balão
  • Troca de tela
  • Limpeza de boca
  • Falta de material
  • Falta de operador
  • Parada para inspeção
  • Problema no material
  • Parada para limpeza
  • Falta de energia
  • Entre outras


Em situações práticas podemos ter processos produtivos com uma lista de mais de 100 atividades diferentes que podem ser apontadas.


Além disso, podemos ter a necessidade de se fazer muitos apontamentos no dia a dia, por exemplo, de 10 a 40 apontamentos por hora, para conseguir registrar todas as ocorrências no processo produtivo.


Para atender essa necessidade de troca frequente de atividades no chão de fábrica, a partir da versão 2000, criamos uma nova tela de apontamento com um novo conceito para otimizar a troca de atividades.


Apresentamos a seguir uma imagem dessa nova tela de apontamento:



Nas próximas seções deste artigo vamos entender como configurar o sistema para utilizar essa nova tela.


Novas configurações no cadastro de funcionários


No cadastro de funcionários, dentro do quadro "Configurações de apontamento da produção", criamos uma nova configuração chamada:

  • Layout da tela de apontamento detalhado no chão de fábrica


Essa configuração tem as opções:

  • 1) Apontamentos em andamento e Novo apontamento em uma mesma tela
  • 2) Apontamentos em andamento e Novo apontamento em telas diferentes


A opção 1) equivale ao comportamento atual do sistema.


Já na opção 2) o quadro "Iniciar novo apontamento" fica oculto e o sistema exibe um novo botão "Novo apontamento".


Selecione a opção 2 nessa configuração.


Ainda na tela de cadastro de funcionários, abaixo da nova configuração "Layout da tela de apontamento detalhado no chão de fábrica", criamos uma nova configuração chamada:

  • Exibir botões para otimizar apontamento de troca de atividades


Marque essa nova configuração.


Ao marcar essa nova configuração, o sistema exibe um novo quadro "Troca de atividade" abaixo do quadro "Apontamentos em andamento", e dentro desse quadro apresentará os botões para apontamento das novas atividades.


Em nossa base de treinamento o funcionário "José Silva" está configurado seguindo as recomendações deste artigo, veja abaixo:



Novas configurações no cadastro de atividades


Nome abreviado da atividade


Na nova tela de apontamento as atividades são apresentadas em botões com tamanho fixo dentro do quadro "Troca de atividade".


Para que o nome das atividades encaixem no tamanho fixo dos botões criamos o novo campo "Nome abreviado" no cadastro de atividades, como na imagem a seguir:

O preenchimento desse novo campo "Nome abreviado" é opcional. 


Como padrão o botão é criado com o conteúdo do campo "Nome abreviado", mas se esse campo não estiver preenchido, o sistema cria o botão com o conteúdo do campo "Atividade".


Posições das atividades


Na nova tela de apontamento é possível personalizar a exibição das atividades de forma que as atividades com ocorrência mais frequente sejam apresentadas em destaque.


Para isso criamos a possibilidade de se personalizar as posições das atividades dentro de um grupo de atividades.


Ao clicar em um grupo de atividades, criamos um novo submenu chamado "Personalizar posição das atividades para apontamento".


Ao clicar nesse submenu você será levado para a tela a seguir:

Nessa tela na coluna "Posição" você poderá definir números inteiros de 1 a N para definir a posição das atividades dentro do grupo de atividades.


Com essa novidade o sistema passa a apresentar as atividades nas telas de apontamento respeitando a posição definida nessa nova tela.


Caso a posição não seja definida o sistema classifica as atividades em ordem alfabética.



Nova tela de apontamento


Quadro Troca de atividade


Ao acessar a tela de apontamento detalhado no módulo de chão de fábrica com o usuário José Silva, perceba que o sistema exibe os botões para troca de atividades dentro de um novo quadro "Troca de atividade".



A idéia do quadro "Troca de atividades" é o usuário conseguir trocar de "Atividade" mantendo a mesma ordem, operação, recurso rapidamente, apenas clicando nos botões de atividades.


Ao trocar uma atividade o sistema executa as ações abaixo:


1) Para o apontamento em andamento preenchendo "Data/hora final" = "Data/hora corrente" e "Quantidade produzida" = "0".


2) Inicia um novo apontamento com o mesmo funcionário, centro de trabalho, recurso, ordem, operação, somente trocando a atividade, e preenchendo "Data/hora inicial" = "Data/hora corrente".


Novo botão "Novo apontamento"


Além do quadro "Troca de atividade" perceba que a tela para criação de um novo apontamento agora é acessada através de um novo botão "Novo apontamento".


Ao clicar nesse botão você será levado para a tela a seguir:


Após criar um novo apontamento você volta para a tela em que pode fazer a troca de atividades com agilidade.


Pontos importantes na nova tela de apontamento


Apresentamos a seguir alguns pontos importantes sobre a utilização dessa nova funcionalidade:


Quadro Troca de atividades


O quadro "Troca de atividades" só é exibido quando se tem pelo menos 1 apontamento em andamento. 


Neste quadro o sistema cria botões para as atividades com posição 1 a 11, e as atividades com posição maior ou igual à 12 são apresentadas dentro de uma combo.


A atividade do apontamento em andamento é destacada com uma cor diferente. 


Ao clicar em uma atividade dentro desse quadro, o sistema abre um quadro para confirmar a troca da atividade antes de executar a operação, para evitar apontamentos acidentais. 


Apontamento de quantidade produzida


Ao trocar de atividade o sistema preenche o campo "Quantidade produzida" com valor "0" no apontamento em andamento que será finalizado, uma vez que se o produto estiver configurado para fazer o apontamento integrado ao reporte da produção, não será possível o sistema direcionar o usuário para a tela de reporte da produção integrado ao apontamento, e depois trocar a atividade de forma automática. 


Se você quiser somente apontar a quantidade produzida sem trocar de atividade, basta clicar no botão "APONTAR" que o sistema vai registrar o apontamento de produção, e permanecer na tela.


Agora se você quiser apontar quantidade produzida e depois trocar de atividade, você deverá informar a quantidade produzida, clicar no botão "PARAR", e depois clicar no botão "Novo apontamento" para iniciar um novo apontamento com a nova atividade desejada.


Preenchimento de ordem/operação


Se o apontamento em andamento tiver ordem/operação, e a nova atividade selecionada não demandar o preenchimento do campo "Ordem/operação", o sistema permite a troca de atividade, e não preenche o campo "Ordem/operação" no novo apontamento que será inciado.


Se o apontamento em andamento não tiver ordem/operação, e a nova atividade selecionada demandar o preenchimento do campo "Ordem/operação", o sistema não permite a troca de atividade, pois o sistema não saberia como escolher a ordem/operação do novo apontamento automaticamente, sem o risco de escolher uma ordem/operação de forma equivocada. 


Nesse caso será necessário primeiro parar o apontamento em andamento e depois iniciar um novo apontamento.


Preenchimento de funcionário


Se o apontamento em andamento tiver funcionário, e a nova atividade selecionada não demandar o preenchimento do campo "Funcionário", o sistema permite a troca de atividade, e não preenche o campo "Funcionário" no novo apontamento que será inciado.


Se o apontamento em andamento não tiver funcionário, e a nova atividade selecionada demandar o preenchimento do campo "Funcionário", o sistema permite a troca de atividade, e preenche o "Funcionário" = "Funcionário vinculado ao usuário logado" no novo apontamento que será inciado.