1) Entenda o que é Bloco K


Leia este artigo para entender o que é Bloco K, quais são os principais conceitos relacionados ao SPED FIscal e quais são os principais registros do Bloco K.


2) Saiba se a sua empresa deve entregar o Bloco K


Leia este artigo para entender o cronograma em vigor para entrega do Bloco K, quando a sua empresa deve entregar o Bloco K, e se deve apresentar a escrituração completa ou simplificada.


3) Configure a empresa para escrituração do Bloco K


Leia este artigo para entender como configurar a empresa no sistema para escrituração do Bloco K, e os campos do cadastro da empresa que devem ser revisados.


4) Revise o cadastro de unidades de medida


Leia este artigo para entender como as unidades de medida são escrituradas no Registro 0190 do SPED Fiscal.


Leia este artigo para entender como revisar o cadastro de unidades de medida e configurar o sistema para escriturar as unidades de medida.


Alguns pontos importantes nessa revisão são:

  • Avaliar se há unidades de medidas repetidas no cadastro de unidades de medida. Unidades de medida repetidas devem ser excluídas ou inativadas, e os produtos do sistema devem estar vinculados somente a unidades de medida ativas.
  • Conversar com seu Contador, entender como as unidades de medida são escrituradas no Registro 0190 do SPED Fiscal, e decidir a opção mais indicada para o campo "Padrão para escrituração do código da unidade de medida" na geração do Bloco K.

5) Revise os cadastros de tipos de produto e produtos


Leia este artigo para entender como os produtos são escriturados no Registro 0200 do SPED Fiscal.


Leia este artigo para entender como revisar os cadastros de tipos de produto e produtos e configurar o sistema para escriturar os produtos.


Veja um exemplo de escrituração do Registro 0200 neste artigo.


Alguns pontos importantes nessa revisão são: 

  • Avaliar se o cadastro de tipos de produto está com o campo "Tipo de produto SPED Fiscal" preenchido corretamente.
  • Avaliar se os produtos estão com o tipo de produto definido corretamente. Ter atenção com os pontos abaixo:
    • Não confundir os tipos de produto SPED Fiscal "03 Produto em processo" e "06 Produto intermediário".
    • Somente produtos com tipo de produto "03 Produto em processo" ou "04 Produto acabado" podem ter reportes da produção e reportes de co-produto nas ordens de produção internas e ordens de produção em terceiros
    • Conversar com o seu Contador e decidir a opção mais indicada para o campo "Escrituração de produtos no Registro 0200" na geração do Bloco K.

6) Defina como tratar as listas de materiais de produtos


Leia este artigo para saber como as listas de materiais são escrituradas no Registro 0210 do SPED Fiscal, entender conceitos importantes como lista de materiais única, insumos interdependentes e perda normal, e ver um exemplo de escrituração deste registro.


Leia este artigo para saber como configurar o sistema para escriturar o Registro 0210, entender os processos produtivos que geram escrituração do Registro 0210, como o sistema trata produtos com mais de uma lista de materiais, como os componentes preferenciais e alternativos são escriturados, como os insumos não previstos na lista de materiais são escriturados, e como informar a perda normal na lista de materiais.


Acesse este link para ver 6 exemplos de escrituração da lista de materiais no Registro 0210.


Alguns pontos importantes nesse tópico são: 

  • Confirme se a sua empresa está obrigada a escriturar o Registro 0210. O Registro 0210 não deve ser escriturado na escrituração simplificada.
  • Tenha cuidado com a utilização de múltiplas listas de materiais para um mesmo produto que só é admitida em situações especiais.
  • Tenha atenção com o preenchimento da perda normal de componentes na lista de materiais.
  • Tenha atenção com a utilização de componentes preferenciais e alternativos para atender casos de insumos interdependentes.
  • Tenha cuidado com o empenho de materiais não previstos na lista de materiais na ordem de produção. Ao escriturar o Registro 0210, esses materiais precisarão ser adicionados na lista de materiais.
  • Na produção em terceiros, não esqueça de criar listas de materiais para os produtos fabricados em terceiros, incluindo os materiais remetidos para o terceiro.
  • Na produção com materiais de terceiros, não esqueça de incluir na lista de materiais os materiais recebidos de terceiros

7) Revise as unidades de medidas secundárias de produtos


Leia este artigo para entender como os fatores de conversão entre unidades de medida são escriturados no Registro 0220 do SPED Fiscal.


Leia este artigo para entender como revisar as unidades de medida secundárias, como configurar o sistema para escriturar as unidades de medida secundárias no Registro 0220, e ver exemplos de escrituração do Registro 0220 na conversão entre unidades de medida no documento de entrada e no documento de saída.


Alguns pontos importantes nessa revisão são:

  • Entender se a sua empresa utiliza unidades de medidas secundárias nos processos de compras e vendas.
  • Revisar os fatores de conversão entre unidades de medidas secundárias dos produtos.
  • Conversar com seu Contador, entender como as unidades de medida secundárias são escrituradas no Registro 0220 do SPED Fiscal, e decidir a opção mais indicada para o campo "Escrituração de produtos no Registro 0200" na geração do Bloco K.

8) Revise as configurações nas ordens de produção interna


Leia este artigo para entender o que são os Registros K230 e K235 na produção interna.


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de produção interna, entendendo como configurar os itens produzidos, os insumos consumidos, as listas de materiais, os tipos de ordem e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 8 exemplos de escrituração dos Registros K230 e K235 na produção interna.


Alguns pontos importantes nessa revisão são:

  • Avaliar se as ordens estão sem tipo de ordem ou com tipos de ordem com a natureza "Produção interna".
  • Avaliar se todos os itens produzidos nas ordens estão com o Tipo de produto SPED FIscal "03 Produto em processo" ou "04 Produto acabado".
  • Avaliar se não há insumos consumidos nas ordens com o Tipo de produto SPED Fiscal "06 Produto intermediário".

9) Revise as configurações nas ordens de produção interna com materiais de terceiros


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de produção interna com materiais de terceiros nos Registros K230 e K235, entendendo como configurar os itens produzidos, os insumos consumidos de propriedade da sua empresa, os insumos consumidos de propriedade do seu cliente, as listas de materiais, os tipos de ordem, os setores de estoque e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 2 exemplos de escrituração dos Registros K230 e K235 na produção interna com materiais de terceiros.


Se a sua empresa executa produção interna com materiais de terceiros recomendamos revisar os seguintes pontos:

  • Avaliar se as ordens estão com tipos de ordem com a natureza "Produção para terceiros".
  • Avaliar se todos os itens produzidos nas ordens estão com o Tipo de produto SPED FIscal "03 Produto em processo" ou "04 Produto acabado".
  • Avaliar se não há insumos consumidos nas ordens com o Tipo de produto SPED Fiscal "06 Produto intermediário".
  • Na lista de materiais, avaliar se os insumos consumidos de propriedade de seu cliente estão com o parâmetro "Recebe componente de terceiros para industrialização sob encomenda" marcado.
  • Avaliar se os materiais recebidos do seu cliente estão dando entrada em um setor de estoque com "Controle de poder de terceiros" = "2) Materiais de terceiros em nosso poder".
  • Avaliar se os tipos de movimentação de venda, entrada e retorno de materiais de terceiros estão configurados corretamente.

10) Revise as configurações nas ordens de produção em terceiros


Leia este artigo para entender o que são os Registros K250 e K255 na produção em terceiros.


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de produção em terceiros, entendendo como configurar os itens produzidos no terceiro, os insumos consumidos remetidos para o terceiro, o serviço de produção no terceiro, as listas de materiais, os tipos de ordem, os setores de estoque e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 3 exemplos de escrituração dos Registros K250 e K255 na produção em terceiros.


Se a sua empresa executa produção em terceiros recomendamos revisar os seguintes pontos:

  • Avaliar se as ordens estão com tipos de ordem com a natureza "Produção em terceiros".
  • Avaliar se todos os itens produzidos nas ordens estão com o Tipo de produto SPED FIscal "03 Produto em processo" ou "04 Produto acabado".
  • Avaliar se não há insumos consumidos nas ordens com o Tipo de produto SPED Fiscal "06 Produto intermediário".
  • Na lista de materiais, avaliar se os insumos consumidos remetidos para o terceiro estão com o parâmetro "Remete componente para industrialização em terceiros" marcado.
  • Avaliar se os serviços de produção no terceiro estão com o parâmetro "Serviço de industrialização em terceiros" marcado.
  • Avaliar se os materiais remetidos para o seu fornecedor estão sendo transferidos para um setor de estoque com "Controle de poder de terceiros" = "1) Materiais nossos em poder de terceiros".
  • Avaliar se os materiais que retornam do seu fornecedor estão sendo transferidos para um setor de estoque "Retorno de terceiros".
  • Avaliar se as ordens de produção em terceiros estão sendo movimentadas através da funcionalidade "Movimentar ordens de produção em terceiros" disponível na tela de documentos de entrada.
  • Avaliar se os tipos de movimentação de compra, remessa e retorno de materiais de terceiros estão configurados corretamente.

11) Revise as configurações nas ordens de desmontagem


Leia este artigo para entender o que são os Registros K210 e K215 na desmontagem.


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de desmontagem, entendendo como configurar o serviço de desmontagem, os produtos origem da desmontagem, os produtos destino da desmontagem, as listas de materiais, os tipos de ordem e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 6 exemplos de escrituração dos Registros K210 e K215 na desmontagem.


Se a sua empresa executa desmontagem recomendamos revisar os seguintes pontos: 

  • Avaliar se as ordens estão com tipos de ordem com a natureza "Desmontagem".
  • Na lista de materiais, avaliar se os produtos destino da desmontagem foram configurados corretamente como co-produtos.
  • No cadastro de tipos de movimentação, avaliar se o tipo de movimentação "Reporte de desmontagem" foi configurado corretamente com a função na produção "Reporte de co-produto".

12) Revise as configurações nas ordens de reprocessamento


Leia este artigo para entender o que são os Registros K260 e K265 no reprocessamento de produtos.


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de reprocessamento, entendendo como configurar o produto reprocessado, os insumos consumidos no reprocessamento, as listas de materiais, os tipos de ordem e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 6 exemplos de escrituração dos Registros K260 e K265 no reprocessamento.


Se a sua empresa executa reprocessamentos recomendamos revisar os seguintes pontos:  

  • Avaliar se as ordens estão com tipos de ordem com a natureza "Reprocessamento".
  • Na lista de materiais, avaliar se é necessário criar uma lista de materiais específica para reprocessamento.

13) Revise as configurações nas ordens de produção conjunta interna


Leia este artigo para entender o que são os Registros K290, K291 e K292 na produção conjunta interna.


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de produção conjunta interna, entendendo como configurar os itens produzidos, os insumos consumidos, as listas de materiais, os tipos de ordem e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 6 exemplos de escrituração dos Registros K290, K291 e K292 na produção conjunta interna.


Se a sua empresa executa produção conjunta interna recomendamos revisar os seguintes pontos: 

  • Avaliar se as ordens estão sem tipos de ordem ou com tipos de ordem com a natureza "Produção interna".
  • Avaliar se todos os itens produzidos nas ordens estão com o Tipo de produto SPED FIscal "03 Produto em processo" ou "04 Produto acabado".
  • Avaliar se não há insumos consumidos nas ordens com o Tipo de produto SPED Fiscal "06 Produto intermediário".
  • Na lista de materiais avaliar se os co-produtos foram adicionados e configurados corretamente.
  • No cadastro de tipos de movimentação avaliar se o tipo de movimentação "Reporte de co-produto" foi configurado corretamente com a função na produção "Reporte de co-produto".

14) Revise as configurações nas ordens de produção conjunta em terceiros


Leia este artigo para entender o que são os Registros K300, K301 e K302 na produção conjunta em terceiros.


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar as ordens de produção conjunta em terceiros, entendendo como configurar os itens produzidos no terceiro, os insumos consumidos remetidos para o terceiro, o serviço de produção no terceiro, as listas de materiais, os tipos de ordem, os setores de estoque e os tipos de movimentação. 


Acesse este link para ver 2 exemplos de escrituração dos Registros K300, K301 e K302 na produção em terceiros.


Se a sua empresa executa produção conjunta em terceiros recomendamos revisar os seguintes pontos:

  • Avaliar se as ordens estão com tipos de ordem com a natureza "Produção em terceiros".
  • Avaliar se todos os itens produzidos nas ordens estão com o Tipo de produto SPED FIscal "03 Produto em processo" ou "04 Produto acabado".
  • Avaliar se não há insumos consumidos nas ordens com o Tipo de produto SPED Fiscal "06 Produto intermediário".
  • Na lista de materiais avaliar se os insumos consumidos remetidos para o terceiro estão com o parâmetro "Remete componente para industrialização em terceiros" marcado.
  • Na lista de materiais avaliar se os co-produtos foram adicionados e configurados corretamente.
  • Avaliar se os serviços de produção no terceiro estão com o parâmetro "Serviço de industrialização em terceiros" marcado.
  • Avaliar se os materiais remetidos para o seu fornecedor estão sendo transferidos para um setor de estoque com "Controle de poder de terceiros" = "1) Materiais nossos em poder de terceiros".
  • Avaliar se os materiais que retornam do seu fornecedor estão sendo transferidos para um setor de estoque "Retorno de terceiros".
  • Avaliar se as ordens de produção em terceiros estão sendo movimentadas através da funcionalidade "Movimentar ordens de produção em terceiros" disponível na tela de documentos de entrada.
  • Avaliar se os tipos de movimentação de compra, remessa e retorno de materiais de terceiros estão configurados corretamente.
  • No cadastro de tipos de movimentação avaliar se o tipo de movimentação "Reporte de co-produto" foi configurado corretamente com a função na produção "Reporte de co-produto".

15) Avalie se fará reclassificação de produtos


Leia este artigo para entender o que é o Registro K220 na reclassificação de produtos. 


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar reclassificações de produtos, entendendo como configurar o item origem na reclassificação, o item destino na reclassificação e os tipos de movimentação. 


Acesse este link para ver 4 exemplos de escrituração do Registro K220 na reclassificação de produtos. 


Se a sua empresa executa reclassificação de produtos recomendamos revisar os seguintes pontos:

  • Se as reclassificações efetuadas estão de acordo com as hipóteses previstas no manual do SPED Fiscal.
  • Avaliar se os tipos de movimentação de "Saída por reclassificação" e "Entrada por reclassificação" foram configurados corretamente.

16) Revise as configurações para escrituração do estoque


Leia este artigo para entender o que é o Registro K200 - Estoque escriturado. 


Leia este artigo para saber se o sistema está configurado corretamente para escriturar o estoque no Registro K200, entendendo como configurar os produtos, os setores de estoque e os tipos de movimentação.


Acesse este link para ver 3 exemplos de escrituração do Registro K200 - Estoque escriturado.


Neste item recomendamos revisar os seguintes pontos:

  • Avaliar a configuração de todos os setores de estoque cadastrados tendo especial atenção com os campos "Controle de poder de terceiros", "Setor de estoque em processo", "Considera como saldo disponível" e "Desconsidera saldo deste setor no K200".
  • Avaliar a configuração dos tipos de movimentação relacionadas aos processos de vendas, compras e estoque, tendo especial atenção com os campos "Gera movimentação de estoque", "Natureza", "Função no estoque" e "Controle de poder de terceiros".