Neste artigo vamos tratar o caso de uma ordem iniciada em período anterior e cancelada dentro do período de apuração.


No documento de perguntas e repostas elaborado pela Receita Federal temos uma questão relevante para definir o tratamento dado pelo sistema.


16.5.1.21 ? Como informar o cancelamento de uma ordem de produção no bloco K? Durante o processo pode haver o cancelamento da ordem sem a produção resultante, mas com o consumo de insumos?


As hipóteses de cancelamento de uma OP e seus respectivos procedimentos são as seguintes:


>>> a) se o cancelamento de uma OP ocorrer no mesmo período de apuração em que se iniciou, basta não a informar no K230;

>>> b) se ocorrer o cancelamento da OP em outro período de apuração e antes da transmissão da EFD, basta não a informar no K230;

>>> c) se ocorrer o cancelamento da OP em outro período de apuração e depois que a EFD foi transmitida, a correção do apontamento do consumo de insumo escriturada no K235 deverá ser efetuada por meio do Registro K275.


O consumo de insumo/componente que não resultou em produto não deve ser escriturado no K235, e sim, no Bloco C, pela emissão de NF-e, com o respectivo estorno de crédito de ICMS/IPI. Dessa forma, a escrituração da saída do estoque de insumo/componente ocorrerá por meio do Bloco C, e não pelo Bloco K.


Neste artigo estamos tratando o caso C relatado na resposta à pergunta acima.


A partir da resposta podemos concluir que quando a ordem é iniciada e cancelada em outro período de apuração, os materiais devolvidos nessa ordem devem ser escriturados como correções de apontamento no Registro K275.


No sistema Nomus só é possível cancelar ordens que não geraram nenhuma movimentação de produção, ou que tiveram todas as suas movimentações de produção estornadas.


Em nossa base de treinamento, podemos seguir os passos apresentados a seguir:


PassoDescrição
1Criar uma ordem de produção para fabricar 10 kg do produto "SA 00004" em 01/01/2019.
2Requisitar os materiais totalmente para essa ordem de produção em 10/01/2019.
3Gerar a escrituração do Bloco K de janeiro de 2019.
4Tentar cancelar a ordem em fevereiro de 2019 e verificar que o sistema não irá permitir.
5Devolver todos os materiais requisitados para a ordem em fevereiro de 2019.
5Cancelar a ordem em fevereiro de 2019.
6Gerar a escrituração do Bloco K de fevereiro de 2019, marcando para o sistema gerar correções de apontamento, e verificar que a correção foi escriturada no Registro K275.


Veja abaixo um exemplo de escrituração do Registro K230 após a execução dos passos acima.


|K270|01012019|31012019|OS 00169 - 001|SA 00001|||1|
|K275|MP 00001||4,000||
|K275|MP 00003||5,000||
|K275|MP 00002||1,000||


Os destaques dessa escrituração são:

  • O Registro K270 foi escriturado sem quantidade e com origem 1 que significa "Correção de apontamento de produção e/ou consumo relativo aos Registros K230/K235"
  • O Registro K275 foi escriturado para todos os insumos com quantidade negativa, evidenciando a devolução do consumo dos insumos.


Neste manual do usuário teremos artigos que irão tratar com mais profundidade as correções de apontamento e estoque.