A produção interna com materiais de terceiros é escriturada nos Registros K230 e K235.


Neste artigo vamos aprender como configurar o sistema para que esses registros sejam escriturados na geração do Bloco K.


Nos próximos artigos vamos apresentar exemplos de escrituração desses registros no sistema.


Produtos


Item produzido


Os itens produzidos são escriturados no Registro K230. 


No cadastro do produto correspondente ao item produzido, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K230:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> Tipo de produto SPED Fiscal: "03 - Produto em processo" ou "04 - Produto acabado"
>>> Pode ser fabricado? = marcado
Geralmente a opção selecionada é "Produto acabado".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Produto deve estar habilitado para o setor de estoque de entrada no reporte da produção que normalmente é chamado de "Expedição".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado".


Insumo consumido de propriedade da sua empresa


Os insumos consumidos de propriedade da sua empresa são escriturados no Registro K235.


No cadastro do produto correspondente ao insumo consumido, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K235:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> Tipo de produto SPED Fiscal: 00 (Mercadoria para revenda), 01 (Matéria prima), 02 (Embalagem), 03 (Produto em processo), 04 (Produto acabado), 05 (Subproduto) ou 10 (Outros insumos)
>>> Pode ser incluído em uma lista de materiais? = marcado
Geralmente a opção selecionada é "Matéria prima", "Produto semi-acabado" ou "Embalagem".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Produto deve estar habilitado para os setores de estoque de saída e entrada na requisição pela produção.
>>> Para matérias primas e embalagens, geralmente o setor de estoque de saída na requisição pela produção é chamado de "Almoxarifado".
>>> Para produtos semi-acabados, geralmente o setor de estoque de saída na requisição pela produção é chamado de "Produtos semi-acabados".
>>> O setor de entrada na requisição pela produção normalmente é chamado de "Estoque em processo".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto "MP 00033 - Tinta para pintura de portão de ferro" que é a matéria prima de propriedade da sua empresa utilizada na fabricação do "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado".


Insumo consumido de propriedade do seu cliente e remetido para sua empresa


Os insumos consumidos de propriedade do seu cliente e remetidos para sua empresa também são escriturados no Registro K235.


No cadastro do produto correspondente ao insumo consumido, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K235:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> Tipo de produto SPED Fiscal: 00 (Mercadoria para revenda), 01 (Matéria prima), 02 (Embalagem), 03 (Produto em processo), 04 (Produto acabado), 05 (Subproduto) ou 10 (Outros insumos)
>>> Pode ser incluído em uma lista de materiais? = marcado
Geralmente a opção selecionada é "Matéria prima" ou "Embalagem".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Produto deve estar habilitado para os setores de estoque "Materiais de terceiros em nosso poder" e "Estoque em processo".
>>> Ao receber o material do cliente, sua empresa dará entrada no setor "Materiais de terceiros em nosso poder", que é um setor de estoque configurado como "Controle de poder de terceiros" = "2) Materiais de terceiros em nosso poder".
>>> Ao requisitar o material do cliente para a produção, o sistema fará a transferência do setor "Materiais de terceiros em nosso poder" para o setor ""Estoque em processo".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto "MP 00034 - Portão de ferro 1077 sem pintura" que é a matéria prima de propriedade do seu cliente e remetida para sua empresa para fabricação do "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado".


Listas de materiais 


As listas de materiais devem ser elaboradas no sistema para os itens produzidos que serão escriturados no Registro K230.


Na lista de materiais do item produzido adicionamos os insumos de propriedade da nossa empresa que serão consumidos na produção, e os insumos de propriedade do cliente remetidos para nossa empresa e que também serão consumidos na produção.


Os insumos de propriedade da nossa empresa e os insumos de propriedade do cliente remetidos para nossa empresa são escriturados no Registro K235.


Como exemplo podemos considerar a lista de materiais do produto "PA 00017 - Portão de ferro 1077 pintado" em nossa base de treinamento.


Na tabela a seguir apresentamos de forma objetiva as questões mais importantes relacionadas à utilização da lista de materiais na produção interna com materiais de terceiros e escrituração dos Registros K230 e K235.


Essas questão são tratadas em mais detalhes na seção "Registro 0210 - Consumo específico padronizado".


Item
Como preencher?
Perda normal
>>> Insumo consumido de propriedade do cliente: É possível informar a perda normal caso haja a possibilidade de perda normal do insumo no processo.
>>> Insumo consumido de propriedade da sua empresa: É possível informar a perda normal caso haja a possibilidade de perda normal do insumo no processo.
Opcional
>>> Insumo consumido de propriedade do cliente: Geralmente não marcar. É até possível trabalhar com insumos opcionais mas não é comum.
>>> Insumo consumido de propriedade da sua empresa: Geralmente não marcar. É até possível trabalhar com insumos opcionais mas não é comum.
Componentes preferenciais vs alternativos
>>> Insumo consumido de propriedade do cliente: Geralmente não marcar. É até possível trabalhar com insumos preferenciais e alternativos mas não é muito comum.
>>> Insumo consumido de propriedade da sua empresa: Geralmente não marcar. É até possível trabalhar com insumos preferenciais e alternativos mas não é muito comum.
Subproduto
Não é comum, mas se a ordem de produção com materiais de terceiros gerar algum subproduto, é possível adicionar componentes e marcar o campo "Subproduto", para que se possa registrar reportes de subprodutos na ordem de produção com materiais de terceiros.
Atenção, reportes de subprodutos não são escriturados no Bloco K.
Co-produto
Não marcar. É possível gerar uma ordem de produção com co-produto e utilizar materiais de terceiros. Entretanto se a ordem gerar co-produtos, ela será escriturada nos Registros K290, K291 e K292. 
Remete componente para industrialização em terceiros
Não marcar.
Recebe componente de terceiros para industrialização sob encomenda
>>> Insumo consumido de propriedade do cliente: Marcar
>>> Insumo consumido de propriedade da sua empresa: Não marcar.

Tipos de ordem


O cadastro de tipos de ordem tem configurações importantes para a escrituração dos Registros do Bloco K.


Essas configurações foram apresentadas em detalhes neste artigo aqui.


Na tabela a seguir apresentamos como o cadastro de tipos de ordem deve ser configurado para escrituração dos registros K230 e K235 na produção interna com materiais de terceiros:


CampoComo preencher?
NaturezaSelecionar a opção "Produção para terceiros".
Desconsiderar ordens com este tipo de ordem na escrituração do Bloco K
Não marcar esse campo.

Setores de estoque


Para implantação do processo completo de produção com materiais de terceiros, é importante configurar o sistema para controlar o material de propriedade de terceiros em poder da sua empresa.


Para fazer esse controle, é importante criar e configurar o setor de estoque apresentado na tabela abaixo seguindo o padrão indicado:


Setor "Materiais de terceiros em nosso poder"

CampoComo preencher?
Setor de estoqueMateriais de terceiros em nosso poder
Controle de poder de terceiros
Selecionar a opção "2) Materiais de terceiros em nosso poder".
Setor de estoque em processoDesmarcado
Considera como saldo disponível
Marcado
Desconsiderar saldo em estoque deste setor para escrituração do Bloco K200
Desmarcado

Tipos de movimentação de produção


Apresentamos os tipos de movimentação que devem ser configurados para escrituração dos Registros K230 e K235 na produção com materiais de terceiros.


Reporte da produção


As movimentações de reporte da produção são responsáveis pela escrituração do item produzido no Registro K230.


As devoluções e estornos de reporte da produção são subtraídas dos reportes da produção para cálculo da quantidade produzida efetiva do produto principal da ordem, como abaixo:


Quantidade produzida do produto principal da ordem escriturada no K230 = (Somatório da quantidade reportada da ordem no período de apuração) - (Somatório da quantidade devolvida/estornada nos reportes da produção na ordem no período de apuração)


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de reporte da produção, devolução de reporte da produção e estorno de reporte da produção. já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de produção interna com materiais de terceiros já estão prontas.


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Requisição pela produção


As movimentações de requisição pela produção são responsáveis pela escrituração dos insumos de propriedade da sua empresa e dos insumos de propriedade do cliente remetidos para sua empresa no Registro K235 na produção interna com materiais de terceiros.


As devoluções e estornos de requisição pela produção são subtraídas das requisições pela produção para cálculo da quantidade consumida do insumo, como abaixo:


Quantidade consumida do insumo escriturada no K235 = (Somatório da quantidade requisitada do insumo no período de apuração) - (Somatório da quantidade devolvida/estornada nas requisições pela produção do insumo no período de apuração)


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de requisição pela produção, devolução de requisição pela produção e estorno de requisição pela produção já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de produção interna com materiais de terceiros já estão praticamente prontas.


A única configuração que deve ser feita para atender o processo de produção interna com materiais de terceiros é editar o tipo de movimentação "Requisição pela produção" e habilitar o setor "Estoque de terceiros em nosso poder" como setor de saída.


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Apropriação pela produção


As movimentações de apropriação pela produção são responsáveis por apropriar os materiais requisitados para a ordem no momento do reporte da produção.


As devoluções/estornos de apropriação pela produção são responsável por devolver/estornar os materiais requisitados e apropriados para ordem quando a ordem sofre uma devolução/estorno de reporte da produção.


As movimentações de apropriação pela produção, suas devoluções e estornos, não são escrituradas no Bloco K na produção interna com materiais de terceiros.


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de apropriação pela produção, devolução de apropriação pela produção e estorno de apropriação pela produção já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de produção interna com materiais de terceiros já estão prontas. 


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Tipos de movimentação de venda, entrada e retorno de materiais de terceiros


Entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda


Para fazer a entrada dos materiais de terceiros que serão utilizados na produção é preciso criar um tipo de movimentação seguindo o padrão apresentado a seguir:


CampoComo preencher?
Tipo de movimentaçãoEntrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda
NaturezaEntrada
Controle de poder de terceirosSelecionar "Entrada de materiais de terceiros em nossa empresa".
Tipo de movimentação padrão para retorno de materiais de terceiros remetidos para nossa empresa
Selecionar "Retorno de materiais de terceiros remetidos para industrialização por encomenda". A configuração desse tipo de movimentação será explicada mais a frente neste artigo.
Gera contas a pagar/receberDesmarcado
Gera movimentações de estoqueMarcado
Restringe setores de estoqueMarcada
Setores de estoque de entrada habilitadosMarcar os setores de estoque de entrada habilitados na entrada de materiais de terceiros em nossa empresa.
Geralmente é necessário habilitar o setor "Materiais de terceiros em nosso poder".
CFOP padrão para operações dentro do estado
Selecionar o CFOP "1901 - Entrada para industrialização por encomenda"
CFOP padrão para operações fora do estado
Selecionar o CFOP "2901 - Entrada para industrialização por encomenda"


Venda industrialização por encomenda


A venda de industrialização por encomenda é responsável por baixar o item produzido na ordem de produção com materiais de terceiros do setor "Expedição" e por gerar as contas a receber pela industrialização por encomenda no módulo Financeiro.


Para fazer a venda por industrialização por encomenda é preciso criar um tipo de movimentação seguindo o padrão apresentado a seguir:


CampoComo preencher?
Tipo de movimentaçãoVenda de industrialização por encomenda
NaturezaVenda
Gera contas a pagar/receberMarcado
Classificação da conta a pagar
Geralmente "Receita com industrialização por encomenda"
Gera movimentações de estoqueMarcado
Restringe setores de estoqueMarcada
Setores de estoque de saída habilitados
Habilitar o setor "Expedição".
CFOP padrão para operações dentro do estado
Selecionar o CFOP "5124 - Industrialização efetuada para outra empresa"
CFOP padrão para operações fora do estado
Selecionar o CFOP "6124 - Industrialização efetuada para outra empresa"


Retorno de materiais de terceiros remetidos para industrialização por encomenda


O retorno de materiais de terceiros remetidos para industrialização por encomenda é responsável por fazer o retorno simbólico dos materiais do terceiro, sem gerar movimentação de estoque, mas fazendo a amarração com os itens do documento de entrada de materiais de terceiros para industrialização por encomenda


Para fazer o retorno de materiais de terceiros remetidos para industrialização por encomenda é preciso criar um tipo de movimentação seguindo o padrão apresentado a seguir:


CampoComo preencher?
Tipo de movimentaçãoRetorno de materiais de terceiros remetidos para industrialização por encomenda
NaturezaSaída
Controle de poder de terceiros
Selecionar a opção "Retorno de materiais de terceiros remetidos para a nossa empresa".
Gera contas a pagar/receberDesmarcado
Gera movimentações de estoqueDesmarcado
Restringe setores de estoqueDesmarcado
CFOP padrão para operações dentro do estado
Selecionar o CFOP "5902 - Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda"
CFOP padrão para operações fora do estado
Selecionar o CFOP "6902 - Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda"