A produção conjunta interna é escriturada nos Registros K290, K291 e K292.


Neste artigo vamos aprender como configurar o sistema para que esses registros sejam escriturados na geração do Bloco K.


Nos próximos artigos vamos apresentar exemplos de escrituração desses registros no sistema.


Produtos


Itens produzidos


Os itens produzidos são escriturados no Registro K291, no momento do reporte da produção da ordem, através da entrada no estoque do produto principal e dos co-produtos da ordem.


No cadastro do produto principal e dos co-produtos, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K291:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> Tipo de produto SPED Fiscal: "03 - Produto em processo" ou "04 - Produto acabado"
>>> Pode ser fabricado? = marcado
Geralmente a opção selecionada é "Produto semi-acabado" ou "Produto acabado".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Produto deve estar habilitado para o setor de estoque de entrada no reporte da produção.
>>> Para produtos semi-acabados, geralmente o setor de estoque de entrada no reporte da produção é chamado de "Produtos semi-acabados".
>>> Já para produtos acabados, geralmente o setor de estoque de entrada no reporte da produção é chamado de "Expedição".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto principal da ordem "PA 00014 - Leite desnatado" e o co-produto "PA 00015 - Creme de leite".


Insumos consumidos


Os insumos consumidos são escriturados no Registro K292 no momento da requisição dos materiais para ordem.


No cadastro do produto correspondente ao insumo consumido, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K292:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> Tipo de produto SPED Fiscal: 00 (Mercadoria para revenda), 01 (Matéria prima), 02 (Embalagem), 03 (Produto em processo), 04 (Produto acabado), 05 (Subproduto) ou 10 (Outros insumos)
>>> Pode ser incluído em uma lista de materiais? = marcado
Geralmente a opção selecionada é "Matéria prima", "Produto semi-acabado" ou "Embalagem".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Produto deve estar habilitado para os setores de estoque de saída e entrada na requisição pela produção.
>>> Para matérias primas e embalagens, geralmente o setor de estoque de saída na requisição pela produção é chamado de "Almoxarifado".
>>> Para produtos semi-acabados, geralmente o setor de estoque de saída na requisição pela produção é chamado de "Produtos semi-acabados".
>>> O setor de entrada na requisição pela produção normalmente é chamado de "Estoque em processo".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto "MP 00030 - Leite in natura".


Listas de materiais 


As listas de materiais devem ser elaboradas no sistema para os produtos principais da ordem de produção.


Na lista de materiais do produto principal da ordem de produção, adicionamos os insumos que serão consumidos na ordem e escriturados no Registro K292, e adicionamos os co-produtos que serão reportados na ordem e escriturados no Registro K291, junto com o produto principal da ordem.


Como exemplo podemos considerar a lista de materiais do produto "PA 00014 - Leite desnatado" em nossa base de treinamento.



Na tabela a seguir apresentamos de forma objetiva as questões mais importantes relacionadas à utilização da lista de materiais na produção conjunta interna e escrituração dos Registros K290, K291 e K292.


Essas questões são tratadas em mais detalhes na seção "Registro 0210 - Consumo específico padronizado".


Item
Como preencher?
Perda normal
>>> Insumo consumido: É possível informar um perda normal para o insumo em percentual ou quantidade. As recomendações apresentadas para o K230 e K235 são válidas aqui.
>>> Co-produto: Não preencher
Opcional
>>> Insumo consumido: Esse campo pode ser preenchido se o insumo consumido for opcional. As recomendações apresentadas para o K230 e K235 são válidas aqui.
>>> Co-produto: Não preencher
Componentes preferenciais vs alternativos
>>> Insumo consumido: Os componentes preferenciais e alternativos podem ser usados quando se tem a aplicação do conceito de insumos interdependentes. As recomendações apresentadas para o K230 e K235 são válidas aqui, entretanto as ordens de produção conjunta não são escrituradas no Registro 0210.
>>> Co-produto: Não preencher
Subproduto
Se a ordem de produção conjunta gerar algum subproduto, é possível adicionar componentes e marcar o campo "Subproduto", para que se possa registrar reportes de subprodutos na ordem.
Atenção, reportes de subprodutos não são escriturados no Bloco K.
Co-produto
>>> Insumo consumido: Não marcar
>>> Co-produto: Marcar e preencher campos "Tipo de movimentação para reporte de co-produto" e "Percentual para apropriação de custos do co-produto".
Tipo de movimentação para reporte de co-produto
>>> Insumo consumido: Não marcar
>>> Co-produto: Marcar e selecionar o tipo de movimentação "Reporte de co-produto". Esse tipo de movimentação deve ser cadastrado no sistema com a função na produção "Reporte de co-produto". Esse cadastro será explicado em detalhes na seção "Tipos de movimentação" neste artigo.
Percentual para apropriação de custos do co-produto
>>> Insumo consumido: Não marcar
>>> Co-produto: Preencher com o percentual do custo total da ordem de produção conjunta que você quer que seja apropriado ao co-produto. O somatório do percentual para apropriação de custos do co-produto de todos os co-produtos deve ser menor do que 100%, para que o percentual restante de custos seja alocado ao produto principal da ordem no reporte da produção.
Remete componente para industrialização em terceiros
>>> Insumo consumido: Não marcar
>>> Co-produto: Não marcar
Recebe componente de terceiros para industrialização sob encomenda
>>> Insumo consumido: Geralmente não marcar. Esse campo só deve ser marcado caso a ordem seja uma produção conjunta sob encomenda com materiais de terceiros, e vá utilizar um material de propriedade de terceiros sob poder da sua empresa.
>>> Co-produto: Não marcar

Tipos de ordem


O cadastro de tipos de ordem tem configurações importantes para a escrituração dos Registros do Bloco K.


Essas configurações foram apresentadas em detalhes neste artigo aqui.


Na tabela a seguir apresentamos como o cadastro de tipos de ordem deve ser configurado para escrituração dos registros K290, K291 e K292 na produção conjunta interna:


CampoComo preencher?
NaturezaSelecionar a opção "Produção interna" ou "Selecione".
Desconsiderar ordens com este tipo de ordem na escrituração do Bloco K
Não marcar esse campo.


É importante lembrar que as ordem de produção sem tipo de ordem selecionado, são escrituradas seguindo o padrão da natureza "Produção interna".


Além disso, é importante destacar que o que diferencia uma ordem de produção interna de uma ordem de produção conjunta interna, é a presença de co-produtos na lista de empenhos da ordem.


Uma ordem com tipo de ordem com natureza "Produção interna" ou "Selecione" com co-produtos na sua lista de empenhos é escriturada nos Registros K290, K291 e K292.


Já uma ordem com tipo de ordem com natureza "Produção interna" ou "Selecione" sem co-produtos na sua lista de empenhos é escriturada nos Registros K230 e K235.


Tipos de movimentação


Apresentamos os tipos de movimentação que devem ser configurados para escrituração dos Registros K290, K291 e K292 na produção conjunta interna.


Reporte da produção


As movimentações de reporte da produção são responsáveis pela escrituração do produto principal da ordem no Registro K291.


As devoluções e estornos de reporte da produção são subtraídas dos reportes da produção para cálculo da quantidade produzida efetiva do produto principal da ordem, como abaixo:


Quantidade produzida do produto principal da ordem escriturada no K291 = (Somatório da quantidade reportada do produto principal da ordem no período de apuração) - (Somatório da quantidade devolvida/estornada nos reportes da produção do produto principal da ordem no período de apuração)


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de reporte da produção, devolução de reporte da produção e estorno de reporte da produção. já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de produção conjunta interna já estão prontas.


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Reporte de co-produto


As movimentações de reporte de co-produto são responsáveis pela escrituração dos co-produtos da ordem no Registro K291 junto com o produto principal da ordem.


As devoluções e estornos de reporte de co-produto são subtraídas dos reportes de co-produto para cálculo da quantidade produzida efetiva do co-produto, como abaixo:


Quantidade produzida do co-produto da ordem escriturada no K291 = (Somatório da quantidade de reporte do co-produto na ordem dentro do período de apuração) - (Somatório da quantidade de devolução de reporte de co-produto na ordem dentro do período de apuração)


Reporte de co-produto

CampoComo preencher?
Tipo de movimentaçãoReporte de co-produto
NaturezaEntrada
Função na produçãoReporte de co-produto
Restringe setores de estoqueMarcada
Setores de estoque de entrada habilitadosMarcar os setores de estoque de entrada habilitados no reporte de co-produto.
Geralmente é necessário habilitar o setor de entrada "Expedição" ou "Produtos semi-acabados".


Devolução de reporte de co-produto

CampoComo preencher?
Tipo de movimentaçãoDevolução de reporte de co-produto
NaturezaDevolução de entrada
Função na produçãoDevolução de reporte de co-produto
Restringe setores de estoqueDesmarcado 
Setores de estoque de saída habilitadosNão é preciso selecionar setores de estoque
Tipo de movimentação de reporte de co-produto associada à devolução de reporte de co-produto
Selecionar o tipo de movimentação "Reporte de co-produto".


Estorno de reporte de co-produto

CampoComo preencher?
Tipo de movimentaçãoEstorno de reporte de co-produto
NaturezaDevolução de entrada
Função na produçãoDevolução de reporte de co-produto
Restringe setores de estoqueDesmarcado 
Setores de estoque de saída habilitadosNão é preciso selecionar setores de estoque
Tipo de movimentação de reporte de co-produto associada à devolução de reporte de co-produto
Selecionar o tipo de movimentação "Reporte de co-produto".
Movimentação de estorno?
Marcado


Requisição pela produção


As movimentações de requisição pela produção são responsáveis pela escrituração do Registro K292 na produção conjunta interna.


As devoluções e estornos de requisição pela produção são subtraídas das requisições pela produção para cálculo da quantidade consumida do insumo, como abaixo:


Quantidade consumida do insumo escriturada no K292 = (Somatório da quantidade requisitada do insumo no período de apuração) - (Somatório da quantidade devolvida/estornada nas requisições pela produção do insumo no período de apuração)


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de requisição pela produção, devolução de requisição pela produção e estorno de requisição pela produção já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de produção conjunta interna já estão prontas.


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Apropriação pela produção


As movimentações de apropriação pela produção são responsáveis por apropriar os materiais requisitados para a ordem no momento do reporte da produção.


As devoluções/estornos de apropriação pela produção são responsável por devolver/estornar os materiais requisitados e apropriados para ordem quando a ordem sofre uma devolução/estorno de reporte da produção.


As movimentações de apropriação pela produção, suas devoluções e estornos, não são escrituradas no Bloco K na produção conjunta interna.


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de apropriação pela produção, devolução de apropriação pela produção e estorno de apropriação pela produção já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de produção conjunta interna já estão prontas. 


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.