O código do pedido de venda pode ser definido automaticamente pelo sistema ou digitado livremente pelo usuário, e o comportamento desejado para o sistema é escolhido na configuração geral "Codificação automática habilitada?"


Quando o sistema está configurado para que o código do pedido de venda seja digitado livremente pelo usuário, antes da versão 1850, o sistema aplicava uma validação que bloqueava a criação de pedidos de venda com o mesmo código e com o mesmo cliente.


Entretanto, em algumas situações, pode ser interessante bloquear a criação de pedidos de venda com o mesmo código, independente do cliente escolhido, e isso é possível a partir da versão 1850.


Para flexibilizar as validações na definição do código do pedido de venda, criamos a nova configuração geral:

  • Validação relacionada ao código do pedido nas telas de criação/edição de pedidos de venda


Essa configuração geral tem 2 opções:

  • 1) Bloquear o salvamento de pedidos de venda com o mesmo código do pedido e cliente
  • 2) Bloquear o salvamento de pedidos de venda com o mesmo código do pedido


Ao selecionar a opção 1 não será possível salvar pedidos de venda com o mesmo código de pedido e cliente.


Isso equivale dizer que na opção 1 será possível cadastrar pedidos de venda diferentes, com o mesmo código de pedido, mas com clientes diferentes.


Ao selecionar a opção 2, não será possível salvar pedidos de venda com o mesmo código, mesmo que sejam de clientes diferentes.


Por fim, é importante ressaltar que a utilização dessa nova configuração geral só faz sentido quando o código do pedido de venda é definido livremente pelo usuário.


Para que seja possível definir o código do pedido de venda livremente, é preciso desmarcar a configuração geral "Codificação automática habilitada?" na seção "Pedidos de venda".