A partir da versão 1850 é possível clonar pedidos de compra para agilizar o processo de criação de novos pedidos de compra similares.


Para clonar um pedido de compra, basta clicar no pedido de compra, e utilizar o novo submenu "Clonar pedido de compra" destacado na imagem abaixo:

Ao clicar nesse submenu você é levado para a tela de criação de pedidos de compra carregando todas as informações do pedido de compra clonado.


Na imagem abaixo vemos a tela de criação de um novo pedido de compra utilizando a funcionalidade de clonagem:

Ao clonar um pedido de compra, o sistema copia para o novo pedido de compra as informações de quase todos os campos do pedido de compra que foi clonado, exceto alguns campos que têm um tratamento especial, e que são apresentados a seguir:


Código do pedido de compra
Esse campo não é copiado. Se o sistema está habilitado para codificar os pedidos de compra automaticamente, o próprio sistema vai definir um novo código sequencial para o pedido de compra que foi clonado.
Data de emissão
Esse campo não é copiado. O sistema sempre preenche a Data de emissão com a data corrente.
Data base para gerar as parcelas
Esse campo não é copiado. O sistema sempre preenche a Data base para gerar as parcelas com a data corrente.
Vínculo de itens de pedido de compra com solicitações de compra
Não é copiado. Um pedido de compra criado através de clonagem não tem vínculo com solicitações de compra.
Contas a pagar previstas e(ou) contas a pagar de adiantamento a fornecedor
Não são copiadas. As contas a pagar previstas e(ou) contas a pagar de adiantamento ao fornecedor são geradas no momento em que o novo pedido de compra criado através da clonagem é salvo no sistema.