O que é o cadastro de contas bancárias?


No sistema Nomus uma conta bancária representa uma conta no módulo Financeiro que será utilizada para gerenciar transações financeiras.


O exemplo mais óbvio de uma conta bancária é uma conta corrente em um instituição financeira como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, Santander, entre outras.


Mas o cadastro de contas bancárias pode ser utilizado para controlar transações financeiras diversas, com a utilização de contas menos óbvias.


Na tabela a seguir apresentamos alguns exemplos de contas que também podem ser cadastradas para gerenciar transações financeiras.


Tipo de contaExplicações
Caixa corrente
Conta corrente em uma instituição financeira como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, Santander, entre outras.
Caixa pequeno
Conta utilizada para controlar pagamentos de despesas com valor pequeno pagas em dinheiro, por exemplo, taxas de cartório ou postagem nos correios.
As entradas nessa conta geralmente são feitas através de um saque de valor de uma "Conta corrente". Essa transação pode ser registrada no sistema Nomus através de uma transferência de valor de uma "Conta corrente" para a conta "Caixa Pequeno".
Conta de investimento
Conta utilizada para controlar as aplicações, resgates, rendimentos financeiros e perdas financeiras em uma conta de investimento, por exemplo, um fundo de investimento, CDB ou CDI.
Aplicações: as aplicações normalmente são registradas no sistema como uma transferência de uma "Conta corrente" para a "Conta de investimento".
Resgates: os resgates normalmente são registradas no sistema como uma transferência de uma "Conta de investimento" para a "Contra corrente".
Rendimentos financeiros: os rendimentos financeiros normalmente são registrados 1 vez por mês como uma entrada na "Conta de investimento", mas também podem ser registradas somente no resgate.
Perdas financeiros: as perdas financeiras normalmente são registradas 1 vez por mês como uma saída na "Conta de investimento", mas também podem ser registradas somente no resgate.
Cartão de crédito
Conta utilizada para controlar as vendas ou compras efetuadas em cada cartão de crédito utilizado pela empresa.
Venda: uma venda efetuada no cartão de crédito pode gerar contas a receber na conta "Cartão de crédito".
Recebimento: um recebimento de uma venda efetuada no cartão de crédito normalmente gera uma entrada na conta "Cartão de crédito", e essa entrada é transferida para uma "Conta corrente" da empresa.
Compra: uma compra efetuada no cartão de crédito pode gerar contas a pagar na conta "Cartão de crédito".
Pagamento: um pagamento de uma compra efetuada no cartão de crédito normalmente gera uma saída na conta "Cartão de crédito", e uma transferência da "Conta corrente" para conta "Cartão de crédito" quando a fatura é debitada na conta corrente da empresa.
Meios de pagamento
Conta utilizada para controlar as vendas da sua empresa através de meios de Pagamento como PayPal, Moip, PagSeguro, entre outras.
Venda: uma venda efetuada em um meio de pagamento pode gerar contas a receber na conta "Meio de pagamento".
Recebimento: um recebimento de uma venda efetuada em um meio de pagamento normalmente gera uma entrada na conta "Meio de pagamento", e essa entrada posteriormente é transferida para uma "Conta corrente" da empresa..
Reembolso de despesas
Conta utilizada para controlar reembolso de despesas de colaboradores, vendedores ou representantes da empresa.
Registro de despesas: O registro das despesas pode ser feito pelo colaborador em uma conta "Reembolso de despesa" específica para cada colaborador.
Reembolso de despesas: O reembolso de despesas pode ser feito pela empresa através de uma transferência da "Conta corrente" para a conta "Reembolso de despesa".


Apenas para ilustrar, apresentamos a seguir uma imagem da tela de contatos do sistema.


Qual a importância do cadastro de contas bancárias?


O cadastro de contas bancárias viabiliza uma melhor gestão de todas as movimentações financeiras da empresa.


Com a utilização de contas bancárias, em cada CNPJ da sua empresa, é possível responder questões essenciais para uma boa gestão financeira como:

  • Qual é o saldo atual em cada conta bancária?
  • Qual é o extrato de movimentações financeiras de cada conta bancária?
  • O extrato de movimentações financeiras registrado no sistema está conciliado com o extrato gerado pela instituição financeira?
  • Qual é o fluxo de caixa previsto em cada conta bancária?

Como é feita a seleção de contas bancárias no sistema?


As contas bancárias são selecionadas em todas as telas do sistema que geram movimentações financeiras.


Por exemplo, ao criar um documento de saída para faturar um pedido de venda, com um tipo de movimentação que gera contas a receber, é necessário selecionar uma conta bancária. 


Ao criar um documento de entrada para receber uma mercadoria comprada, com um tipo de movimentação que gera contas a pagar, é necessário selecionar uma conta bancária.


Já no módulo Financeiro, é necessário selecionar uma conta bancária para registrar qualquer movimentação financeira, como a criação de contas a receber, contas a pagar, recebimentos, pagamentos e transferências.


Quais são as contas bancárias pré-cadastrados no sistema Nomus?


Na base padrão do sistema Nomus temos apenas um "Conta Corrente Padrão" em cada empresa para facilitar a compreensão inicial do sistema.


Recomendamos que esse cadastro seja editado e revisado no projeto de implantação.


Como criar uma conta bancária no sistema?


Para criar um conta bancária no sistema, basta acessar a tela "Contas bancárias" e clicar no botão "Criar conta bancária".


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de criação de contas bancárias no sistema Nomus.

Na tabela abaixo apresentamos orientações sobre o preenchimento dos principais campos da aba "Geral".


Campos
Explicações
Conta bancária
Informar um nome interno para a conta bancária que facilite a sua identificação.
Empresa
Selecione a empresa que a conta bancária está vinculada. Uma conta bancária está sempre vinculada a uma empresa.
Nome do banco
Selecione o nome do banco da sua conta bancária. O preenchimento desse campo é fundamental para contas correntes mas também pode ser utilizado para contas de investimento e cartões de crédito. Para os demais tipos de conta esse campo não precisa ser preenchido.
Agência
Informe o número e o dígito da agência. O preenchimento desse campo é fundamental para contas correntes. Para os demais tipos de conta esse campo não precisa ser preenchido.
Conta corrente
Informe o número e o dígito da conta corrente. O preenchimento desse campo é fundamental para contas correntes. Para os demais tipos de conta esse campo não precisa ser preenchido.
Ativo
Marque o campo para ativar a conta bancária.


Aba Arquivo OFX


Na aba "Arquivo OFX" é possível definir algumas configurações da conta bancária para o processamento do arquivo OFX na conciliação bancária.


A funcionalidade de conciliação bancária através do processamento de arquivos OFX será explicada em outros artigos do manual do usuário.


Como editar, excluir e inativar uma conta bancária no sistema?


A manutenção de contas bancárias no sistema segue o padrão de outras telas do sistema e pode ser feita através dos submenus:

  • Editar
  • Excluir


Contas bancárias com pelo menos 1 registro vinculado não podem ser excluídas, apenas inativadas.


Para inativar uma conta bancária, basta editar a conta e desmarcar o campo "Ativo".