No último artigo você aprendeu:

  • O que é o cadastro de unidades de medida?
  • Quais são as unidades de medida pré-cadastradas no sistema Nomus?
  • Como criar uma unidade de medida no sistema?
  • Como editar, excluir e inativar uma unidade de medida no sistema?


Agora sua tarefa é cadastrar as unidades de medida no sistema.


Quais unidades de medidas devem ser cadastradas no sistema?


Idealmente você deve cadastrar todas as unidades de medida utilizadas nos seus processos de vendas, compras, produção e controle de estoque.


Para entender todas as unidades de medida utilizadas nesses processos, recomendamos que você converse com os departamentos de Vendas, Compras, Produção e Almoxarifado da sua empresa, para entender:

  • As unidades de medida utilizadas nos pedidos de venda.
  • As unidades de medida utilizadas nos pedidos de compra.
  • As unidades de medida utilizadas nas ordens de produção.
  • As unidades de medida utilizadas para controle de estoque de matérias primas, produtos semi-acabados e produtos acabados, produtos revendidos, materiais de uso e consumo e materiais intermediários.


Como a base padrão do sistema Nomus já vem com todas as unidades de medida da tabela padrão de unidades comerciais da SEFAZ pré-cadastradas, é provável que todas as unidades de medida utilizadas pela sua empresa já estejam cadastradas no sistema.


De qualquer forma, se for necessário, você pode criar novas unidades de medida no sistema.


Por fim, recomendamos editar e inativar todas as unidades de medida que não serão utilizadas por sua empresa.