No cadastro de pessoas é possível restringir as condições de pagamento habilitadas para as pessoas nas categorias "Cliente" e "Fornecedor".


No processo de vendas, o objetivo principal dessa funcionalidade é padronizar a aplicação das condições de pagamento acordadas com o cliente, evitando falhas e agilizando a geração das contas a receber.


No processo de compras, o objetivo principal dessa funcionalidade é padronizar a aplicação das condições de pagamento acordadas com o fornecedor, evitando falhas e agilizando a geração das contas a pagar.


Restringindo as condições de pagamento por cliente


Por exemplo, no cadastro da pessoa "Cliente Exemplo RJ", que está enquadrada na categoria "Cliente", você pode restringir as condições de pagamento na aba "Cond de pgto do cliente", clicando na check box "Restringir condições de pagamento para esse cliente", e escolhendo as condições que serão restringidas como abaixo:


  • 1 parcela para 30 dias
  • À vista


Apresentamos abaixo a imagem da tela do sistema:


Ao fazer a restrição dessa forma, ao selecionar o cliente "Cliente Exemplo RJ" em qualquer tela do processos de vendas, você só poderá selecionar as condições de pagamento habilitadas para o cliente.


As telas do processo de vendas são: propostas, pedidos de venda, documentos de saída e documentos de venda de serviço.


Apresentamos abaixo um exemplo dessa restrição na tela de pedidos de venda:


Restringindo as condições de pagamento por fornecedor


Por exemplo, no cadastro da pessoa "Fornecedor Exemplo", que está enquadrada na categoria "Fornecedor", você pode restringir as condições de pagamento na aba "Cond de pgto do fornecedor", clicando na check box "Restringir condições de pagamento para esse fornecedor", e escolhemdo as condições que serão restringidas como abaixo:


  • 3 parcelas para 30, 60, 90 dias
  • Sinal de 50% mais 2 parcelas para 30, 60 dias


Apresentamos abaixo a imagem da tela do sistema:

Ao fazer a restrição dessa forma, ao selecionar o fornecedor "Fornecedor Exemplo" em qualquer tela do processos de compras, você só poderá selecionar as condições de pagamento habilitadas para o fornecedor.


As telas do processo de compras são: pedidos de compra, documentos de entrada e documentos de compra de serviço.


Apresentamos abaixo um exemplo dessa restrição na tela de pedidos de compra: