O que é o cadastro de contatos?


No sistema Nomus um contato representa um indivíduo (pessoa física) que sua empresa mantém relacionamento em um cliente, fornecedor, transportadora, prospectado, representante, vendedor ou parceiro. 


Os contatos podem ser relacionados com uma ou mais pessoas. 


Por exemplo, você pode ter um contato chamado "Carlos Alberto" que presta serviço para os clientes "A" e "B" da sua empresa, e nesse caso você poderá vincular um contato com esses 2 clientes.


Lembrando que os clientes para o sistema Nomus são pessoas enquadradas na categoria "Cliente".


Para entender mais sobre o cadastro de pessoas do sistema Nomus e suas categorias consulte este artigo aqui.


Apenas para ilustrar, apresentamos a seguir uma imagem da tela de contatos do sistema.


Qual a importância do cadastro de contatos?


No cadastro de contatos você define informações chave do indivíduo como Nome, Telefones, Emails, Cargo, Deparamento e Pessoas Vinculadas.


Um bom cadastro de contatos facilita e agiliza a busca das informações e ajuda a sua empresa a manter um bom relacionamento com todos os seus contatos nos clientes, fornecedores, transportadoras, prospectados, representantes, vendedores e parceiros.


Além disso, os contatos podem ser vinculados a propostas comerciais, pedidos de venda, pedidos de compra, entre outras áreas do sistema, permitindo que sua empresa possa avaliar os contatos que geram mais resultado.


Por exemplo, em um determinado cliente, suponha que você apresente propostas comerciais para 3 contatos diferentes, o José, Daniel e João.


Além disso, suponha que a sua taxa média de aprovação de propostas nesse cliente nos últimos 12 meses foi de 30%, ou seja, a cada 100 propostas apresentadas, você consegue aprovar 30 propostas com esse cliente.


Agora suponha que você consegue analisar essa taxa de aprovação de propostas por contato, e descobre que as seguintes taxas de aprovação por contato:

  • José: 60%
  • Daniel: 20%
  • João: 10%


Veja que a informação é muito mais "rica" dessa forma pois permite que você tome decisões importantes para melhorar o resultado da sua empresa, como por exemplo:

  • Priorizar as negociações com o José que tem uma alta taxa de aprovação
  • Conversar com o Daniel e João para entender o que você pode fazer para aumentar a taxa de aprovação com eles

Quais são os contatos pré-cadastrados no sistema Nomus?


Na base padrão do sistema Nomus temos apenas um "Contato Exemplo".


Recomendamos que esse cadastro não seja excluído e nem inativado pois pode ser útil para fazer simulações no sistema sempre que for preciso.


Como criar um contato no sistema?


Para criar um contato no sistema, basta acessar a tela "Contatos" e clicar no botão "Criar contato".


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de criação de contatos no sistema Nomus.


Na tabela abaixo apresentamos orientações sobre o preenchimento dos principais campos desta tela.


Campos
Explicações
Nome
Informar um nome interno para o contato que facilite sua identificação.
Nome completo
Se possível informar o nome completo do contato. Caso não saiba essa informação recomendamos repetir a informação digitada no campo "Nome".
Data de aniversário
Se possível informe a data de nascimento do seu contato. Caso não saiba essa informação recomendamos deixar o campo em branco.
Cargo
Se possível informe o Cargo do seu contato. Caso não saiba essa informação recomendamos deixar o campo em branco.
Departamento
Se possível informe o Departamento do seu contato. Caso não saiba essa informação recomendamos deixar o campo em branco.
Informações complementares
Campo texto que pode ser utilizado para preencher livremente qualquer observação sobre o contato.
Ativo
Marcar o campo para ativar o contato.
Telefones
Informar até 5 telefones do seu contato tendo atenção para preencher os campos DDI e DDD.
Emails
Informar até 5 emails do seu contato. A coluna "Envia proposta?" deve ser marcada nos emails que devem ser sugeridos pelo sistema para envio de proposta para o contato.


Aba Pessoas


Na aba "Pessoas" eu posso vincular o contato com uma ou mais pessoas cadastradas no sistema. 


Apresentamos abaixo uma imagem de exemplo.


Como editar, excluir e inativar um contato no sistema?


A manutenção de contatos no sistema segue o padrão de outras telas do sistema e pode ser feita através dos submenus:

  • Editar
  • Excluir


Contatos com pelo menos 1 registro vinculado não podem ser excluídos, apenas inativadas.


Para inativar um contato, basta editar o contato e desmarcar o campo "Ativo".