O que é o cadastro de empresas?


O sistema Nomus é multi-empresa.


Isso quer dizer que você pode cadastrar várias empresas no sistema, e trabalhar com várias empresas utilizando uma única base de dados única centralizada.


Por exemplo, você pode cadastrar 3 empresas no sistema, no RJ, SP e MG, comprar, produzir, vender e gerenciar o financeiro dessas 3 empresas dentro da mesma base de dados.


Quais empresas devem ser cadastradas no sistema?


Para entender quais empresas devem ser cadastradas no sistema, recomendamos que você avalie em quantos CNPJs diferentes você pode comprar, produzir, vender, e gerenciar o financeiro.


Após fazer essa análise, você deverá cadastrar no sistema 1 empresa para cada CNPJ.


Por exemplo, você pode ter uma empresa matriz no RJ, uma filial em SP e uma filial em MG, e nesse caso deverá cadastrar 3 empresas no sistema:

  • Empresa 01: Matriz no RJ
  • Empresa 02: Filial em SP
  • Empresa 03: Filial em MG


Outro exemplo, você pode ter um grupo de 3 empresas, no RJ, SP e MG, cada uma com seu CNPJ, e nesse caso também deverá cadastrar 3 empresas no sistema:

  • Empresa 01: RJ
  • Empresa 02: SP
  • Empresa 03: MG

Quais são as empresas pré-configuradas no sistema Nomus?


No Brasil há uma diferença significativa na configuração das regras de tributação nos processos de vendas e compras de acordo com o regime de tributação da empresa.


Os 3 principais regimes de tributação em vigor no momento em que escrevermos esse artigo Brasil são:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real


Para facilitar o projeto de implantação, a base de dados do sistema Nomus já vem com 3 empresas pré-configuradas:

  • Código 01: Indústria Sucesso (Simples Nacional)
  • Código 02: Indústria Sucesso (Lucro Presumido)
  • Código 03: Indústria Sucesso (Lucro Real)


Com a utilização dessas 3 empresas pré-configuradas, nos artigos que irão explicar a configuração das regras de tributação de ICMS, IPI, PIS e COFINS, ficará bem mais fácil entender as diferenças nas configurações de acordo com o regime de tributação.


Apresentamos a seguir a imagem das 3 empresas pré-configuradas no sistema Nomus:


Como criar uma empresa no sistema?


Para criar uma nova empresa no sistema, basta acessar a tela "Empresas" e clicar no botão "Criar empresa".


Atenção, antes de criar uma nova empresa no sistema, avalie se é mais indicado editar uma empresa pré-configurada no sistema, essa alternativa será apresentada neste artigo aqui.


É fundamental que o cadastro da empresa seja feito com atenção preenchendo corretamente os principais campos que estão concentrados na aba "Geral".


Vamos entender agora como preencher esses principais campos.


CamposExplicações
CódigoInformar um código para a empresa. Recomendamos utilizar o padrão "01", "02", "03", etc.
NomeInformar um nome interno para a empresa que facilite sua identificação. Uma sugestão é padronizar o nome fantasia da empresa e a UF, por exemplo, "NOMUS RJ", "NOMUS SP", "NOMUS MG".
AtivoMarcar esse campo.
CNPJInformar o CNPJ da empresa. Essa informação está disponível no Contrato Social da empresa. A partir do CNPJ é possível preencher vários outros campos da empresa utilizando a funcionalidade "Consultar CNPJ".
Razão Social/NomePreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
Nome fantasiaCampo não obrigatório. Informar o Nome fantasia da empresa quando existir.
CNAE principal da empresaPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ". Esse é o código nacional da atividade econômica principal da empresa.
CEPPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
EndereçoPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
NúmeroPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
ComplementoPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
BairroPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
MunicípioPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
UFPreenchido através da utilização da funcionalidade "Consultar CNPJ".
Tipo de contribuinte do ICMSConsultar essa informação na SEFAZ da UF da empresa. Para entender como fazer isso leia este artigo aqui.
Em algumas UFs é possível preencher este campo através da funcionalidade "Consultar CNPJ".
Inscrição estadual
Idem acima.
Inscrição municipal
Consultar essa informação na prefeitura do município da empresa. Para entender como fazer isso leia este artigo aqui.
Inscrição SUFRAMAConsultar essa informação no site da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Para entender como fazer isso leia este artigo aqui.
TelefoneInformar o telefone principal da empresa.
EmailInformar o email principal da empresa.
Site
Informar o site da empresa.
CRT (Código do regime tributário)Informar o código do regime tributário da empresa. Uma empresa enquadrada no Simples Nacional normalmente tem o CRT "1 - Simples Nacional" e em alguns casos especiais pode ter o CRT "2 - Excesso de sublimite de receita bruta". Um empresa não enquadrada no Simples Nacional tem o CRT "3 - Regime Normal". Para entender como saber se uma empresa está enquadrada no Simples Nacional leia este artigo aqui.
Adicionar logoAdicione o logo da empresa preferencialmente no formato jpg. Esse logo poderá ser utilizado nos layouts dos documentos vinculados a essa empresa como proposta comercial, pedido de venda, pedido de compra, ordem de produção, entre outros.


As demais abas possuem campos específicos que serão esclarecidas em outros artigos no manual do usuário.


Apenas para ilustrar, apresentamos abaixo uma imagem da tela de criação de empresas:


Como editar, excluir e inativar uma empresa no sistema?


A manutenção de empresas no sistema segue o padrão de outras telas do sistema e pode ser feita através dos submenus:

  • Editar
  • Excluir


Empresas com pelo menos 1 registro vinculado não podem ser excluídas, apenas inativadas.


Para inativar uma empresa, basta editar a empresa e desmarcar o campo "Ativo".