Um login frustrado é quando um usuário tenta acessar o sistema mas não consegue por causa de uma das 3 ações abaixo:

  • Limite de usuários simultâneos excedido
  • Senha incorreta
  • Usuário bloqueado após tentativas frustradas de login


Todos os logins frustrados ficam registrados na tela "Logins frustrados".


Os principais campos dessa tela são:

  • Nome do usuário
  • Motivo do login frustrado
  • Data/hora da tentativa de login


Apresentamos abaixo uma imagem dessa tela do sistema:

Como avaliar os logins frustrados por exceder o limite de usuários simultâneos?


Ao decidir implantar o sistema Nomus, sua empresa contrata uma quantidade de acessos simultâneos no sistema.


Por exemplo, suponha que sua empresa tenha contratado 3 acessos simultâneos do sistema, e que em um dado momento, esteja com 3 usuários logados no sistema, e um quarto usuário tenta logar no sistema. 


Ao tentar logar no sistema, esse quarto usuário não conseguirá acessar, e sua tentativa de login frustrada ficará registrada na tela "Logins frustrados" com o motivo Limite de usuários simultâneos excedido.


Para ver todos os logins frustrados por exceder o limite de usuários simultâneos, basta fazer uma pesquisa pelo campo Motivo igual a "Limite de usuários simultâneos excedido" como abaixo:

Como avaliar os logins frustrados por senha incorreta?


Na tela de login do sistema, quando um usuário informa a senha errada, ele não conseguirá acessar o sistema, e sua tentativa de login ficará registrada na tela "Logins frustrados" com o motivo Senha incorreta.


Para ver todos os logins frustrados por senha incorreta, basta fazer uma pesquisa pelo campo Motivo igual a "Senha incorreta" como abaixo:

Como avaliar os logins frustrados porque o usuário foi bloqueado após tentativas frustradas de login?


Como medida de segurança, o sistema Nomus pode ser configurada para bloquear o usuário após 'n' tentativas de login por senha incorreta.


Para entender como essa configuração pode ser feita recomendamos avaliar este artigo aqui.


Por exemplo, você pode configurar o sistema Nomus para bloquear o usuário após 3 tentativas de login por senha incorreta.


Caso o sistema esteja configurado dessa forma, se o usuário informar a senha errada por 3 vezes, terá seu acesso ao sistema bloqueado.


Para ver todos os logins frustrados porque o usuário foi bloqueado após tentativas frustradas de login, basta fazer uma pesquisa pelo campo Motivo igual a "Usuário bloqueado após tentativas frustradas de login", como abaixo: