Como criar um novo usuário no sistema?


Recomendamos cadastrar 1 usuário para cada colaborador que irá acessar o sistema, inclusive para os operadores da fábrica, quando o sistema for utilizado para fazer apontamentos de produção.


Os principais campos para cadastrar um novo usuário no sistema são:

  • Nome
  • Login
  • Email
  • Grupo de usuários


O campo "Login" deve ser preenchido sem espaços, e para evitar esquecimentos, recomendamos que esse campo seja preenchido com o mesmo padrão do email corporativo do usuário. 


Por exemplo, se seu email corporativo é carlosalberto@nomus.com.br, recomendamos que seu login no sistema seja "carlosalberto".


A seleção do "Grupo de usuários" determina as funcionalidades que poderão ser utilizadas pelo usuário ao logar o sistema.


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de criação de um novo usuário, destacando os principais campos que devem ser preenchidos:


Como o sistema define a senha de um novo usuário?

Logo após cadastrar um novo usuário, o sistema define uma senha aleatória para o usuário. 


Na imagem da tela apresentada abaixo, podemos ver um exemplo de uma senha aleatória gerada pelo sistema:

Essa senha gerada aleatoriamente pelo sistema deve ser enviada para cada usuário do sistema, para que cada usuário possa fazer seu primeiro acesso ao sistema, e modificar sua senha.


O que acontece quando o usuário faz seu primeiro login no sistema?


Quando o novo usuário faz seu primeiro login no sistema, ele deve informar a senha gerada aleatoriamente pelo sistema, e será levado para uma tela aonde é obrigado a modificar essa senha, e depois clicar no botão "Alterar senha", conforme tela abaixo:



Após clicar em "Alterar senha", o usuário consegue logar o sistema, sendo direcionado para a tela inicial.


Todas as senhas alteradas pelos usuários são criptografadas e não ficam mais visíveis no campo "Senha" na tela de Usuários.