Esse artigo apresenta algumas funcionalidades interessantes do navegador que podem ser utilizadas no sistema.


Zoom da página


Os navegadores normalmente disponibilizam a funcionalidade de aumentar ou diminuir o zoom em qualquer tela do sistema utilizando o scroll do mouse com a tecla "Ctrl" pressionada.


Essa funcionalidade pode ser usada para adequar o zoom na exibição dos dados na tela de acordo com a sua preferência.


Por exemplo, a tela "Pedidos de venda" tem muitas colunas, e com a aplicação do zoom de "100%", o sistema cria uma barra de rolagem horizontal na tela, impossibilitando a visualização de todas as colunas da tabela sem utilizar a barra de rolagem horizontal.


Ao diminuir o zoom dessa tela é possível enxergar todas as colunas da tabela, eliminando a barra de rolagem horizontal.


A imagem abaixo apresenta a tela "Pedidos de venda" com a redução do zoom para "90%", destacando a caixa aonde o zoom foi redefinido.


Exibição em tela cheia

Outra funcionalidade interessante disponibilizada pelos navegadores é a possibilidade de exibição em tela cheia, que pode ser acessada clicando na tecla "F11".


A utilização dessa funcionalidade é interessante quando você deseja disponibilizar a visualização de algum relatório do sistema em uma televisão.


Por exemplo, o relatório "Monitoramento de recursos no chão de fábrica", apresenta o que está acontecendo em tempo real no chão de fábrica, e pode ser atualizado automaticamente pelo sistema em intervalos regulares, como a cada 30 segundos.


Esse é um exemplo de relatório que fica bem interessante quando disponibilizado em televisão no chão de fábrica e com o sistema configurado para "Tela cheia".

Localização informações na tela


Outra funcionalidade interessante disponibilizada pelos navegadores é a possibilidade de localizar informações na tela, que pode ser acessada clicando nas teclas "Ctrl + F".


A utilização dessa funcionalidade é interessante quando você quer localizar alguma informação em uma tela do sistema, sem utilizar os campos de pesquisa.


Por exemplo, suponha que você está na tela "Edição de grupos de usuários", e deseja localizar a permissão referente à funcionalidade de arquivos anexos do pedido de venda.


Você não sabe exatamente como essa permissão está escrita no sistema, mas sabe que provavelmente ela terá a palavra "anexo".


Nesse caso o ideal é utilizar as teclas "Ctrl + F", digitar "anexo", e ir clicando no botão "Próximo", até localizar a permissão que deseja.


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de grupos de usuários, com o sistema localizando a permissão relacionada à funcionalidade "Arquivos anexos do pedido de venda", através da pesquisa pela palavra "anexo", utilizando as teclas "Ctrl + F".