Na NF-e 4.00 será obrigatório informar os meios de pagamento na geração da NF-e.


Os meios de pagamento possíveis na geração da NF-e serão:

  • 01=Dinheiro
  • 02=Cheque
  • 03=Cartão de Crédito
  • 04=Cartão de Débito
  • 05=Crédito Loja
  • 10=Vale Alimentação
  • 11=Vale Refeição
  • 12=Vale Presente
  • 13=Vale Combustível
  • 15=Boleto Bancário
  • 99=Outros


Para atender essa necessidade, criarmos o cadastro de formas de pagamento no sistema Nomus.


No cadastro de formas de pagamento, deve-se selecionar um "Meio de pagamento para geração da NF-e".


Apresentamos na imagem abaixo a nova tela de cadastro de formas de pagamento:



Atenção, não confundir o novo cadastro de "Formas de pagamento" com o cadastro de "Condições de pagamento" que já existe hoje no sistema.


O cadastro de condições de pagamento continua existindo no sistema Nomus, e nesse cadastro, é possível informar uma forma de pagamento padrão.


Por exemplo, eu posso ter uma condição de pagamento com 3 parcelas de valores iguais, com prazo para 10, 40 e 70 dias, e com a forma de pagamento padrão "Boleto Bancário".


Veja abaixo a imagem da tela de cadastro de condição de pagamento, com o destaque para o novo campo "Forma de pagamento":



Nas telas dos processos de vendas e compras do sistema Nomus, na aba "Condições de pagamento", além de selecionar uma condição de pagamento, agora é preciso selecionar uma "Forma de pagamento".


Além disso, se necessário, é possível personalizar formas de pagamentos diferentes por parcela.


Apresentamos abaixo uma imagem da tela do sistema com a aplicação da forma de pagamento "Boleto Bancário" na tela de documentos de saída:



A coluna "Forma de pagamento" em cada parcela existe para possibilitar a personalização de formas de pagamento diferentes por parcela.


No XML da NF-e o meio de pagamento é apresentado como abaixo:


<pag>
<detPag>
<tPag>15</tPag>
<vPag>1220.00</vPag>
</detPag>
</pag>


E quando temos mais de 1 forma de pagamento na mesma NF-e, o meio de pagamento é apresentado com abaixo na XML da NF-e:


<pag>
<detPag>
<tPag>02</tPag>
<vPag>406.66</vPag>
</detPag>
<detPag>
<tPag>03</tPag>
<vPag>406.67</vPag>
<card>
<tpIntegra>2</tpIntegra>
</card>
</detPag>
<detPag>
<tPag>15</tPag>
<vPag>406.67</vPag>
</detPag>
</pag>


Como preparar minha empresa para atualização de versão?


Para facilitar a migração da sua empresa para NF-e 4.00, o sistema Nomus já vem com uma forma de pagamento pré-cadastrada para cada meio de pagamento permitidos pela NF-e 4.00, conforme abaixo:

  • 01=Dinheiro
  • 02=Cheque
  • 03=Cartão de Crédito
  • 04=Cartão de Débito
  • 05=Crédito Loja
  • 10=Vale Alimentação
  • 11=Vale Refeição
  • 12=Vale Presente
  • 13=Vale Combustível
  • 15=Boleto Bancário
  • 99=Outros


Sugerimos que avalie se há mais alguma forma de pagamento que deverá ser cadastradas no sistema Nomus logo após a atualização de versão do sistema.


Além disso sugerimos avaliar o cadastro de de condições de pagamento, e definir se é possível definir uma forma de pagamento padrão para cada condição de pagamento já cadastrada no sistema.


Recomendamos especial atenção com Cartões de Crédito e Débito.


Se você faz vendas com mais de 1 cartão de crédito e(ou) débito, recomendamos que seja cadastrada uma forma de pagamento no sistema para cada cartão de crédito/débito disponível.


O que fazer no sistema Nomus após a atualização de versão?


Após a atualização de versão do sistema Nomus, cadastre as novas formas de pagamento que serão necessárias, e depois edite todos os documentos de saída e pedidos de venda que ainda não tiveram NF-e gerada, para definir suas formas de pagamento.


Por fim, se necessário, defina uma forma de pagamento padrão para as condições de pagamento cadastradas no sistema.