O reprocessamento de produtos é escriturado nos Registros K260 e K265.


Neste artigo vamos aprender como configurar o sistema para que esses registros sejam escriturados na geração do Bloco K.


Nos próximos artigos vamos apresentar exemplos de escrituração desses registros no sistema.


Produtos


Produto reprocessado


Os produtos reprocessados são escriturados no Registro K260, na saída do estoque do produto a ser reprocessado no início da ordem de reprocessamento, e no retorno ao estoque do produto já reprocessado na conclusão da ordem de reprocessamento.


No cadastro do produto reprocessado, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K260:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> O campo "Pode ser fabricado?" deve estar marcado
>>> O "Tipo de produto SPED Fiscal" geralmente deve estar preenchido como "03 (Produto em processo)" ou "04 (Produto acabado)", entretanto não há nenhuma validação por tipo de produto prevista no manual do Bloco K.
Geralmente a opção selecionada é "Produto semi-acabado" ou "Produto acabado".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Os setores de estoque do produto devem ser selecionados considerando as seguintes questões:
>>> O produto a ser reprocessado é requisitado para ordem de reprocessamento. Na requisição pela produção, geralmente o produto é transferido de um setor de saída "Produto semi-acabado" ou "Expedição" para um setor de entrada "Estoque em processo".
>>> Na conclusão do reprocessamento, o produto reprocessado retorna para o estoque através do reporte da produção. No reporte da produção, geralmente o produto dá entrada no setor "Produto semi-acabado" ou "Expedição".
Logo geralmente os setores de estoque habilitados para o produto que será reprocessado são: "Produto semi-acabado" ou "Expedição"e "Estoque em processo".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto "SA 00003 - Aditivo para concreto granel".


Insumo consumidos no reprocessamento


Os insumos consumidos no reprocessamento são escriturados no Registro K265, na saída do estoque para serem consumidos na ordem de reprocessamento, e no retorno ao estoque quando há devoluções de requisição pela produção na ordem de reprocessamento.


No cadastro do produto correspondente ao insumo consumido no reprocessamento, é importante configurar corretamente os campos destacados na tabela abaixo, para a correta escrituração do K265:


Campo
Como preencher?
Tipo de produto
O tipo de produto selecionado deve estar configurado como:
>>> Tipo de produto SPED Fiscal: 00 (Mercadoria para revenda), 01 (Matéria prima), 02 (Embalagem), 03 (Produto em processo), 04 (Produto acabado), 05 (Subproduto) ou 10 (Outros insumos)
>>> Pode ser incluído em uma lista de materiais? = marcado
Geralmente a opção selecionada é "Matéria prima", "Produto semi-acabado" ou "Subproduto".
Empresa
Produto deve estar habilitado na empresa em que será feita a escrituração do Bloco K.
Setor de estoque
Os setores de estoque do produto devem ser selecionados considerando as seguintes questões:
>>> Os insumos consumidos no reprocessamento são requisitados para ordem de reprocessamento. Na requisição pela produção, geralmente o produto é transferido de um setor de saída "Almoxarifado" ou "Produto semi-acabado" para um setor de entrada "Estoque em processo".
>>> Durante o reprocessamento, os insumos consumidos no reprocessamento podem retornar para o estoque através de devoluções de requisição pela produção. Na devolução da requisição pela produção, geralmente o produto é transferido de um setor de saída "Estoque em processo" para um setor de entrada "Almoxarifado" ou "Produto semi-acabado".
Logo geralmente os setores de estoque habilitados para os insumos utilizados no reprocessamento são: "Almoxarifado" ou "Produto semi-acabado"e "Estoque em processo".


Em nossa base de treinamento podemos considerar como exemplo o produto "MP 00029 - Formol" que é uma das matérias primas utilizadas no reprocessamento do produto "SA 00003 - Aditivo para concreto granel".


Listas de materiais 


A listas de materiais devem ser elaboradas no sistema para os produtos que serão reprocessados e que serão escriturados no Registro K260.


Na lista de materiais do produto a ser reprocessado adicionamos os insumos que serão consumidos no reprocessamento e que serão escriturados no Registro K265.


Atenção, a lista de materiais padrão do produto fabricado pode ser utilizada na geração das ordens de reprocessamento, logo não é obrigatório criar listas de materiais especificas para fazer o reprocessamento de produtos.


Entretanto, se for mais conveniente, também é possível criar listas de materiais específicas para o reprocessamento do produto, incluindo somente os insumos utilizados no reprocessamento.


Como exemplo podemos considerar a lista de materiais do produto "SA 00003 - Aditivo para concreto granel" em nossa base de treinamento.


Neste exemplo, a lista de materiais utilizada para reprocessamento é igual à lista de materiais padrão do produto.



Na tabela a seguir apresentamos de forma objetiva as questões mais importantes relacionadas à utilização da lista de materiais no reprocessamento e escrituração dos Registros K260 e K265.


Essas questões são tratadas em mais detalhes na seção "Registro 0210 - Consumo específico padronizado".


Item
Como preencher?
Perda normal
É possível informar um perda normal para o insumo em percentual ou quantidade.
As recomendações apresentadas para o K230 e K235 são válidas aqui.
Opcional
Esse campo pode ser preenchido se o insumo consumido for opcional.
As recomendações apresentadas para o K230 e K235 são válidas aqui.
Componentes preferenciais vs alternativos
Os componentes preferenciais e alternativos podem ser usados quando se tem a aplicação do conceito de insumos interdependentes.
As recomendações apresentadas para o K230 e K235 são válidas aqui, entretanto as ordens de reprocessamento não são escrituradas no Registro 0210.
Subproduto
Se a ordem de produção gerar algum subproduto, é possível adicionar componentes e marcar o campo "Subproduto", para que se possa registrar reportes de subprodutos na ordem de reprocessamento.
Atenção, reportes de subprodutos não são escriturados no Bloco K.
Co-produto
Atenção, esse campo não deve ser marcado nas ordens de reprocessamento.
Remete componente para industrialização em terceiros
Atenção, esse campo não deve ser marcado nas ordens de reprocessamento.
Recebe componente de terceiros para industrialização sob encomenda
Atenção, não é comum marcar esse campo nas ordens de reprocessamento.
Entretanto, não há nenhuma vedação em marcar esse campo, caso a ordem seja um reprocessamento de um produto fabricado sob encomenda com materiais de terceiros, e vá utilizar um material de propriedade de terceiros sob poder da sua empresa.


Atenção, na lista de materiais do produto a ser reprocessado, não se deve incluir o próprio produto que será reprocessado, só se deve incluir os insumos que serão utilizados no reprocessamento.


Na geração da ordem de reprocessamento, o produto a ser reprocessado será empenhado automaticamente na ordem de produção pelo sistema, para que ele seja requisitado para ordem de reprocessamento.


Tipos de ordem


O cadastro de tipos de ordem tem configurações importantes para a escrituração dos Registros do Bloco K.


Essas configurações foram apresentadas em detalhes neste artigo aqui.


Na tabela a seguir apresentamos como o cadastro de tipos de ordem deve ser configurado para escrituração dos registros K260 e K265 no reprocessamento de produtos:


CampoComo preencher?
NaturezaSelecionar a opção "Reprocessamento".
Desconsiderar ordens com este tipo de ordem na escrituração do Bloco K
Não marcar esse campo.

Tipos de movimentação


Apresentamos os tipos de movimentação que devem ser configurados para escrituração dos Registros K260 e K265 no reprocessamento de produtos.


Reporte da produção


As movimentações de reporte da produção são responsáveis pela escrituração dos produtos reprocessados que retornaram ao estoque no Registro K260.


As devoluções e estornos de reporte da produção são subtraídas dos reportes da produção para cálculo da quantidade efetiva do produto reprocessado que retornou ao estoque, como abaixo:


Quantidade do produto reprocessado que retornou ao estoque escriturada no K260 = (Somatório da quantidade reportada no período de apuração) - (Somatório da quantidade devolvida/estornada nos reportes da produção no período de apuração)


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de reporte da produção, devolução de reporte da produção e estorno de reporte da produção. já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de reprocessamento de produtos já estão prontas.


A única mudança de configuração que pode acontecer no reprocessamento, é habilitar um novo setor de entrada específico no tipo de movimentação de reporte da produção como "Quarentena" ou "Produtos reprocessados".


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Requisição pela produção


As movimentações de requisição pela produção são responsáveis pela escrituração da saída do produto a ser reprocessado no Registro K260, e pela escrituração do consumo e retorno dos insumos utilizados no reprocessamento no Registro K265.


Na escrituração da saída do produto a ser reprocessado, as devoluções/estornos de requisição pela produção são subtraídas das requisições pela produção, para cálculo da quantidade efetiva que saiu do estoque, como abaixo:


Quantidade do produto a ser reprocessado que saiu do estoque escriturada no K260 = (Somatório da quantidade requisitada do produto a ser reprocessado no período de apuração) - (Somatório da quantidade devolvida/estornada nas requisições pela produção do produto a ser reprocessado no período de apuração)


Na escrituração do consumo dos insumos utilizados no reprocessamento, são consideradas apenas as requisições pela produção, como abaixo:


Quantidade consumida dos insumos escriturada no K265 = (Somatório da quantidade requisitada dos insumos consumidos no reprocessamento no período de apuração)


Na escrituração do retorno dos insumos utilizados no reprocessamento, são consideradas apenas as devoluções/estornos de requisições pela produção, como abaixo:


Quantidade retornada dos insumos escriturada no K265 = (Somatório da quantidade de devolução/estorno de requisição pela produção dos insumos consumidos no reprocessamento no período de apuração)


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de requisição pela produção, devolução de requisição pela produção e estorno de requisição pela produção já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de reprocessamento de produtos já estão prontas.


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.


Apropriação pela produção


As movimentações de apropriação pela produção são responsáveis por apropriar os materiais requisitados para a ordem de reprocessamento no momento do reporte da produção.


As devoluções/estornos de apropriação pela produção são responsável por devolver/estornar os materiais requisitados e apropriados para ordem quando a ordem sofre uma devolução/estorno de reporte da produção.


As movimentações de apropriação pela produção, suas devoluções e estornos, não são escrituradas no Bloco K na ordem de reprocessamento.


Atenção

A configuração dos tipos de movimentação de apropriação pela produção, devolução de apropriação pela produção e estorno de apropriação pela produção já foram apresentadas no artigo que tratou como escriturar o K230 e K235 na produção interna.


Logo se você já configurou os tipos de movimentação para escriturar o K230 e K235, as configurações dos tipos de movimentação para o processo de reprocessamento de produtos já estão prontas. 


Cliquei aqui se você quiser lembrar das configurações dos tipos de movimentação que foram feitas no artigo que tratou como escriturar os Registros K230 e K235 na produção interna.